Cruzeiro

CRUZEIRO

Marcelo Moreno cita Fábio e Leo como referências no Cruzeiro e relembra coronavírus na China: 'Vi gente caindo do nada' 

Atacante deixou o continente asiático no começo deste ano para fazer sua terceira passagem pelo clube celeste

postado em 24/03/2020 12:30 / atualizado em 24/03/2020 12:56

(Foto: Bruno Haddad/Cruzeiro)

A pandemia do coronavírus fez com que a temporada de futebol no Brasil sofresse uma pausa por tempo indeterminado. Marcelo Moreno, que vive esta realidade no Cruzeiro, passou pela mesma situação na China, em janeiro deste ano, quando as primeiras vítimas do vírus começaram a aparecer. Em entrevista ao SporTV, ele comentou o drama do povo chinês.

"Eu estive na China. Tenho amigos que passaram por tudo desde o início, que me contaram coisas... Eu vivenciei algumas coisas tristes e meus amigos também. Vi gente com o vírus caindo do nada, e isso foi crescendo a cada dia, semana. Era muito difícil de acreditar no que aconteceu. Acho que eles tomaram a decisão da quarentena no momento certo. Tanto que estão tendo os resultados agora. Não há mais transmissão local na China. E acaba sendo um exemplo para o mundo, mostra como acatar as ordens do governo é importante", disse o atacante.

Moreno defendeu a paralisação do futebol brasileiro em função da pandemia. "É uma situação difícil para todos, não só para o jogador de futebol. Saúde acima de qualquer coisa. Tudo que eu passei, tudo que eu vi na China, eu largo tudo pela saúde das pessoas, pela saúde de todo mundo. Temos que nos unir neste momento, não pensar em futebol, deixar acontecer naturalmente. Acredito que se a gente seguir as regras que o governo está falando, iremos superar o coronavírus. Mas precisa ter união do país todo, ter um pouco de solidariedade de todos, um ajudando o outro. É desse jeito que a gente vai conseguir sair de uma situação tão difícil que o mundo todo está vivendo. Então, se tiver que parar Olimpíada, Campeonato Brasileiro, acho válido pela vida das pessoas", frisou.

Marcelo Moreno deixou o Shijiazhuang Ever Bright, da China, em fevereiro deste ano, para fazer sua terceira passagem pelo Cruzeiro. Ao todo, o boliviano soma 45 gols em 98 jogos com a camisa celeste. No clube, ele venceu duas edições do Campeonato Mineiro (2008 e 2014) e uma do Campeonato Brasileiro (2014). 

Fábio e Leo


Diferentemente de outros momentos em que esteve no clube disputando e conquistando títulos, o centroavante agora é um dos protagonistas no processo de reconstrução cruzeirense após o inédito rebaixamento para a Segunda Divisão do Campeonato Brasileiro, em 2019. O goleiro Fábio e o zagueiro Leo foram citados por Moreno como exemplos.

"Me coloco como um dos jogadores que querem ajudar o Cruzeiro a se reconstruir, minha volta foi para isso. Tenho certeza que a permanência do Fábio e do Léo dentro do clube não é à toa, jogadores que são exemplos dentro do Cruzeiro, e para outros times no Brasil, e acredito que a gente vai sair desta situação difícil. Eu sei onde estou, é o time que eu gosto, e vamos trabalhar o dobro para melhorar", disse Moreno.

As primeiras partidas do Cruzeiro na temporada não agradaram aos torcedores. A campanha instável no Campeonato Mineiro deixa momentaneamente o clube na 5ª posição, fora da zona de classificação para as semifinais do torneio. Além disso, a derrota sofrida em casa para o CRB, no jogo de ida da 3ª fase da Copa do Brasil, balançou ainda mais a equipe e culminou na demissão do técnico Adilson Batista.

Com a chegada de Enderson Moreira para o comando técnico do clube, o Cruzeiro tentará ao fim da pausa na temporada pelo coronavírus se recuperar no Estadual e na Copa do Brasil. Marcelo Moreno pediu paciência para a torcida.

"Acredito que há um processo em andamento dentro do Cruzeiro e eu faço parte dele. Os jogadores que estão chegando no Cruzeiro e chegaram sabem da realidade do clube, de como deixaram o clube ano passado, eles sabem o que a gente tem que fazer. Obviamente tem que ter muita paciência para reconstruir o Cruzeiro novamente. Não vai ser fácil para o torcedor, muitas vezes o time não vai jogar como eles querem. Muitas vezes, não vai render como o torcedor quer, como está acostumado a ver o time jogar. Nos últimos anos, o Cruzeiro tem ganhado muitos campeonatos, e a torcida é exigente porque está acostumada a ver elencos fortes e bons", explicou.

Ainda não há previsão de retorno aos treinos por parte do Cruzeiro e das demais equipes do Campeonato Mineiro. Além disso, não há definição para o retorno do Estadual e das competições nacionais. Enquanto não retornam aos treinos, os atletas passam a quarentena em casa.

Tags: moreno pandemia cruzeiroec coronavírus Marcelo Moreno Fábio Leo