Cruzeiro

CRUZEIRO

Cruzeiro oficializa troca de técnico: Adilson Batista assume no lugar de Abel Braga

Treinador volta ao clube após nove anos para tentar evitar rebaixamento à Série B

postado em 29/11/2019 11:10 / atualizado em 29/11/2019 12:19

(Foto: Jackson Romanelli/EM/D.A Press)
Adilson Batista está de volta ao Cruzeiro. Na manhã desta sexta-feira, o clube oficializou o paranaense de 51 anos como substituto de Abel Braga, demitido após a derrota por 1 a 0 para o CSA, nessa quinta, no Mineirão, pela 35ª rodada do Campeonato Brasileiro. A três partidas do fim da competição, Adilson chega com a missão de tentar evitar um inédito rebaixamento da equipe celeste à Série B.

O novo treinador dirigirá o primeiro treino na Toca da Raposa II já nesta sexta-feira, a partir das 16h. A tendência é que ele promova mudanças na equipe para a reta final da Série A.

Segundo o gestor do futebol e presidente do Conselho Deliberativo, Zezé Perrella, a intenção com a mudança de comando é causar um choque que possa salvar o clube do rebaixamento. 

"Todos vocês sabem a relação minha de amizade com Adilson, tenho absoluta confiança nele, nesse momento que ele precisa também dar a volta por cima. Vejam como são as coisas. Quando o Ceará mandou ele embora, comentei com meus amigos, ‘como tem coragem de mandar treinador embora faltando quatro rodadas’. Acabei fazendo o mesmo. A chance de Adilson dar a volta por cima é classificando o Cruzeiro, é um desafio grande. Nem, combinei salário com ele. Disse ‘venha, vamos tirar o Cruzeiro dessa, e depois a gente conversa’. Se conseguir sair ou não, a gente conversa sobre o que vai acontecer com você (Adilson) ano que vem. É um sacrifício. Espero que a gente possa causar um choque", disse.

Abel Braga fez um pronunciamento ao lado de Zezé Perrella e lamentou não ter conseguido fazer o Cruzeiro reagir. "Lamento ter sido (uma passagem de) apenas dois meses e não ter conseguido uma coisa que estava muito convicto que iria conseguir. O Cruzeiro tem um ambiente excepcional, jogadores que tentaram dar o seu máximo, todos têm, mas eu, a nível de equipe, de resultado, me sinto mais responsável em não conseguir. O período foi muito curto, gostaria que fosse mais longo, mas esse é o mundo do futebol. Queira Deus que o novo treinador tenha mais força para dar o choque, que, nesse momento, eu não estou conseguindo”.

Quarto treinador no ano

Adilson Batista será o quarto treinador do Cruzeiro em 2019. Depois da saída de Mano Menezes, em agosto, o clube apostou em Rogério Ceni, que ficou menos de dois meses no cargo. Em seguida veio Abel Braga. Contratado em setembro, o experiente técnico não conseguiu tirar a equipe da parte inferior da tabela do Brasileiro, conquistando apenas três vitórias em 14 jogos, além de três derrotas e oito empates - aproveitamento de 40,7%.

Esta será a segunda passagem de Adilson Batista pelo Cruzeiro como treinador. Entre 2008 e 2010, ele foi bicampeão mineiro (2008/2009) e vice da Copa Libertadores (2009). Em 169 partidas, ganhou 97, empatou 34 e perdeu 39, com 324 gols marcados e 193 sofridos. Como jogador, vestiu a camisa azul entre 1989 e 1993. No período como zagueiro, sagrou-se campeão mineiro de 1990 e 1992 e das Supercopas de 1991 e 1992.

Na reta final do Campeonato Brasileiro, o Cruzeiro terá pela frente Vasco da Gama (São Januário), Grêmio (Arena do Grêmio) e Palmeiras (Mineirão).  A derrota para o CSA manteve o time mineiro na zona do rebaixamento, na 17ª colocação, com 36 pontos.  O principal concorrente na luta contra a queda é o Ceará, 16º, com 37 pontos. Curiosamente, o Vozão foi o clube que demitiu Adilson Batista na quarta-feira, logo após a goleada por 4 a 1 sofrida para o Flamengo, no Maracanã.

A reestreia de Adilson no comando do Cruzeiro será na segunda-feira (dia 2/12), às 20h, no Rio de Janeiro, contra o Vasco, atual 12º colocado, com 44 pontos.



Tags: cruzeiro técnico adilson treinador abel seriea cearace mercadobola