Cruzeiro

CRUZEIRO

Torcedores marcam protesto contra diretoria do Cruzeiro para domingo, antes de jogo com Grêmio

Manifestação será na portaria do estacionamento do Independência, às 9h30

postado em 06/09/2019 12:03 / atualizado em 06/09/2019 12:14

<i>(Foto: Reprodução)</i>
Eliminação na Copa do Brasildivergências entre jogadores e o técnico Rogério Ceni, farpas entre o presidente do Conselho Deliberativo, Zezé Perrella, e o presidente Wagner Pires de Sá. O insucesso do Cruzeiro em campo reaqueceu os bastidores do clube e fez também a torcida se mexer. No domingo, antes da partida contra o Grêmio, pelo Campeonato Brasileiro, um grupo de torcedores promoverá um protesto contra a atual diretoria na portaria da Rua Pitangui que dá acesso ao estacionamento do Independência.


“Torcedor, contamos com sua presença. O Cruzeiro precisa de você, não podemos deixar com que essa diretoria continue à frente do clube. Somente nós conseguiremos tirar Itair e companhia. Venha e traga cartazes e faixas. Seremos ouvidos. O torcedor não será feito de palhaço. Iremos exigir a renúncia custe o que custar”, diz uma das imagens de divulgação do protesto que circula em grupos de Whatsapp.

O movimento pediu a divulgação da hashtag #ForaDiretoriaCEC e conseguiu ocupar a quarta posição entre os assuntos mais comentados no Brasil no microblog Twitter.

Em outra imagem de chamada do protesto aparecem as fotos do presidente Wagner Pires de Sá, do vice-presidente de futebol Itair Machado e do diretor-geral Sérgio Nonato.

<i>(Foto: Reprodução)</i>


Os três são alvos de investigação da Polícia Civil por suspeitas de falsidade ideológica, falsificação de documentos e lavagem de dinheiro. O Ministério Público de Minas Gerais também analisa documentos do clube.


Também houve diligências na casa do empresário Cristiano Richard dos Santos Machado, envolvido em negociações com a diretoria celeste, e no galpão da Máfia Azul, torcida organizada ligada ao clube. Houve apreensão de documentos e computadores.

Um dia depois, em 10 de julho, Itair Machado foi afastado do cargo de vice-presidente de futebol do Cruzeiro. A Justiça acatou pedido feito por um grupo de conselheiros e associados baseado em condenações trabalhistas, previdenciárias e criminais contra o vice de futebol, que ferem a Lei Pelé e também o Estatuto do Cruzeiro.

Apesar do afastamento, Itair foi novamente nomeado pelo presidente Wagner Pires de Sá. Desta vez, o mandatário indicou seu homem de confiança para ocupar o cargo de ‘assessor esportivo da presidência’. Na última quarta-feira, porém, o TJMG, em decisão colegiada, resolveu por liberar Itair para voltar ao posto de vice de futebol. 

<i>(Foto: Reprodução)</i>

Farpas entre Perrella e Wagner

Nessa quinta-feira, em entrevista ao portal Globoesporte.com, o presidente do Conselho Deliberativo, Zezé Perrella, disparou contra Wagne, Itair e Sérgio Nonato.

Ele afirmou que Pires de Sá é uma espécie de “rainha da Inglaterra”, que “não é respeitado por ninguém” e que quem toma as decisões do clube, na verdade, é Itair.

“Eles estão acabando com o Cruzeiro. São irresponsáveis. E o Wagner é uma ‘rainha da Inglaterra’. O presidente do Cruzeiro chama-se Itair Machado. O Wagner não manda nada, não é respeitado por ninguém lá dentro", detonou Perrella.

Perrella também comentou a participação de Sérgio Nonato na gestão de Wagner. Ele garantiu que o diretor-geral do Cruzeiro (essa é a função de acordo com o site oficial do Cruzeiro) segue no organograma do clube e “ganha mais do que o presidente da Petrobras”.

Estrutura de poder

Em junho, o Superesportes publicou a estrutura de poder do Cruzeiro, explicando por que Itair Machado tem mais influência na gestão do que o próprio presidente Wagner Pires de Sá.

A reportagem montou o organograma da Raposa sob a influência do vice-presidente de futebol. Naquela ocasião, Itair tinha sob sua tutela pelo menos 27 profissionais com cargos diretivos ou relevantes nos departamentos de futebol, marketing, comercial, futebol de base e nas sedes sociais. Alguns deixaram seus postos, mas a maioria segue no Cruzeiro.

Desgaste entre jogadores e Ceni

Se a crise institucional se instalou há tempos, a eliminação para o Internacional na Copa do Brasil provocou desgaste entre jogadores e o técnico Rogério Ceni. O lateral-direito Edilson, por exemplo, ficou no banco por causa de uma entrevista ao Globoesporte.com na qual dizia estar sem ritmo pela falta de chances com o novo técnico. Já o meia Thiago Neves fez críticas públicas a Ceni pelas mudanças feitas no time no revés por 3 a 0 para o Internacional, no Beira-Rio.

Tags: torcedores protesto cruzeiro wagner itair serginho seriea copadobrasil