Cruzeiro

CRUZEIRO

Leo exalta parceria com Dedé e espera sistema defensivo sólido do Cruzeiro em 2019

Zagueiro disse que amizade contribui para boa performance dentro de campo

postado em 08/01/2019 06:30 / atualizado em 14/01/2019 19:25

Alexandre Guzanshe/EM D.A Press
Um dos pilares do Cruzeiro em 2018 foi a parceria entre os zagueiros Dedé e Leo. O primeiro se destacou pelo vigor físico e velocidade, além da elevada estatura de 1,92m. O segundo, de 1,86m, tem como pontos fortes o bom posicionamento e a liderança, sendo em várias ocasiões o capitão da equipe. A sintonia entre os defensores ajudou a Raposa a conquistar na temporada passada o Campeonato Mineiro e a Copa do Brasil. A expectativa é por mais títulos em 2019.

Segundo Leo, o convívio com Dedé além das quatro linhas contribui para a boa performance de ambos. “A gente tem uma relação muito boa de amizade, tanto dentro quanto fora de campo. A gente conversa e se entende bastante, desde quando ele chegou aqui, em 2013. Vamos para o sexto ano de parceria. Esperamos novamente fazer um bom ano juntamente com os outros companheiros de defesa. Queremos evoluir e fazer crescer essa parceria, pois com certeza essa parceria fora interfere dentro de campo, já que conhecemos as características um do outro. Às vezes num olhar você já percebe aquilo que ele vai fazer na jogada e acaba antevendo algumas coisas. É muito importante para o contexto geral do sistema defensivo e do time”.

Recuperado de lesões nos dois joelhos que dificultaram sua sequência no Cruzeiro entre 2015 e 2017, Dedé disputou 45 partidas em 2018 e marcou três gols. O rendimento positivo lhe rendeu convocações para representar a Seleção Brasileira em amistosos, além de o colocar entre os suplentes da lista do técnico Tite na Copa do Mundo. Já Leo foi o segundo jogador de linha mais utilizado: 59 presenças, com um gol anotado.

No geral, o time de Mano Menezes jogou 74 partidas em 2018 e sofreu 59 gols: 34 no Campeonato Brasileiro (38 rodadas), seis na Copa do Brasil (oito jogos), seis no Campeonato Mineiro (16 jogos), nove na Copa Libertadores (10 jogos) e quatro em amistosos (dois jogos). Leo dividiu os méritos com todo o grupo “Tivemos um excelente ano em 2018, um grande histórico no Campeonato Brasileiro, de mais de 20 anos em número baixo de gols (sofridos). Isso mostra essa eficiência. Claro que é todo o sistema defensivo, tem os laterais, os volantes, a equipe inteira trabalhando em prol disso”.

Com relação à posição de zagueiro, o camisa 3 cruzeirense considerou a manutenção da base como primordial para uma defesa sólida em 2019. “Sistema defensivo tem jogadores de qualidade, tem jogadores que já estão no clube há algum tempo, principalmente eu, Dedé, Manoel, Murilo, tem o jovem Cacá subindo. São jogadores que têm totais condições de ser titulares, brigar por vaga e ir em busca de coisas melhores em 2019. Tendo esse equilíbrio e jogadores de boa qualidade defensiva ajuda bastante para que a gente tenha um ano brilhante”.

Há quase uma semana em pré-temporada, o Cruzeiro tem jogo-treino marcado para sábado, às 16h, contra o Coimbra, na Toca da Raposa 2. No teste, Mano Menezes observará formações distintas visando à estreia no Campeonato Mineiro, dia 19 de janeiro (sábado), às 16h30, contra o Guarani, em Divinópolis. 

Tags: futnacional interiormg zagueiro defensor dedé leo cruzeiro