Cruzeiro

CAMPEONATO MINEIRO

URT e Cruzeiro vão disputar neste domingo o 'Cinturão do Futebol Brasileiro'; entenda

Pesquisa de historiador Michael Serra considera os ganhadores desde a primeira partida oficial do futebol brasileiro, válida pelo Paulista de 1902

postado em 23/02/2019 08:00 / atualizado em 22/02/2019 22:20

<i>(Foto: Juarez Rodrigues/EM D.A Press e Vinnicius Silva/Cruzeiro)</i>
No boxe, um novo campeão só surge depois de derrotar o antigo campeão. Como prêmio, ele ganha o cinturão. E se o futebol tivesse seguido o mesmo caminho do pugilismo desde a primeira partida oficial, disputada em 1902? O trabalho de pesquisa de Michael Serra, historiador do São Paulo Futebol Clube, deu origem a uma página curiosa: o Cinturão do Futebol Brasileiro.

O primeiro jogo por um torneio no país, válido pelo Campeonato Paulista, foi realizado em 3 de maio de 1902. A Associação Atlética Mackenzie College ganhou do Sport Clube Germânia por 2 a 1. Na sequência, mais quatro embates de invencibilidade do Mackenzie: Internacional-SP (1 a 1), Paulistano (2 a 2), Germânia (2 a 0) e São Paulo A.C. (4 a 4).

No dia 4 de outubro de 1902, o Paulistano ganhou do Mackenzie por 3 a 0 e passou a ser o ‘dono’ do Cinturão. Só que no duelo seguinte, o ‘troféu’ foi transferido para o desafiante, o São Paulo A.C., que bateu o então “campeão” por 2 a 1.

Os jogos foram acontecendo. Um time segurava o “cinturão” na medida em que conseguia manter a invencibilidade. Se perdesse o jogo, o adversário herdava o trono. Passaram-se anos, décadas e mais de um século. E não é que URT x Cruzeiro, jogo deste domingo, às 19h, no Zama Maciel, valerá o Cinturão do Futebol Brasileiro? Segundo os cálculos de Michael Serra, o duelo da oitava rodada do Campeonato Mineiro será o 3974º desafio da história.

No site há até mesmo um ranking de campeões. Como desafiante, o Cruzeiro conquistou 16 cinturões. Na condição de defensor, foram 84 êxitos. Em 1969, 1975, 1985, 2002 e 2003, o time estrelado encerrou a temporada como ganhador.

Mas é a União Recreativa dos Trabalhadores quem defenderá a honraria em Patos de Minas. O cinturão foi obtido no dia 14 de fevereiro, na vitória por 3 a 2 sobre o Coritiba, pela primeira fase da Copa do Brasil. No jogo seguinte, mais um bom resultado, dessa vez diante do Tupynambás, também no Zama Maciel: 1 a 0.

O regulamento do Cinturão do Futebol Brasileiro prevê que o título permanece com o atual vencedor em caso de empate. Logo, o Cruzeiro precisará ganhar da URT fora de casa para se tornar o atual campeão no país.

Tags: Cinturão do Futebol Brasileiro interiormg seriea futnacional cruzeiro urt