Cruzeiro

CAMPEONATO BRASILEIRO

Bruno Silva decide, Cruzeiro vence Santos e sobe posições no Brasileiro

Raposa se recupera e triunfa na primeira partida da sequência antes da Copa

postado em 27/05/2018 17:56 / atualizado em 27/05/2018 21:32

Bruno Haddad/Cruzeiro
Foi no Pacaembu que o Cruzeiro conquistou sua primeira vitória fora de casa neste Campeonato Brasileiro. Na tarde deste domingo, a equipe celeste encarou o Santos e levou a melhor por 1 a 0, com gol de Bruno Silva na etapa final. 

Foram dois tempos distintos: no primeiro, poucas oportunidades e muitos erros de passe. No segundo, muita emoção e chances perdidas após o gol do Cruzeiro. Foi a primeira derrota do Santos jogando em casa neste Brasileiro. A equipe completou o quarto revés nos últimos cinco jogos nesta temporada, provocando a falta de paciência da torcida na arquibancada: “Ou joga por amor, ou joga por terror”, cantavam os alvinegros.

Com o resultado, o Cruzeiro subiu da 13ª para a 10ª posição. O clube celeste agora é o sétimo colocado, com 10 pontos, começando a cumprir o que a equipe pregou antes da partida: somar muitos pontos antes da parada para a Copa do Mundo. O Santos, por outro lado, ficou no 16º lugar, com seis pontos.

Na próxima quarta-feira, às 21h45, pela oitava rodada, o Cruzeiro receberá o Palmeiras no Mineirão. Já o Santos viaja até Curitiba, onde enfrenta o Atlético-PR na Arena da Baixada, às 21h de quinta.



Cruzeiro é melhor, mas peca nos erros de passe

O técnico Mano Menezes promoveu a volta do lateral-direito Edilson ao time, além de definir Rafael Sobis como substituto de Arrascaeta. A partida era muito disputada no meio de campo, com pouquíssimas oportunidades de gol. De um lado, Gabigol foi o que mais levou perigo, obrigando Fábio a executar uma grande defesa. Do outro, Sobis era o que mais incomodava Vanderlei.

O Santos não tinha muita objetividade, e a defesa se apresentava frágil, sobretudo do lado esquerdo, onde o Cruzeiro apostava o maior número de investidas. Mas foi pelo lado direito que o time azul quase abriu o placar. Rafael Sobis chutou em cima de Vanderlei, e Thiago Neves, no rebote, cabeceou e acertou o zagueiro. Foi o melhor momento do clube celeste até então na partida. O time mineiro seguia no ataque e, aos 32’, foi a vez de Sassá arriscar dentro da área e ver a defesa do Peixe desviar a bola pela linha de fundo.

No momento em que o Cruzeiro era melhor na partida, o Santos construiu sua melhor chance. Aos 35’, Rodrygo lançou Gabigol que saiu cara a cara com Fábio, mas Dedé se recuperou na jogada e atrapalhou o atacante na finalização. Mas o que mais impressionou na primeira etapa foram os erros de passe: 42, sendo 24 da equipe celeste e 18 do Peixe.

Estrela de Mano Menezes brilha em substituições

As equipes iniciaram a segunda etapa sem alterações. Mesmos jogadores, mesma atitude. Assim como no primeiro tempo, a partida reiniciou com o Santos atrás da linha da bola e Cruzeiro propondo o jogo. O time celeste trocava passes para tentar chegar ao gol santista, mas, sem sucesso. O Peixe, então, apenas rondava a área mineira, sem agredir.

Jair Ventura e Mano Menezes passaram a apostar nas substituições. O técnico do Santos deixou o time mais solto ao promover a entrada de Bruno Henrique na vaga do volante Diego Pituca. Pelo lado do Cruzeiro, Edilson, Thiago Neves e Sassá saíram para as entradas de Lucas Romero, Raniel e Bruno Silva. E foi a estrela dos dois últimos que brilharam: após cobrança de escanteio pela direita, Raniel desviou e Bruno Silva, livre, cabeceou para fazer 1 a 0.
Bruno Haddad/Cruzeiro

Após o gol, a partida ficou aberta. Aos 37’, Bruno Henrique errou o alvo em cabeçada na pequena área e esteve próximo de empatar a partida. Dois minutos depois, Sobis recebeu em condições de marcar e perdeu um gol incrível. Desta forma, o Cruzeiro venceu a primeira partida da série de seis jogos antes da pausa para a Copa do Mundo.

SANTOS 0 X 1 CRUZEIRO

Santos
Vanderlei; Daniel Guedes, Gustavo Henrique, David Braz e Dodô; Diego Pituca (Bruno Henrique, aos 23’ do 2ºT), Renato (Léo Cittadini, aos 31' do 2ºT) e Jean Mota; Eduardo Sasha (Yuri Alberto, aos 40' do 2º tempo), Rodrygo e Gabigol.
Técnico: Jair Ventura

Cruzeiro
Fábio; Edilson (Lucas Romero, aos 24’ do 2ºT), Dedé, Leo e Egídio; Henrique, Lucas Silva, Robinho, Thiago Neves (Raniel, aos 18’ do 2ºT) e Rafael Sobis; Sassá (Bruno Silva, aos 27’ do 2ºT).
Técnico: Mano Menezes

Gol: Bruno Silva, aos 30’ do 2ºT (Cruzeiro)

Cartões amarelos: Diego Pituca (Santos); Edilson, Egídio, Henrique e Robinho (Cruzeiro)

Público Presente: 10.670
Público Pagante: 8.504
Renda: R$ 349.730,00

Motivo: 7ª rodada do Campeonato Brasileiro
Local: Pacaembu, em São Paulo
Data e hora: domingo, 27 de maio, às 16h
Árbitro: Paulo Roberto Alves Junior (PR)
Assistentes: Pedro Martinelli Christino (PR) e Luciano Roggenbaum (PR)

Tags: cruzeiroec futnacional santossp seriea pacaembu