Cruzeiro

CRUZEIRO

Cruzeiro contrata Ricardo Drubscky para cargo de diretor de futebol de base

Profissional encerrou a carreira de técnico para se tornar gestor esportivo

postado em 26/12/2019 15:40 / atualizado em 26/12/2019 18:23

(Foto: Alexandre Guzanshe/EM D.A Press)
Após demitir Amarildo Ribeiro, homem de confiança do ex-vice-presidente de futebol Itair Machado, o Cruzeiro contratou Ricardo Drubscky, de 59 anos, para o cargo de diretor de base. A informação divulgada nesta quinta-feira pelo site Deus Me Dibre foi confirmada pelo Superesportes.

Procurada pela reportagem por volta de meio-dia, a assessoria de comunicação da Raposa admitiu que Ricardo Drubscky era o favorito para assumir a função. No início da noite, o novo responsável pela base celeste teve a contratação oficializada.

Em 2019, Ricardo foi técnico do Tombense, que ficou em sétimo lugar no Grupo B da Série C, com 23 pontos. Foram seis vitórias, cinco empates e sete derrotas em 18 rodadas. Em agosto, após a participação do ex-clube na terceira divisão nacional, ele encerrou a carreira à beira de campo para se dedicar exclusivamente à gestão esportiva.

O trabalho recente de Drubscky como diretor de futebol foi no América, entre janeiro de 2017 e dezembro de 2018. Nesse período, o Coelho conquistou o título da Série B do Campeonato Brasileiro, em 2017, com 73 pontos em 38 rodadas. Favorito à taça, o Internacional alcançou o segundo lugar, com 71 pontos.

Currículo no Cruzeiro


Graduado em Educação Física pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em 1987, Sebastião Ricardo Drubscky de Campos iniciou sua trajetória esportiva justamente no Cruzeiro, em 1988. A partir dali, foram várias idas e voltas à Toca da Raposa.

De 2000 a 2001, Drubscky foi diretor de futebol e fez parte da gestão que ganhou a Copa do Brasil e a Copa Sul-Minas. Em 2008, trabalhou como coordenador técnico. Já na base, exerceu as funções de técnico (2005 a 2006) e gerente (2001; 2006 a 2008).

Ricardo Drubscky é autor da obra Universo Tático do Futebol, descrita por ele como “um livro técnico que aborda as virtudes e os defeitos da maior fonte de talentos do futebol mundial, sugerindo a qualificação da escola do jogo brasileiro que pode ser, além de criativo e ofensivo, organizado e de resultados”.

Tags: técnico Cruzeiro treinador serieb interiormg futnacional Ricardo Drubscky mercadobola