Cruzeiro

CRUZEIRO

Itair confia no elenco e quer ver o Cruzeiro 'brigar de igual para igual em todas as competições'

Dirigente disse que o time celeste não vai priorizar nenhum torneio, como fez no ano passado

postado em 22/05/2019 06:00 / atualizado em 22/05/2019 08:56

<i>(Foto: Vinnicius Silva/Cruzeiro)</i>

O vice-presidente de futebol do Cruzeiro, Itair Machado, disse que o clube não deve priorizar nenhuma competição, tendo em vista o esforço da diretoria para reforçar o elenco para esta temporada. O dirigente, contudo, destacou que o troféu da Libertadores é um grande sonho.

Embora almeje a competição internacional, Itair explicou que é importante o Cruzeiro fazer uma grande campanha no Campeonato Brasileiro por causa dos direitos de TV. Nesta temporada, a Globo dividiu o montante da seguinte forma: 40% igualitariamente a todos os times; 30% em relação ao número de jogos transmitidos; e 30% de acordo com a posição do clube ao fim da competição.

"Prioridade, não. Não escondemos de ninguém que nosso desejo é a Copa do Brasil. Ou melhor, a Copa Libertadores. Copa do Brasil nós já ganhamos várias e essa aí vai vir naturalmente, acreditamos nisso. A gente tem uma vontade especial pela Libertadores, mas priorizar não. Até por isso a gente qualificou o grupo. Expliquei isso, a divisão do Brasileirão é pela classificação e exibições de jogos. É importante brigar pelo título. Não tem como priorizar. A tendência de ter trazido os reforços foi, justamente, para brigar de igual para igual em todas as competições", frisou Itair.

Para encorpar o grupo de jogadores e vislumbrando uma grande temporada, o Cruzeiro agregou ao elenco de Mano Menezes o lateral-direito Orejuela, o lateral-esquerdo Dodô, o volante Jádson, os meias Rodriguinho e Marquinhos Gabriel e o atacante Pedro Rocha.

Em 2018, o Cruzeiro priorizou os torneios mata-mata por causa do elenco reduzido. O objetivo principal era a Copa Libertadores, mas a Raposa caiu nas quartas de final para o Boca Juniors. Depois, o foco total foi a Copa do Brasil. O time obteve êxito e conquistou seu sexto título (1993, 1996, 2000, 2003, 2017 e 2018). Por causa disso, Mano escalou time mesclado em vários jogos do Campeonato Brasileiro.

O momento celeste é de oscilação. No Campeonato Brasileiro, o Cruzeiro ocupa o 15º posto, com seis pontos em cinco jogos. Já na Copa do Brasil, o clube celeste empatou o primeiro jogo das oitavas de final com o Fluminense, por 1 a 1, no Rio de Janeiro. A partida de volta está marcada para o dia 5 de maio, às 19h15, no Mineirão.

No início da temporada, o Cruzeiro garantiu o título do Campeonato Mineiro. O clube também fez grande primeira fase da Copa Libertadores, terminando na segunda posição geral – o rival nas oitavas de final será o River Plate.

Tags: itair cruzeiroec time competições torneio