Cruzeiro

CRUZEIRO

Mano fala em 'relaxamento', mas exalta organização do líder Cruzeiro: 'Aprendemos uma lição para seguir sonhando'

Equipe garantiu primeira posição no grupo ao vencer o Racing no Mineirão

postado em 23/05/2018 01:15 / atualizado em 23/05/2018 12:35

Juarez Rodrigues/EM/D.A Press

O jogo desta terça-feira poderia muito bem ser uma representação em pouco mais de 90 minutos do que foi a fase de grupos da Copa Libertadores para o Cruzeiro: um misto de altos e baixos. E, assim como o desfecho da chave 5, o resultado no Mineirão foi positivo para o time celeste. A vitória sobre o segundo colocado Racing deu a liderança aos donos da casa, que iniciaram a partida de modo arrasador e souberam suportar a pressão argentina para garantir o 2 a 1.

A oscilação do Cruzeiro na partida e também na fase de grupos da competição foi tema da entrevista coletiva do técnico Mano Menezes. O comandante admitiu que o time ‘relaxou’ após fazer dois gols em apenas dez minutos, mas exaltou a capacidade de os jogadores se manterem organizados mesmo com as ofensivas do Racing.

“Tive a impressão, comentei com os jogadores agora, que talvez esse início de 2 a 0 tão cedo e da maneira como foi nos relaxou um pouquinho. Talvez tenhamos nos iludido com facilidades que não existem na Libertadores e não existem contra um time dessa envergadura, que joga o futebol que está jogando hoje o Racing. Voltamos para o segundo tempo mais organizados, mais bem posicionados em campo. Mesmo com o volume que adversário em determinados momentos teve para buscar o empate, nós sempre tivemos melhor posicionados. A bola que chegou na nossa área sempre nos encontrou mais bem postados defensivamente”, disse o treinador.

Durante a análise pós-jogo, Mano Menezes também falou das oportunidades desperdiçadas pelo Cruzeiro. Arrascaeta e Sassá, por exemplo, tiveram chances claras para ampliar o marcador. Segundo o treinador, os erros cometidos na partida desta terça-feira servem de lição para que o time siga sonhando com o título da Libertadores.

“O outro pecado é que não se pode perder gols tão feitos ou quase feitos como perdemos hoje, porque aí sofremos até o final, até o último minuto num jogo em que, a partir das condições que tivemos e do jeito que ficou aberto, poderíamos ter chegado a quatro ou cinco, pelo menos do nosso lado. De agora para frente, a competição vai mudar. A competição terá um outro tipo de disputa. Serão jogos de 180 minutos, e a cada 180 minutos alguém vai passar. E aprendemos hoje uma boa lição para seguir passando e sonhando com aquilo que podemos sonhar”, avisou.



Recuperação no campeonato

O primeiro turno do Cruzeiro no grupo 5 foi irregular. O time - que encerrou a chave como líder, com 11 pontos - perdeu uma e empatou duas. Dos 7 a 0 sobre La U em diante, porém, o cenário mudou completamente. Foram três vitórias no returno e, com isso, a chance de decidir o confronto das oitavas de final em casa foi assegurada.

“Fizemos uma grande recuperação na competição. Nosso segundo turno é de 100% de aproveitamento, tivemos uma derrota só no primeiro jogo. Sofremos gols só do Racing: quatro na primeira partida e um hoje. Passamos o ‘miolo’ da tabela bem. Agora, podemos, sim, falar para o nosso torcedor que acabou a fase de grupos e que o Cruzeiro não só classificou, como classificou em primeiro”, disse.


Mano Menezes projetou, ainda, a sequência da competição. O Cruzeiro enfrentará um dos oito vice-líderes de grupos na próxima fase. Até esta terça-feira, três segundos colocados já haviam sido definidos: Atlético Tucumán, Boca Juniors e Racing, todos argentinos. Os demais serão conhecidos nestas quarta-feira e quinta-feira.

“Ficamos felizes com o que produzimos na segunda parte da fase de grupos. Sabemos como é difícil a competição. Vamos estar entre os 16. Fizemos nossa obrigação de time campeão da Libertadores, que é passar na fase de grupos. De agora para frente, a competição vai mudar. A competição terá um outro tipo de disputa. Serão jogos de 180 minutos, e a cada 180 minutos alguém vai passar”, completou Mano.

Tags: mano menezes cruzeiro cruzeiroec futnacional libertadores2018