Cruzeiro

CRUZEIRO

Cruzeiro encaminha empréstimo de lateral-esquerdo Rafael Santos à Chapecoense

Expectativa é que jogador de 22 anos adquira experiência em outro clube

postado em 16/06/2020 10:00 / atualizado em 16/06/2020 16:02

(Foto: Bruno Haddad/Cruzeiro)
O Cruzeiro acerta os últimos detalhes para oficializar o empréstimo de Rafael Santos à Chapecoense. A cessão do lateral-esquerdo de 22 anos por um ano, até meados de 2021, já está acordada entre mineiros e catarinenses, restando apenas a realização de exames médicos e assinatura do contrato. A informação do negócio foi veiculada na Rádio Itatiaia e confirmada pelo Superesportes com fontes dos dois clubes. Há pouco mais de uma semana, o site Globoesporte havia noticiado o interesse da Chape no jogador.

Conforme apurou a reportagem, Enderson Moreira autorizou a liberação de Rafael Santos, pois entende que ele precisa adquirir experiência e mais minutos em campo para retornar ao elenco celeste em um nível melhor. A ideia do técnico é contar com um lateral-esquerdo que não sinta a pressão de assumir a titularidade na Série B do Brasileiro. Victor Luís, do Palmeiras, já foi sondado pela diretoria, mas, a princípio, teria interesse em permanecer em São Paulo.

Rafael Santos chegou ao Cruzeiro inicialmente para a equipe sub-20, em janeiro de 2018. Em dezembro do mesmo ano, o clube definiu a compra de 50% dos seus direitos econômicos ao Mirassol-SP, por R$ 500 mil, e firmou vínculo até o fim de 2023. Um dos momentos mais marcantes da carreira do jovem jogador foi a passagem pela base do Atlético de Madrid, no primeiro semestre de 2017. Na Espanha, ele chegou a conhecer Filipe Luís, ídolo colchonero e que hoje atua no Flamengo.

A estreia de Rafael pelo time principal em 14 de outubro de 2018, contra o Vasco, em São Januário, pela 29ª rodada do Campeonato Brasileiro. Ele entrou aos 31 minutos do segundo tempo do duelo, vencido pelos cariocas por 2 a 0. Em 2019, o lateral disputou dois jogos, ambos na Série - um como titular e outro na condição de suplente. Já em 2020, participou de quatro partidas. No profissional, o atleta não conseguiu colocar em prática as qualidades no apoio e em chutes de média e longa distância apresentadas na base.

Com a saída de Rafael Santos, o Cruzeiro passa a contar com três laterais-esquerdos no grupo principal. Um deles é Marcelo Hermes, que também pode ser negociado em razão do salário considerado elevado para os padrões da segunda divisão. Os outros são João Lucas, que não agradou aos torcedores no início do Campeonato Mineiro, mas trabalhou com Enderson Moreira no Ceará, e Patrick Brey, reintegrado à equipe após empréstimo à Ferroviária, de São Paulo.

Tags: Cruzeiro serieb interiormg futnacional mercadobola