Cruzeiro

SOLIDARIEDADE

Depois de ganhar moto nova de concessionária, gari repassará doação de Thiago Neves a instituição de caridade

Renato teve motocicleta furtada enquanto trabalhava e ganhou novo veículo de concessionária

postado em 18/09/2019 17:40 / atualizado em 18/09/2019 18:47

Emoção, tristeza, revolta, expectativa e um final feliz. Poderia ser a narrativa de uma partida de futebol. Mas foi a descrição da semana do gari Renato Sá de Souza, de 36 anos. Após ter sua moto furtada enquanto trabalhava, ele foi presenteado nesta quarta com um veículo zero km.

Renato publicou um pedido de ajuda no Facebook (assista acima) e a mensagem chegou até Thiago Neves, meia do Cruzeiro, que se propôs a auxiliar o gari. Porém, antes mesmo de o jogador realizar algum ato concreto, o profissional de limpeza urbana recebeu um veículo novo doado por uma concessionária. Diante da situação, TN 10 teve a ideia de fazer uma doação para uma instituição de caridade.

Furto da ‘Pretinha’


Nessa terça-feira, Renato deixou sua motocicleta estacionada nas imediações da avenida Cristiano Machado enquanto trabalhava. Ao retornar, percebeu que a ‘Pretinha’, companheira de quase 13 anos, havia sido furtada.

“Eu chamo de Pretinha. Ou chamava, porque agora não tenho ela mais. Está me fazendo muita falta. É uma moto 2007, mas está muito nova, porque eu cuido muito bem. Eu tinha lavado ela no domingo. Passei brilho nas rodas. Ficou igual um espelho”.

Desesperado por ter perdido seu único meio de transporte – usado principalmente para ir para o trabalho – Renato postou um vídeo no Facebook, pedindo ajuda para recuperar o veículo.

“Sou gari, trabalho o dia inteiro debaixo do sol. Deixei minha motinho aqui junto com a dos colegas O sol ardendo do jeito que está. Vim buscar minha moto e ela não está aqui. Roubaram minha moto. (...) Sou gari. Olha como estou suado, trabalhei o dia inteiro. Você não sabe como é difícil. Minha motinho simples, humilde”, desabafou Renato.

O apelo do trabalhador chegou até Thiago Neves e à empresa Orange, dona de um grupo de concessionárias de motocicletas em Belo Horizonte. A representante de diversas marcas de motos resolveu ajudar Renato. A nova ‘motoca’, com seguro pago por um ano, será entregue a Renato no sábado.

<i>(Foto: Reprodução/Facebook)</i>

O gari revelou que não esperava que seu pedido de ajuda tivesse tanta repercussão. “Fiz o vídeo no impulso. Assim que acabei de ligar para a polícia, vi que já era minha moto. Aí peguei o telefone e pus para gravar. Foi no desespero. Na hora do aperto, da angústia, posso ter até falado um pouquinho a mais, mas foi no desespero”.

Diante da situação, Thiago Neves propôs a Renato que fosse feita uma doação – em nome do gari – a alguma instituição de caridade de Belo Horizonte, o que foi prontamente aceito pelo motociclista.

“Quando o Fred, segurança do Thiago Neves, me ligou, eu fui verdadeiro. Falei que a Yamaha ia me presentear com uma moto nova. Ele perguntou se eu autorizava doar o valor que ele iria doar para mim, para uma casa de caridade em meu nome. E eu aceitei. Claro que eu aceitei. Do mesmo jeito que eu preciso, tem muita gente que também precisa. Agradeço de coração à bondade dele”, disse.

Renato e Thiago ainda não definiram qual será a instituição de caridade que será beneficiada.

Solidariedade


Renato demonstrou enorme riqueza de espírito e grande altruísmo ao aceitar que o dinheiro oferecido por Thiago Neves fosse doado em seu nome para uma instituição de caridade. Principalmente porque está juntando dinheiro para reformar a casa, e uma ajuda financeira viria a calhar.

“Estou feliz demais, mesmo passando dificuldades na vida. Minha casa quando chove é cheia de goteiras. Estou custando a arrumar um dinheiro para poder consertar minha casa. Mesmo assim não choro, não culpo ninguém, não roubo ninguém. Estou feliz demais por ganhar uma moto nova. Eu ia ficar sem nada”.

A casa em que Renato disse que precisa de reformas fica no bairro Paulo VI, região Nordeste da capital. É onde vive com a esposa Isabel Cristina, os filhos Adrian Henrique (12 anos), Renato Gabriel (7) e a enteada Yasmin Alice (15). 

Renato é torcedor do Atlético, mas antes mesmo de receber a oferta de ajuda de TN10, já tinha uma boa imagem do meia estrelado. “Queria ele no meu time. O cara joga demais.”

Questionado pela reportagem o que faria com uma camisa celeste, eventualmente doada pelo jogador, o atleticano Renato disse que a peça já teria destinatário certo na sua casa. “Ia presentear minha esposa”.

Tags: Thiago Neves gari doação cruzeiro