Cruzeiro

CRUZEIRO

Pedro Rocha confia em recuperação do Cruzeiro e se diz ansioso para jogos com Atlético e River: 'Valem a temporada'

Atacante projetou, ainda, melhora individual após intertemporada na Toca da Raposa

postado em 23/06/2019 15:49 / atualizado em 23/06/2019 15:52

<i>(Foto: Vinnicius Silva/Cruzeiro)</i>
Pedro Rocha mal havia chegado a Belo Horizonte quando, em 20 de abril, fez a jogada que resultou em um pênalti - convertido por Fred - que garantiu ao Cruzeiro o título mineiro sobre o arquirrival Atlético. Agora, dois meses depois, o atacante de 24 anos terá a oportunidade de ser novamente importante para o time celeste.

Em julho, o Cruzeiro terá pela frente duelos mata-mata contra Atlético e River Plate. Os clássicos estão marcados para 11 e 17 de julho, pelas quartas de final da Copa do Brasil. Nos dias 23 e 30, os compromissos serão contra a equipe argentina, pelas oitavas da Copa Libertadores.

Para Pedro Rocha, essa partidas “valem a temporada” para o Cruzeiro. “Serão quatro grandes jogos que valem toda uma temporada. O clássico é sempre especial e vai movimentar o nosso futebol de forma espetacular. Estou ansioso por estes confrontos. Já a Libertadores é uma competição que gosto muito de jogar. Faremos todo esforço para que o nosso futebol e a tradição desta camisa nos ajudem a avançar”, disse ao Superesportes.

E o atacante tem razão quando diz que os jogos contra Atlético e River “valem a temporada”. Vivo nos principais torneios mata-mata do ano, o Cruzeiro está em situação complicada no Campeonato Brasileiro. Em nove rodadas disputadas, foram apenas oito pontos conquistados - 17 a menos que o líder Palmeiras, números que dificultam a briga por título. O desempenho fazem os comandados do técnico Mano Menezes ocuparem a 18ª posição na tabela, à frente apenas de CSA e do lanterna Avaí.

Em meio a esse momento ruim, Pedro Rocha mostrou confiança na recuperação do Cruzeiro na temporada. “Todas as grandes equipes do Brasil estavam num momento de altos e baixos. Mesmo com este momento de maior dificuldade, conseguimos nos manter nas principais competições da temporada e agora toda preparação será voltada aos ajustes que precisamos para voltarmos ainda mais fortes para os jogos decisivos que temos no segundo semestre”, frisou o atacante, que convocou a torcida para as ‘decisões’ que o time tem pela frente em julho.

“É preciso acreditar. Esforço e determinação de nossa parte não faltarão. Vamos precisar muito de vocês nestes jogos decisivos e tenho certeza que, com o apoio da torcida e nosso estádio lotado, faremos grandes jogos e sairemos com a classificação em ambos”, completou.
 

Preparação

Antes das partidas decisivas do mês de julho, o Cruzeiro terá 16 dias de intertemporada. Além das melhorias no time, o período servirá para Pedro Rocha evoluir fisicamente. Emprestado pelo Spartak Moscou, da Rússia, o atacante foi anunciado como reforço celeste em 2 de abril.

Com poucas oportunidades no Velho Continente, Pedro Rocha, que estava em fim de temporada, chegou a um Cruzeiro que ainda “esquentava os motores” para as principais decisões do ano. Sem tempo para a preparação ideal, o atacante não demorou muito a jogar.

<i>(Foto: Vinnicius Silva/Cruzeiro )</i>

Justamente por isso, ele acredita que a intertemporada será fundamental para alcançar o máximo rendimento físico nas partidas decisivas que estão por vir. “Será muito importante pra mim, que já cheguei de uma outra realidade e que agora terei o privilégio de realizar trabalhos específicos que me deixarão pronto e da forma como eu acredito que poderei contribuir melhor para o grupo”, frisou.

