Cruzeiro

CRUZEIRO

A pedido da CBF, Cruzeiro enviará lista de inscritos na Copa Libertadores na próxima segunda-feira

Entidade solicitou aos clubes envio antecipado da relação de atletas

postado em 22/02/2019 17:30 / atualizado em 22/02/2019 19:05

<i>(Foto: Vinnicius Silva/Cruzeiro)</i>
O Cruzeiro enviará a lista de inscritos para a Copa Libertadores até a próxima segunda-feira (25/2), uma semana antes do prazo final estabelecido pela Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol). Segundo o vice-presidente de futebol Itair Machado, a recomendação partiu da Confederação Brasileira de Futebol, que não quer abrir brechas para possíveis equívocos administrativos. A estreia da Raposa no torneio será contra o Huracán, na quinta-feira, dia 7 de março, às 19h (de Brasília). Transmitido exclusivamente pelo Facebook, o duelo válido pela primeira rodada do Grupo B acontecerá no estádio El Palacio, em Buenos Aires, na Argentina.

O regulamento da Copa Libertadores permite que os clubes enviem a inscrição até 72 horas antes da primeira partida. Ou seja, o Cruzeiro poderia disponibilizar a relação de atletas às 19 horas de segunda-feira, 4 de março.

Nos últimos dias, porém, a Conmebol atestou que cinco participantes da Copa Libertadores (entre eles o Atlético) e 16 da Copa Sul-Americana repassaram com atraso a relação de jogadores. Todas as supostas irregularidades seriam avaliadas pelo Tribunal Disciplinar da instituição.

Nessa quinta-feira, a CBF divulgou comunicado garantindo que encaminhou as listas para a Conmebol dentro dos prazos estabelecidos no regulamento. Para a entidade brasileira, um possível erro no COMET, como é chamado o Sistema de Conferência da Conmebol, teria sido o motivo da falha administrativa.

“A CBF informa que as listas de inscrição das equipes brasileiras na Copa Libertadores e Copa Sul-Americana foram recebidas dos clubes, assinadas e encaminhadas à Conmebol dentro dos prazos estabelecidos em regulamento. O que está em apuração junto à Conmebol é um possível erro de autenticação no sistema Comet, durante a realização de uma das etapas de homologação do processo, o que de forma alguma configura irregularidade na inscrição das equipes”.

Ainda de acordo com a CBF, os clubes não correm o risco de serem eliminados dos torneios. O máximo que pode acontecer é a aplicação de multas. “Trata-se de eventual falha administrativa, que, se muito, pode resultar em aplicação de multa. A CBF está investigando as causas dessa possível situação e fornecendo os esclarecimentos necessários aos clubes envolvidos e à entidade sul-americana”.

Tal como o Cruzeiro, os demais brasileiros já garantidos na fase de grupos da Libertadores deverão seguir a orientação da Confederação. Os clubes são Internacional, Flamengo, Palmeiras, Athletico e Grêmio.

Punição

O único clube punido pela Conmebol foi o Barcelona, do Equador, por causa da escalação irregular do volante Sebastián Pérez. A vitória por 2 a 1 sobre o Defensor, no jogo de ida da segunda fase da Libertadores, transformou-se em derrota por 3 a 0. Na partida de volta, a equipe equatoriana não conseguiu inverter o placar, ganhando apenas por 1 a 0.

A Conmebol alegou que o caso de Pérez é distinto porque o jogador ainda estava inscrito na Federação Mexicana de Futebol quando defendeu o Barcelona. O volante atuava pelo Pachuca, do México, antes de se transferir para a agremiação de Guayaquil.

Lista do Cruzeiro

Atualmente, o Cruzeiro tem 31 jogadores em seu elenco, entre eles os recém-promovidos das categorias de base, Michel e Vinícius Popó. Da lista abaixo, o técnico Mano Menezes terá de fazer um corte.

Goleiros

Fábio
Rafael
Vitor Eudes

Laterais-direitos

Edilson
Orejuela

Laterais-esquerdos

Egídio
Dodô
Rafael Santos

Zagueiros

Dedé
Leo
Murilo
Fabrício Bruno
Cacá

Volantes

Lucas Romero
Henrique
Lucas Silva
Ariel Cabral
Jadson
Éderson

Meias

Thiago Neves
Rodriguinho
Rafinha
Marquinhos Gabriel
Robinho
Michel

Atacantes

Fred
Raniel
David
Sassá
Renato Kayzer
Vinícius Popó

Tags: huracán cruzeiro segunda-feira inscrição lista libertadores2019