Cruzeiro

CRUZEIRO

Articulador político chama oposição do Cruzeiro de 'fraca', fala em 'jurídico atleticano' e elogia 'gestão do Itair': 'A melhor do Brasil'

Alexandre Comoretto enviou áudio a conselheiros aliados na última semana

postado em 22/07/2019 19:00 / atualizado em 23/07/2019 10:26

<i>(Foto: Ramon Lisboa/EM/D.A Press)</i>
Em áudio enviado a grupo de aliados na última semana, Alexandre Comoretto, principal articulador político da gestão do presidente Wagner Pires de Sá, disparou contra a oposição do Cruzeiro e elogiou Itair Machado, vice-presidente de futebol do clube afastado do cargo. Conhecido como 'Gaúcho', o profissional é remunerado pelo clube para cuidar da bocha, mas também age como homem de confiança do ex-vice de futebol nos ambientes fora do departamento de futebol.

"Foi provado hoje que a melhor gestão do futebol brasileiro é do Itair Machado. (...) O Cruzeiro é bom na gestão esportiva. Não tínhamos dinheiro, Palmeiras e Flamengo tinham 400 milhões. Bota 400 milhões no Itair e vê se ele não traz um time melhor do que o Real Madrid", disse Comoretto na gravação.

Leia, ponto por ponto, o que disse Alexandre Comoretto em áudio enviado ao grupo União (mesmo nome da chapa de Wagner Pires de Sá que venceu a eleição, em 2017) no Whatsapp:

Novo conselho fiscal

Boa noite família união, graças a Deus agora foi passado hoje ou ontem, não me lembro agora não me recordo –, a comissão transitória para o Conselho Fiscal, sem nenhuma ressalva. Tudo foi apurado corretissimamente (sic), como vem acontecendo no Cruzeiro desde a gestão do presidente Wagner. Foi provado hoje que a melhor gestão do futebol brasileiro é do Itair Machado, que fez futebol. Por exemplo o Flamengo, gastou milhões. Palmeiras gastou milhões, e estão fora da Copa do Brasil. Na Libertadores, se eles se classificarem, vamos pegar eles só na final, e estão querendo no nosso colo. 

Contratações de Itair

Cruzeiro trouxe Ajuela (Orejuela, na verdade) melhor lateral do mundo, você vê o cara jogando, é um cara diferenciado. O Itair trouxe o Barcos, fomos campeões da Copa do Brasil do ano passado. Trouxe o Pedro Rocha, que é o melhor atacante do Brasil. O Cebolinha, que está 200 milhões, era reserva do Pedro Rocha. Então, tem tantas contratações que o Itair fez sem dinheiro, cara. O Palmeiras tinha 300 milhões, o Flamengo 400, nós temos essa competência.

Jurídico atleticano

A oposição é atleticana. Acho que nossa oposição é atleticana. Ganhamos o Mineiro do ano passado, ganhamos esse Mineiro e tiramos eles da Copa do Brasil. Nossa oposição é atleticana e os atleticanos, o jurídico atleticano, estão querendo prejudicar o Cruzeiro, não podemos deixar isso não. Tanto é que já temos 120 procurações do nosso Itair Machado, para continuar no futebol. Isso é um fato inédito, sabe o que é? O cara apoiar, acreditar, e dar o direito do cara. Temos isso e acredito que vai ter mais gente. Quero chegar nas 190 procurações, que é possível. Vamos acreditar. Nosso time está na Copa do Brasil, bem classificado, na Libertadores. 

“Real Madrid”

Vamos apoiar. O Cruzeiro é bom na gestão esportiva. Não tínhamos dinheiro, Palmeiras e Flamengo tinham 400 milhões. Bota 400 milhões no Itair e vê se ele não traz um time melhor do que o Real Madrid. Bota 400 milhões que Flamengo e Palmeiras tinham e vê se o Itair não traz o Real Madrid para nós. Ele não teve nada de dinheiro, pelo contrário, só dívida do Gilvan, e fez um time que já passou Flamengo e Palmeiras. Vamos valorizar o nosso povo, gente. Isso é família união. Ganhamos com o Wagner, com o Conselho Fiscal, e não vamos deixar com essa oposição fraca. Boa noite, estamos juntos. 

Ouça, na íntegra, o áudio de Alexandre Comoretto

Influência nos bastidores

Reportagem publicada pelo Superesportes em 4 de junho chamou atenção para a importância de Comoretto na estrutura de poder criada por Itair Machado no Cruzeiro. Um dos diretores da Sede Campestre, Gaúcho trabalha nos bastidores para manter os conselheiros sob controle. No áudio enviado na última semana, ele diz que tem “120 procurações do nosso Itair Machado”, indicando que amplo apoio ao ex-vice de futebol no Conselho Deliberativo.

Episódio polêmico

É Alexandre Comoretto, por exemplo, que aparece ao lado da esposa de Wagner em um dos capítulos recentes da crise administrativa vivida pelo Cruzeiro. Vídeo divulgado no início do mês mostrou que Fernanda São José foi acompanhada pelo funcionário da bocha enquanto pegava documentos na sala do Conselho Deliberativo. Na mesma ocasião, a mulher do presidente discute e demite, em seguida, a secretária da presidência do órgão, Hellen Caroline Carvalhais Rocha.

Caso de polícia

Atualmente, dirigentes do Cruzeiro são investigados pelo Ministério Público e Polícia Civil (PC) por suspeitas de apropriação indébita, lavagem de dinheiro, falsificação de documentos e falsidade ideológica.

No último dia 9, a PC cumpriu mandados de busca e apreensão na sede do Cruzeiro, no Barro Preto; nas casas do presidente do clube, Wagner Pires de Sá, do vice-presidente de futebol, Itair Machado, do diretor-geral, Sérgio Nonato; e nos centros de treinamentos Tocas da Raposa I e II. No dia seguinte, a Justiça determinou, por decisão liminar da 12ª Câmara Cível de Belo Horizonte, o afastamento de Itair Machado das funções de vice-presidente de futebol.

Tags: Itair Machado cruzeiro interiormg seriea futnacional