O próprio médico do Cruzeiro, Sérgio Campolina, afirmou ao site oficial do clube que Pedro Rocha receberá atenção especial na intertemporada. “Nós estamos entendendo o Pedro Rocha e suas características, pelo fato dele não ter feito a pré-temporada conosco nós não o ‘conhecíamos’, podemos dizer assim. Os dados que tínhamos dele era do Grêmio, então não servem para embasar, porque querendo ou não, ele ficou um ano e meio na Rússia, e muita coisa aconteceu nesse período. Hoje a gente pode dizer que já o conhece, já conseguimos montar aquilo que é o ideal para ele e imaginamos que com essa parada também, e esse programa que vamos estipular para o jogador será fundamental para um semestre mais animador”, pontuou.

Leia a seguir todas as respostas de Pedro Rocha ao Superesportes


Apesar de ter jogado poucos minutos, você foi importante na conquista do Campeonato Mineiro ao conseguir o pênalti que garantiu ao Cruzeiro o empate no jogo contra o Atlético. Qual foi a importância de ter um começo como aquele no clube?

Fiquei feliz de poder chegar e ajudar o clube a conquistar o título mineiro. Foi importante pra todos nós. Considero que cheguei com o pé direito, mas queremos muito mais ainda nesta temporada e vamos trabalhar forte pra isso.

A sequência, que parecia ser promissora graças ao título do Estadual, acabou dificultada por causa da má campanha no Campeonato Brasileiro. Na sua ótica, por que houve essa queda de rendimento?

Todas as grandes equipes do Brasil estavam num momento de altos e baixos. Conosco não foi diferente, mas sabíamos que só trabalhando focados é que poderíamos mudar a nossa situação. Mesmo com este momento de maior dificuldade, conseguimos nos manter nas principais competições da temporada e agora toda preparação será voltada aos ajustes que precisamos para voltarmos ainda mais fortes para os jogos decisivos que temos pro segundo semestre.

Qual a importância do período de pausa durante a Copa América para a retomada dos bons resultados da equipe?

Foi fundamental para darmos uma relaxada e voltarmos mais descansados para esta intertemporada. Ela será muito importante pra mim que já cheguei de uma outra realidade e que agora terei o privilégio de realizar trabalhos específicos que me deixarão pronto e da forma como eu acredito que poderei contribuir melhor pro grupo.

E as suas expectativas para os mata-matas? Na Copa do Brasil, tem clássico contra o Atlético. Já na Libertadores, na qual você poderá ser inscrito, o Cruzeiro pegará o River Plate. Gostaria que avaliasse esses dois confrontos.

Serão quatro grandes jogos que valem toda uma temporada. Queremos avançar em ambas competições, pois sabemos da importância delas para o clube e para o torcedor. O clássico é sempre especial e vai movimentar o nosso futebol de forma espetacular. Estou ansioso por estes confrontos. Já a Libertadores, é uma competição que gosto muito de jogar e faremos todo esforço para que o nosso futebol e a tradição desta camisa nos ajudem a avançar de fase na competição internacional.

O seu pai anota os seus gols em um caderninho. Até aqui, você marcou dois pelo Cruzeiro. Há uma meta a ser cumprida até o fim da temporada?

Minha meta é o máximo possível (risos). Espero que ele tenha que comprar mais cadernos ainda. No que depender de mim, farei o máximo para que possa marcar, mas, principalmente, me doar em campo para que possamos sair vitoriosos nos confrontos que teremos pela frente no restante de 2019.

Transmita, se possível, uma mensagem ao torcedor cruzeirense que está incomodado com o momento ruim do time em 2019.

É preciso acreditar! Esforço e determinação de nossa parte não faltarão. Vamos precisar muito de vocês nestes jogos decisivos e tenho certeza que, com o apoio da torcida e nosso estádio lotado, faremos grandes jogos e sairemos com a classificação em ambos.

Tags: pedro rocha cruzeiro cruzeiroec