Cruzeiro

CRUZEIRO

Reforço do Cruzeiro, Barcos chega a BH e é festejado por multidão: 'Pirata é matador!'

Cerca de 150 torcedores foram recepcionar atacante argentino em aeroporto

postado em 13/07/2018 15:00 / atualizado em 13/07/2018 18:13

Leandro Couri/EM D.A Press
Reforço para o ataque do Cruzeiro, o argentino Hernán Barcos foi bastante festejado por torcedores em sua chegada a Belo Horizonte, nesta sexta-feira. Cerca de 150 cruzeirenses compareceram ao saguão do Aeroporto Internacional Tancredo Neves, em Confins, onde recepcionaram o jogador e cantaram bem alto: "Abra passagem, o terror chegou, o Pirata é matador! (assista ao vídeo acima)". O veterano de 34 anos assinou contrato até 30 de junho de 2019, com opção de prorrogação por mais um ano. Ele será apresentado à imprensa a partir das 9h deste sábado, na Toca II. A imprensa terá acesso ao local às 8h45.


Assim que Barcos passou pela porta de acesso ao saguão, os torcedores tentaram se aproximar do jogador, e a equipe de segurança do Cruzeiro precisou cercá-lo para evitar maiores tumultos. Ainda assim, houve registro de empurra-empurra no local. Os próprios profissionais de imprensa que faziam a cobertura da chegada do atacante a Belo Horizonte tiveram dificuldades para registrar imagens.

Barcos se mostrou muito contente com o assédio, acenou para a multidão e recebeu camisa e boné da torcida organizada Máfia Azul. Em seguida, entrou em um carro que o aguardava do lado de fora do aeroporto e partiu para a Toca da Raposa II, onde iniciará ainda nesta sexta a bateria de exames médicos e testes físicos.

No primeiro semestre de 2018, Barcos disputou 22 jogos pela LDU, marcou 11 gols e contribuiu com oito assistências. Seu último jogo foi em 2 de julho, na vitória por 2 a 1 sobre a Universidad Católica-EQU, pela 20ª rodada do Campeonato Equatoriano. Como vinha treinando normalmente, não deverá sentir dificuldades de adaptação no novo clube. Sua estreia oficial dependerá da regularização do contrato no Boletim Informativo Diário da CBF.
Ainda sem o Pirata, o Cruzeiro terá pela frente o compromisso decisivo diante do Atlético-PR, às 20h de segunda-feira, no Mineirão, pelas oitavas de final da Copa do Brasil. No primeiro jogo, o clube celeste venceu por 2 a 1, na Arena da Baixada, em Curitiba.


Histórico

Com números expressivos na carreira, Hernán Barcos é esperança para solucionar o problema ofensivo do Cruzeiro e suprir as ausências de Fred e Sassá. De acordo com dados disponibilizados no Ogol e na versão em espanhol da Wikipedia, o gringo fez 242 gols em 524 jogos por clubes. Seu melhor aproveitamento é justamente pela LDU, em duas passagens (2010 a 2011 e 2017 a 2018): 156 partidas e 90 gols. No futebol brasileiro, ficou notabilizado por celebrar seus gols ao estilo ‘pirata’, tapando o olho com uma das mãos. Com a camisa do Palmeiras, de 2012 a 2013, foram 31 tentos em 61 jogos. Pelo Grêmio, de 2013 a 2015, marcou 45 vezes em 113 partidas. Na temporada 2014, dividiu com Fred, à época no Fluminense, o prêmio ‘Chuteira de Ouro’ da Revista Placar. Cada um anotara 29 gols.

Vale lembrar que em dezembro de 2017, Barcos foi oferecido ao Cruzeiro por seu irmão e empresário, David Barcos. Além do argentino, o brasileiro Fernandão, do Fenerbahçe-TUR, foi outro atleta da posição sugerido à diretoria celeste. Na ocasião, a cúpula do clube, que buscava uma alternativa diante da negativa do São Paulo em abrir mão de Lucas Pratto, descartou a dupla e contratou Fred, que se desligara do Atlético, por três temporadas. Em 25 de março, o camisa 9 rompeu o ligamento cruzado anterior do joelho direito durante jogo contra o Tupi, pelo Campeonato Mineiro (vitória por 2 a 1), e precisou passar por cirurgia posteriormente.

O Cruzeiro será o 14º clube da carreira de Barcos. Além de LDU, Palmeiras e Grêmio, o argentino passou por Racing-ARG, Guaraní-PAR, Olmedo-EQU, Estrela Vermelha da Sérvia, Huracán-ARG, Shanghai Shenhua-CHN, Shenzhen Ruby-CHN, Tianjin Teda-CHN, Sporting de Portugal e Vélez Sarsfield-ARG. Em 2012, fez quatro partidas pela Seleção Argentina treinada por Alejandro Sabella.

Barcos poderá ser inscrito pelo Cruzeiro na Copa Libertadores, torneio no qual o Flamengo será o adversário das oitavas de final, nos dias 8 e 29 de agosto (quartas-feiras), em Maracanã e Mineirão. Os números 13, 14, 15 e 28 estão vagos em função das saídas de Nonoca (Sport), Judivan (América), Rafael Marques (Sport) e Digão (Fluminense). O argentino tem bom histórico na competição continental: disputou as edições de 2011, 2013 e 2014 e marcou sete gols em 23 jogos. Na Copa Sul-Americana, os números são ainda melhores: 17 gols em 30 partidas (2005, 2010, 2011, 2012, 2017 e 2018).

Tags: Hernán Barcos futnacional interiormg seriea libertadores2018 mercadobola cruzeiro raposa