Cruzeiro

DOAÇÃO DE ÓRGÃOS

Bebê de 11 meses recebe coração de filho de goleiro Elisson, ex-Cruzeiro

Transplante foi realizado nessa sexta-feira, em São José do Rio Preto

postado em 17/11/2018 21:13 / atualizado em 18/11/2018 01:10

(Foto: Instagram/Elissomgoleiro)
O coração de Lucca Guilherme da Silva Rosa, filho do goleiro Elisson, ex-Cruzeiro, seguirá batendo no peito de outra criança. Um bebê de 11 meses recebeu o órgão do menino de 6 anos, que morreu na última quinta-feira, no Hospital Público Regional Prefeito Osvaldo Rezende Franco, em Betim, após sofrer traumatismo cranioencefálico grave em decorrência de um acidente doméstico ocorrido há uma semana. O transplante aconteceu nessa sexta, no Hospital da Criança e Maternidade (HCM) de São José do Rio Preto, no interior de São Paulo.

De acordo com informações do Diário da Região, o bebê Miguel Augusto é natural de Jales, a 148 quilômetros de Rio Preto, e estava internado há 50 dias no hospital. Ele recebia medicamentos intravenosos para estimular as batidas do coração. A criança sofria de miocardiopatia dilatada, doença que faz o órgão crescer e impede o bombeamento adequado de sangue para o corpo. Os próximos dias serão determinantes para que não haja rejeição por parte do organismo de Miguel.

Para que o transplante ocorresse com sucesso, houve uma grande força-tarefa. Quando o hospital recebeu a notícia de que a família de Elisson doaria os órgãos de Lucca Guilherme, o cirurgião-chefe do Serviço de Cardiologia e Cirurgia Cardiovascular Pediátrica do HCM, Ulisses Croti, foi chamado às pressas para realizar o procedimento. Ele abriu mão de passar o feriado prolongado com a família em Londrina, no Paraná, e, num avião fretado, desembarcou em Belo Horizonte. Da capital mineira, o médico entrou no helicóptero do Corpo de Bombeiros e rumou ao Hospital Regional de Betim.

(Foto: Reprodução/Diário da Região)

Era necessário correr contra o tempo, pois o coração, ao ser retirado do corpo, não pode ficar exposto por mais de quatro horas. Por isso, o avião já esperava o cardiologista com as turbinas ligadas no aeroporto. No regresso a São José do Rio Preto, Miguel Augusto enfim foi agraciado com a doação, passou por cirurgia e renovou as esperanças na luta pela vida. Segundo o HCM, as 72 horas pós-transplante são decisivas para avaliar como o paciente reagirá ao novo órgão. O pequeno segue internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) cardiopediátrica, em leito isolado.

O goleiro Elisson, em seu perfil no Instagram, compartilhou o print da notícia publicada pelo portal G1 e transmitiu uma mensagem de homenagem ao filho. “Lucca é um milagre. Filho, você já está salvando vidas”. A família autorizou ainda a doação dos rins, fígado e córneas. Na mesma rede social, o ex-cruzeirense agradeceu todas as manifestações de carinho e pesar pelo falecimento de Lucca (leia a mensagem na íntegra).

Caros amigos, familiares e companheiros de fé. Hoje percebi, ainda mais, o quanto o meu pequeno anjo tocou o coração de todos vocês. Quantas foram as palavras de fé e os abraços de consolo.

Eu só tenho a agradecer tão grande carinho e compaixão, pois foi assim o legado do meu pequenino Luccinha, de amor ao próximo. Amou tanto os seus e até mesmo os nossos. Nós também o amamos tanto, que o Espírito Santo tocou cada um para aceitar a vontade de Deus. A Ele a glória!

Nosso pequeno nunca pertenceu a esta terra, nem a nós, mas sim a Deus, que agora solicitou a sua assistência no céu. De lá, Lucca nos abençoará, pois a missão dele se encerrou apenas aqui neste plano.

Vá em paz, meu filho. Sua luz e amor perdurarão para sempre em nossos corações.

Visualizar esta foto no Instagram.

Lucca è um milagre,filho vc já tá salvando vidas.

Uma publicação compartilhada por Elissomgoleirooficial (@elissomgoleiro) em

Tags: Cruzeiro coração interiormg futnacional Elisson Lucca Miguel Augusto