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Cruzeiro promete ações em marketing e na área comercial para aumentar arrecadação

Presidente do clube tem procurado alternativas para buscar mais investimentos

postado em 11/12/2018 10:05 / atualizado em 11/12/2018 10:32

Jair Amaral/EM/D.A. Press

O presidente do Cruzeiro, Wagner Pires de Sá, disse que tem procurado alternativas para aumentar a arrecadação do clube. A Raposa tem enfrentado problemas financeiros nos últimos anos, aumentando o seu endividamento. O último balanço divulgado, relativo ao ano de 2017, indicou um déficit de R$ 16.844,160,06. A dívida total estaria na casa dos R$ 400 milhões, segundo presidente do Conselho, Zezé Perrella - essa informação não foi divulgada oficialmente pelo clube.

A crise financeira é grave. Em novembro deste ano, o ex-vice-presidente executivo do Cruzeiro, Marco Antônio Lage, divulgou uma carta de despedida e disse que o Cruzeiro precisava superar a "mais grave crise financeira de sua história".

Segundo Wagner, o clube vai atuar com mais intensidade nas áreas comercial e de marketing. “Nós estamos desenvolvendo um esforço muito grande principalmente na nossa área de marketing e comercial para podermos fazer receitas alternativas além do futebol. Esperamos até o fim desse ano ainda dar boas notícias aos cruzeirenses. Não vou adiantar, pois essas negociações inclusive a gente assina cláusulas de confidencialidade. Antes de estar assinado, não vou falar. Mas, com certeza, os cruzeirenses terão boa surpresa”, afirmou Wagner Pires de Sá.

Em relação aos patrocínios, a Raposa conta, atualmente, com os seguintes parceiros: Caixa Econômica Federal, iPlace, Cemil, Orthopride, ABC da Construção, Uber, rede Supermercados BH e Universidade Vale do Rio Verde (UninCor).

Faturamento com premiações


As premiações foram fontes de renda importantes para o Cruzeiro em 2018. O clube faturou cerca de R$ 76,9 milhões brutos. Esse valor não leva em consideração as deduções fiscais.

O principal prêmio veio com o título da Copa do Brasil. Por ter sido campeão, a Raposa recebeu R$ 50 milhões. Nas fases anteriores, acumulou R$ 6,5 milhões (semifinal), R$ 3 milhões (quartas de final) e R$ 2,4 milhões (oitavas de final).

Na Copa Libertadores, foram cerca de R$ 13 milhões. Na fase de grupos, a arrecadação chegou perto dos R$ 7 milhões. Nas eliminatórias, a premiação superou os R$ 6 milhões. O Cruzeiro foi eliminado nas quartas de final para o Boca Juniors.

Como 8º colocado do Campeonato Brasileiro, a Raposa arrecadou mais R$ 2.072.655, 00.

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