Cruzeiro

MERCADO DA BOLA

Na mira do Cruzeiro, Nikão desembarca em BH e deixa futuro nas mãos do Athletico

Jogador de 26 anos falou sobre interesse do Cruzeiro

postado em 02/01/2019 19:05 / atualizado em 02/01/2019 19:36

Matheus Muratori/EM/D. A Press
Depois de passar a lua de mel em Porto de Galinhas-PE com a esposa Izabela, o meia-atacante Nikão desembarcou nesta quarta-feira em Belo Horizonte, onde passará alguns dias de férias antes de sua reapresentação ao Athletico-PR, no dia 14 de janeiro. O jogador de 26 anos interessa ao Cruzeiro, mas deixou seu futuro na mão do clube paranaense, com o qual tem vínculo até 31 de dezembro de 2019.

"O foco de todo jogador é jogar as competições grandes. Sei que fiz um grande ano, então cabe ao meu empresário resolver junto ao clube, junto às pessoas que estão interessadas, se pode acontecer algo. Mas estou tranquilo, coloco tudo nas mãos de Deus, pois sei que, na hora certa, se for da vontade de Deus e do Athletico, tudo vai ocorrer muito bem. Saiu a notícia sobre o interesse (do Cruzeiro), alguns torcedores me mandaram mensagens, mas prefiro não me envolver. Qualquer negociação fica por conta do meu empresário e do Athletico”, disse Nikão ao Superesportes no aeroporto de Confins.

Se não renovar contrato com o Athletico, Nikão já poderá assinar com outro clube a partir de julho visando à temporada 2020. Esse detalhe pode facilitar uma eventual saída nesta janela, já que é o momento de os paranaenses terem algum retorno no atleta.

Oficialmente, o Cruzeiro nega a existência de uma negociação com Nikão e o Athletico. Mas a reportagem ouviu familiares do atleta, que confirmaram a aproximação celeste. Algum jogador do elenco cruzeirense pode ser envolvido numa troca.

O meia-atacante de 25 anos se casou no dia 21 de dezembro, em Montes Claros, sua cidade natal, e a possível transferência para a Toca da Raposa II foi bastante comentada durante a recepção. Em uma rede social, um padrinho de Nikão chegou a confidenciar a amigos a existência de tratativas com o Cruzeiro.

Nikão se destacou na campanha do Furacão na conquista da Copa Sul-Americana de 2018, com quatro gols em 11 partidas. O título inédito garantiu vaga direta na fase de grupos da Copa Libertadores de 2019.

Ao Superesportes, ele exaltou seu ano e o desempenho coletivo do Athletico. “Feliz pela temporada que fiz, por tudo que aconteceu, pela equipe, a gente conseguiu um título internacional. O Athletico foi o único clube do Brasil a conquistar um título internacional em 2018. Então, é muito gratificante pra gente. Importante para a sequência da carreira de cada um que participou”.

Versátil

Nikão é considerado um jogador versátil, que atua tanto centralizado, em função semelhante à de Thiago Neves, quanto pelas beiradas. Uma de suas principais virtudes é o forte chute de pé esquerdo. No Athletico, ele é um dos cobradores de falta. Outra qualidade do meia-atacante é o vigor físico, que lhe dá vantagem nas disputas corpo a corpo contra os defensores adversários. Pelo Furacão, o jogador marcou 21 gols em 176 partidas.

Em entrevista ao Superesportes no dia 27 de dezembro, o vice-presidente de futebol do Cruzeiro, Itair Machado, afirmou que o clube tinha o propósito de contratar um meia polivalente para fazer sombra a Thiago Neves e que também tivesse facilidade de atuar no ataque, pelos lados. “Queremos trazer um meia. Se for um meia que vai na frente, que jogue também no ataque, melhor. Mas, a princípio, queremos um meia para ser reserva do Thiago Neves”.

Formado na base do Mirassol-SP, Nikão já teve passagens pelo futebol mineiro. Entre 2010 e 2014, ele pertenceu ao Atlético, porém não recebeu oportunidades no time principal. O alvinegro o emprestou em seis ocasiões, sendo uma ao América, em 2013. Com a camisa do Coelho, o meio-campista até mostrou qualidade, mas teve a sequência prejudicada em razão comportamento extracampo. Em 38 partidas, marcou seis gols. No fim de 2018, ao comemorar a conquista da Sul-Americana pelo Athletico, Nikão falou abertamente da luta contra o alcoolismo e garantiu estar livre do vício. Da união com Izabela, o jogador é pai de Thiago Vinícius, de 2 anos.

Tags: mercadobola cruzeiroec atleticopr seriea cruzeiro athletico