Cruzeiro

COPA DO BRASIL

Cruzeiro dá vexame no Mineirão, perde para o CRB e fica em situação crítica na Copa do Brasil

Léo Gamalho marcou os dois gols da vitória alagoana em Belo Horizonte

postado em 11/03/2020 23:26 / atualizado em 12/03/2020 17:45

(Foto: Alexandre Guzanshe/EM D.A Press)
Com atuação bastante apática, o Cruzeiro deu vexame no Mineirão e perdeu para o CRB por 2 a 0, nesta quarta-feira, pelo jogo de ida da terceira fase da Copa do Brasil. Os dois gols foram marcados pelo experiente atacante Léo Gamalho, de 34 anos. No primeiro tempo, aos 16 minutos, ele se posicionou entre Arthur e João Lucas e cabeceou a bola levantada por Erik Nascimento. Na etapa final, aos 13’, antecipou-se a Rafael Santos e finalizou de pé direito após grande jogada de Dudu em cima do sistema defensivo celeste. O placar foi histórico para os alagoanos, que venceram a Raposa pela primeira vez na história.

Insatisfeitos, os torcedores cruzeirenses vaiaram principalmente João Lucas, Edilson e Filipe Machado. As cobranças transmitiram um sentimento de grande preocupação em relação a uma equipe que não apresentou bom futebol no terceiro mês de temporada. O resultado em Belo Horizonte também expôs a necessidade de ajustes em curto prazo no elenco, pois o CRB, que se dedicou a uma proposta de jogo reativa e fez os gols com facilidade, será um dos 19 rivais na Série B.

Para avançar à quarta fase da Copa do Brasil, o Cruzeiro precisará ganhar por três gols de diferença na próxima quarta-feira (18 de março), às 21h30, no Estádio Rei Pelé, em Maceió. Se vencer por dois tentos, levará o confronto para os pênaltis. A equipe classificada receberá R$ 2 milhões em premiação e conhecerá o adversário por meio de sorteio a ser realizado pela Confederação Brasileira de Futebol.

Pressionado por ainda não dar aos jogadores o entrosamento ideal e consequentemente colecionar maus resultados, Adilson Batista tentará reconduzir a equipe ao G4 do Campeonato Mineiro, às 16h de domingo, contra o Coimbra, no Independência. O Cruzeiro é o quinto colocado no estadual, com 14 pontos em oito rodadas (quatro vitórias, dois empates e duas derrotas).

O jogo


O técnico Adilson Batista apostou em formação com dois centroavantes no Cruzeiro. Aos 2 minutos, a parceria entre Marcelo Moreno e Thiago resultou em lance perigoso. O boliviano tabelou com o camisa 18 e bateu rasteiro à direita do goleiro Victor Souza. Foi só. A partir dali, o time celeste se desligou, acertando apenas passes laterais de curta distância. Quando alongava a bola ou tentava alguma tabela, o adversário anulava sem dificuldades.

Já o CRB tinha espaços para atacar graças ao mau posicionamento da marcação cruzeirense. Aos 16 minutos, Claudinei protegeu a bola, girou em cima de Everton Felipe e acionou Lucas Mendes, que cruzou na segunda trave. Cacá fez o corte parcial, mas a redonda ficou em posse dos alagoanos. No lado esquerdo, Erik Nascimento ergueu a cabeça, viu Leo Gamalho na pequena área e lançou. Entre o zagueiro Arthur e o lateral-esquerdo João Lucas, o camisa 9 para o fundo da rede: 1 a 0.

(Foto: Alexandre Guzanshe/EM D.A Press)

Na sequência, o Cruzeiro teve mais de 60% de posse de bola, mas com um domínio improdutivo, estéril, enganoso. Os torcedores, claro, se irritavam a cada chute errado de Filipe Machado ou pelas sucessivas ocasiões em que Everton Felipe era desarmado. Todavia, ninguém foi tão criticado quanto João Lucas, vaiado sempre que encostava na bola. Tamanha a pressão em cima do camisa 6, Adilson Batista colocou Rafael Santos no intervalo, além de chamar o meia Robinho.

Com as mudanças, o Cruzeiro melhorou ligeiramente no princípio do segundo tempo. Aos 8’, Rafael Santos inverteu a bola da esquerda para a direita, e Marcelo Moreno bateu de primeira para boa defesa de Victor Souza. Aos 10’, foi a vez de Jadsom finalizar: ele desarmou Luidy, esticou a bola e arriscou da entrada da área, por cima da meta.

As esperanças dos cruzeirenses em ver a equipe empatar foram por água abaixo aos 13 minutos. Com muita facilidade, Carlos Jatobá conduziu a bola até a grande área e entregou na esquerda para Dudu, que driblou Filipe Machado e Cacá e cruzou rasteiro. Léo Gamalho se antecipou a Rafael Santos e tocou de pé direito no ângulo de Fábio: 2 a 0.

No desespero, Adilson Batista adiantou o Cruzeiro com Welinton no lugar de Edilson. O time, porém, desorganizou-se ainda mais, ficando exposto a contragolpes do CRB, que só não transformou o resultado em goleada porque falhou na definição. Na chance mais clara, aos 43min, Luidy foi acionado nas costas de Rafael Santos e Cacá, entrou sozinho na grande área e finalizou rasteiro. Bem posicionado, Fábio caiu no canto direito e evitou que o vexame azul fosse ainda pior.

CRUZEIRO 0X2 CRB


CRUZEIRO
Fábio; Edilson (Welinton, aos 23min do 2ºT), Cacá, Arthur e João Lucas (Rafael Santos, no intervalo); Filipe Machado, Jadsom, Maurício e Everton Felipe (Robinho, no intervalo); Thiago e Marcelo Moreno
Técnico: Adilson Batista

CRB
Victor Souza; Lucas Mendes (Thalisson, aos 35min do 2ºT), Gum, Ewerton Páscoa e Igor; Claudinei e Carlos Jatobá; Luidy (Léo Príncipe, aos 46min do 2ºT), Rafael Longuine (Dudu, aos 44min do 1ºT) e Erik Nascimento; Léo Gamalho
Técnico: Marcelo Cabo

Gols: Léo Gamalho, aos 16min do 1ºT e aos 13min do 2ºT (CRB)

Cartões amarelos: Igor, aos 31min do 2ºT (CRB); Maurício, aos 28min do 1ºT; Marcelo Moreno, aos 11min, Filipe Machado, aos 23min, Robinho, aos 28min, Jadsom, aos 29min do 2ºT (Cruzeiro)

Motivo: jogo de ida da terceira fase da Copa do Brasil

Estádio: Mineirão, em Belo Horizonte

Data: quarta-feira, 11 de março de 2020

Árbitro: Sávio Pereira Sampaio (DF)

Assistentes: Daniel Henrique da Silva Andrade e José Reinaldo Nascimento Júnior (DF)

Pagantes: 10.247

Presentes:
13.118

Renda:
R$ 210.569,50 

Tags: Cruzeiro derrota vexame copadobrasil interiormg revés Mineirão crbal