Cruzeiro

CAMPEONATO MINEIRO

Com mais um gol para a conta de artilheiro, Cruzeiro vence Villa Nova e dispara na liderança do Campeonato Mineiro

Rafinha foi o único a balançar a rede na tarde deste sábado, no Mineirão

postado em 17/02/2018 18:28 / atualizado em 17/02/2018 22:50

Alexandre Guzanshe/EM D.A Press
Rafinha vem provando a cada partida de que, sim, poderá brigar pela artilharia do Campeonato Mineiro. Neste sábado, foi dele o gol da vitória sobre o Villa Nova, por 1 a 0, no Mineirão, pela sétima rodada da competição. O lance que originou o tento celeste surgiu de uma bonita troca de passes entre o próprio Rafinha e o volante Henrique e o atacante Fred O camisa 18 ainda teve oportunidade de melhorar a contagem particular nos acréscimos da etapa final, quando apanhou rebote do goleiro Renan em chute de Robinho, porém concluiu para fora.

Mas as chances cruzeirenses não se resumiram aos pés de Rafinha. Houve bola na trave de Manoel, defesas difíceis de Renan em conclusões de Fred e Robinho, e Arrascaeta sem pontaria dentro da grande área. Se tivesse aproveitado essas situações, a Raposa poderia deixar o Mineirão com uma goleada e alegrar ainda mais os quase 32 mil torcedores presentes.

O que conta, porém, é a soma na tabela do Estadual. E nessa circunstância, o Cruzeiro atingiu seu objetivo. Além de ser líder disparado, com 19 pontos – seis de vantagem sobre o América (2º, com 13), que fará clássico com o Atlético (6º, com oito) neste domingo, no Estádio Independência –, o time do técnico Mano Menezes está matematicamente classificado para as quartas de final. 

No próximo sábado, às 16h30, o Cruzeiro jogará novamente no Mineirão, contra o Boa, pela oitava rodada do Mineiro. Será o último jogo antes da estreia na Libertadores, marcada para as 21h30 (de Brasília) do dia 27 de fevereiro (terça-feira), diante do Racing-ARG. O duelo na competição continental acontecerá no estádio El Cilindro, em Avellaneda, na Argentina.


O jogo

O Cruzeiro teve algumas modificações em relação ao time que havia ganhado do Democrata na rodada anterior. O lateral-esquerdo Egídio, o zagueiro Murilo e o volante Ariel Cabral retornaram à equipe nos lugares de Marcelo Hermes, Leo e Robinho. O esquema tático, porém, foi mantido. No habitual 4-2-3-1, o time celeste chegou a ter mais de 65% de posse de bola no primeiro tempo e finalizou 11 vezes contra a meta do Villa Nova, que, por sua vez, não exigiu uma defesa sequer de Fábio.

O bom público que compareceu ao Mineirão comemorou bastante aos 6min, quando Arrascaeta se aproveitou de bate-rebate na grande área e tocou de calcanhar pás as redes. O uruguaio, no entanto, estava em posição de impedimento. Depois desse ataque, o Cruzeiro só foi assustar novamente aos 25min, quando Edilson cobrou falta para a grande área e Manoel cabeceou a bola no travessão.

A dificuldade de infiltração por parte do Cruzeiro tinha uma explicação: o técnico Ito Roque, do Villa Nova, reforçou a marcação no meio-campo, com três volantes, e manteve a defesa em linha, com os laterais avançando pouco. Ou seja, a Raposa precisaria ser cirúrgica na troca de passes para construir um ataque perigoso. E foi isso que aconteceu aos 29min. De pé em pé, Rafinha iniciou a jogada, Fred e Henrique deram sequência aos toques curtos, e novamente Rafinha, de frente para a meta do Leão, chutou no canto direito de Renan: 1 a 0. O camisa 18 segue como artilheiro do Estadual, agora com cinco gols em sete jogos. Já Fred, que antes de começar a competição era candidato a goleador, tentou de cabeça aos 34min, porém foi impedido de balançar a rede pelo goleiro do Villa.

No intervalo, o técnico Mano Menezes fez uma substituição no time: colocou Robinho no lugar de Mancuello. Com isso, Rafinha passou a jogar pelo lado esquerdo. Mal deu tempo de a equipe esquentar na etapa final, e o Villa Nova quase empatou. Num chute colocado do atacante Dudu, com 1min de jogo, Fábio tocou com a ponta dos dedos na bola e fez linda defesa.

Foi só um susto para o Cruzeiro, que logo retomou o controle das ações. Só que a falta de pontaria de seus jogadores de ataque, sobretudo do uruguaio Arrascaeta, impediu um placar mais confortável. O camisa 10 perdeu duas boas chances, aos 7 e 14min. Aos 25min, foi a vez de Robinho desperdiçar oportunidade ao receber de Fred e bater em cima de Renan. No último terço da etapa complementar, Mano Menezes colocou Raniel e Rafael Sobis nas vagas de Fred e Arrascaeta. Nos acréscimos, Rafinha quase fez seu segundo gol: ele acompanhou a bola chutada de fora da área por Robinho e, na sobra, concluiu por cima da meta do Leão.

CRUZEIRO 1X0 VILLA NOVA

CRUZEIRO
Fábio; Edilson, Manoel, Murilo e Egídio; Henrique e Ariel Cabral; Rafinha, Arrascaeta (Rafael Sobis, aos 38min do 2ºT) e Mancuello (Robinho, no intervalo); Fred (Raniel, aos 30min do 2ºT)
Técnico: Mano Menezes

VILLA NOVA
Renan; Marcelo Tchê, Gustavo Eugênio, Rafael e Maninho; Elias Ceará e Paulo Vitor; Pinguim (Nequinha, no intervalo), Otávio (Iury, aos 35min do 2ºT) e Carrara; Dudu (Felipinho, aos 29min do 2ºT)
Técnico: Ito Roque

Gol: Rafinha, aos 29min do 1ºT (CRU)
Cartões amarelos: Mancuello, aos 23min, Fred, aos 33min do 1ºT. Edilson, aos 16min, Robinho, aos 41min do 2ºT (CRU); Gustavo Eugênio, aos 26min do 1ºT. Carrara, aos 36min, Elias Ceará, aos 45min do 2ºT (VIL)
Motivo: sétima rodada do Campeonato Mineiro
Estádio: Mineirão
Data: sábado, 17 de fevereiro de 2018
Árbitro: Felipe Fernandes de Lima
Assistentes: Douglas Almeida Costa e Marcyano da Silva Vicente
Pagantes: 29.677
Presentes: 31.705
Renda: R$ 406.112,00

Tags: Villa Nova interiormg meia gol artilheiro cruzeiro rafinha