Cruzeiro

CRUZEIRO

Retrospecto recente do Cruzeiro contra Flamengo tem título, classificação e derrotas seguidas

Equipes farão 97º duelo no sábado, às 17h, no Mineirão, pelo Brasileiro

postado em 18/09/2019 06:00 / atualizado em 17/09/2019 21:49

<i>(Foto: Ramon Lisboa/EM/D.A Press)</i>
Cruzeiro e Flamengo farão o 97º duelo no sábado, às 17h, no Mineirão, pela 20ª rodada do Campeonato Brasileiro. O retrospecto geral aponta equilíbrio absoluto. São 35 vitórias para cada lado e 26 empates. O rubro-negro contabilizou mais gols: 116 a 108.

Nos embates recentes, cabe a discussão para saber de quem é a vantagem. Estatisticamente, o Fla levou a melhor em oito dos 12 últimos jogos. Entretanto, o Cruzeiro conquistou em cima dos cariocas a Copa do Brasil de 2017 e uma classificação na Copa Libertadores de 2018.

O caneco da Copa do Brasil foi levantado com vitória nos pênaltis por 5 a 3, no Mineirão, depois de 0 a 0 no tempo normal. Na partida de ida, no Maracanã, as equipes empataram por 1 a 1 - gols de Lucas Paquetá, para o rubro-negro, e Arrascaeta, a favor da equipe celeste.

Já na Libertadores de 2018, o Cruzeiro assegurou vaga nas quartas de final graças à única vitória sobre o Flamengo em 12 duelos recentes: 2 a 0, no Maracanã, pela ida das oitavas. Na volta, o triunfo flamenguista por 1 a 0, no Mineirão, não foi suficiente para a virada.

<i>(Foto: Ramon Lisboa/EM/D. A Press)</i>


Depois do mata-mata continental, o Cruzeiro perdeu dois jogos consecutivos para o Flamengo. No returno do Brasileiro de 2018, Everton Ribeiro brilhou ao marcar dois belos gols no Mineirão: 2 a 0. Já na abertura da edição de 2019, Bruno Henrique (2) e Gabriel anotaram os tentos do Urubu, que bateu a Raposa de virada por 3 a 1.

O jogo de sábado colocará duas equipes com campanhas opostas. O Flamengo é líder isolado do Brasileiro, com 42 pontos, e dono do melhor ataque, com 42 gols. O Cruzeiro se encontra na zona de rebaixamento, em 17º, com 18 pontos, e só balançou a rede 16 vezes.

Por causa do mau momento cruzeirense, o volante Henrique se apega aos êxitos do passado para ajudar o grupo a recuperar a confiança e se afastar do Z4 da Série A.

“Em todos os momentos o Cruzeiro sempre fez bons jogos contra o Flamengo, pois são duas grandes equipes. E nesse momento, temos de tirar forças de tudo e olhar o que for necessário para trazer confiança, alegria e se encher de ânimo”.

<i>(Foto: Alexandre Guzanshe/EM/D. A Press)</i>


A última vitória do Cruzeiro sobre o Flamengo no Mineirão aconteceu há mais de três anos. Em 3 de junho de 2015, o zagueiro Manoel, atualmente no Corinthians, fez o único gol do jogo, de cabeça, aos 32 minutos do segundo tempo. À época, o técnico Vanderlei Luxemburgo havia acabado de assumir o time após a diretoria demitir Marcelo Oliveira.


Tags: cruzeiro cruzeiroec flamengo flamengorj seriea brasileiro