Cruzeiro

SÉRIE B

Cruzeiro mostra poder de reação, vence Guarani de virada e zera pontuação na Série B

Raposa sustenta pressão do Bugre e ganha segundo jogo no campeonato

postado em 11/08/2020 22:24 / atualizado em 12/08/2020 00:01

(Foto: Bruno Haddad/Cruzeiro)
O Cruzeiro mostrou poder de reação ao vencer o Guarani por 3 a 2, nesta terça-feira, no Brinco de Ouro da Princesa, em Campinas, pela segunda rodada da Série B. Depois de sair atrás no placar, com belo gol de Waguininho, aos 2min de jogo, o time celeste empatou rapidamente, em finalização de Régis, aos 5min, e virou aos 28min, em pênalti convertido por Marcelo Moreno.

Na etapa final, a Raposa levou o gol da igualdade aos 27min, num lance em que Didi, defensor do Bugre, estava impedido. Entretanto, dois minutos depois, o zagueiro Leo se aproveitou de saída errada do goleiro Jefferson Paulino e fez, de cabeça, o terceiro gol após escanteio cobrado por Raúl Cáceres.

Com o triunfo, o Cruzeiro zerou a pontuação na Série B, já que iniciou a competição com menos seis pontos devido a uma punição na Fifa pelo não pagamento de 850 mil euros (R$ 5,4 milhões) da contratação por empréstimo do volante Denílson, em julho de 2016, ao Al Wahda, dos Emirados Árabes Unidos.

A equipe de Enderson Moreira está em 17º lugar na segunda divisão, levando vantagem nos critérios de desempate sobre o CRB (enfrenta o Oeste nesta quarta, às 17h, em Maceió), o próprio Guarani e o Sampaio Corrêa. No domingo, às 16h, o adversário será o Figueirense, no Orlando Scarpelli, em Florianópolis.


O jogo


Sem Stênio, que sofreu contusão no ombro esquerdo na vitória por 2 a 1 sobre o Botafogo-SP, o técnico Enderson Moreira optou por uma formação com três volantes no Cruzeiro. Ele colocou Jean, autor do segundo gol na estreia, juntamente com Jadsom e Ariel Cabral. Com isso, Régis alternou entre o meio e a ponta direita, enquanto Maurício caiu pelo lado esquerdo. Na prática, o time variava do 4-3-2-1 para o 4-1-4-1.

O Guarani foi quem deu o pontapé inicial. Logo no primeiro ataque, aos 2min, Waguininho recebeu passe na esquerda, levou para o pé direito e bateu na bola com efeito. Tentou cruzar? Quis chutar? Independentemente disso, ele surpreendeu Fábio e fez um bonito gol: 1 a 0.

Só que o Cruzeiro reagiu rápido. Aos 5min, Jadsom percebeu a passagem de Marcelo Moreno nas costas de Bidu e lançou a redonda por cima. O boliviano conseguiu o domínio, fez a proteção e cruzou para o meio da área. Régis bateu de primeira e empatou o jogo: 1 a 1.

(Foto: Bruno Haddad/Cruzeiro)

Com tudo igual, as equipes foram, aos poucos, apresentando suas propostas de jogo. O Guarani tinha o domínio da posse de bola e rodava de um lado para o outro na tentativa de encontrar espaços. Já o Cruzeiro apertava a marcação em momento oportuno na tentativa de encaixar um contragolpe.

Aos 21min, o time celeste teve grande chance de virar o jogo na bola parada. Régis cobrou falta na segunda trave, Giovanni escorou de cabeça, e Cacá, dentro da pequena área, concluiu por cima.

Aos 27min, Maurício foi acionado em velocidade, invadiu a grande área e caiu após contato com Pablo. O árbitro Ivan da Silva Guimarães Júnior assinalou pênalti. Na cobrança, Marcelo Moreno escolheu o canto direito, deslocou Jefferson Paulino e fez 2 a 1. O camisa 9 anotou o primeiro gol em oito partidas em 2020 e o 46º em 101 aparições pelo Cruzeiro.

(Foto: Bruno Haddad/Cruzeiro)

Com a mesma equipe no segundo tempo, a Raposa poderia ter ampliado aos 5min, mas a defesa do time paulista bloqueou as tentativas do lateral-esquerdo Giovanni e do volante Jean.

A partir do sexto minuto, o Guarani tornou mais produtivo o seu volume de jogo. Bidu cobrou falta, Bruno Silva desviou, e Didi, sozinho na pequena área, errou o alvo. Aos 10’, também em tiro livre, Lucas Crispim arriscou direto para o gol e exigiu grande defesa de Fábio.

Aos 24min, o Bugre perdeu mais uma oportunidade clara. Após grande jogada de Giovanny, que driblou dois jogadores do Cruzeiro, Waguininho ganhou a dividida de Leo e isolou a bola na finalização. De tanto insistir, o Guarani empatou aos 27min, com o zagueiro Didi, que estava em posição de impedimento quando Júnior Todinho deu uma casquinha na bola levantada por Bidu: 2 a 2.

Mas a exemplo do primeiro tempo, o Cruzeiro se colocou novamente à frente no placar pouco tempo depois. Aos 29min, Raúl Cáceres ergueu a bola em escanteio, Jefferson Paulino saiu mal da meta, e Leo cabeceou no canto direito: 3 a 2. Foi o 22º gol em 392 partidas do camisa 3, números que fazem dele o terceiro maior artilheiro entre os atletas da posição no clube.

(Foto: Bruno Haddad/Cruzeiro)

No último terço do segundo tempo, o Guarani partiu com tudo ao ataque na tentativa de obter ao menos um ponto. Aos 38min, Cacá fez corte providencial na finalização de Rafael Costa. Um minuto depois, em nova conclusão de Rafael Costa, desta vez de cabeça, Fábio segurou firme. A partir dali, o Cruzeiro sustentou a pressão de um adversário que tinha amplo domínio na posse de bola e comemorou o triunfo ao apito final de Ivan da Silva Guimarães Júnior.

GUARANI 2X3 CRUZEIRO


GUARANI
Jefferson Paulino; Pablo, Didi, Bruno Silva e Bidu; Deivid (Eduardo Person, aos 32min do 2ºT), Arthur Rezende (Giovanny, aos 16min do 2ºT) e Lucas Crispim; Bruno Sávio, Júnior Todinho (Rafael Costa, aos 35min do 2ºT) e Waguininho
Técnico: Thiago Carpini

CRUZEIRO
Fábio; Raúl Cáceres, Leo, Cacá e Giovanni (João Lucas, aos 30min do 2ºT); Jean, Jadsom (Welinton, aos 30min do 2ºT) e Ariel Cabral; Régis (Claudinho, aos 21min do 2ºT) e Maurício (Riquelmo, aos 39min do 2ºT); Marcelo Moreno (Thiago, aos 39min do 2ºT)

Gols: Waguininho, aos 2min do 1ºT; Didi, aos 27min do 2ºT (Guarani); Régis, aos 5min, Marcelo Moreno, de pênalti, aos 28min do 1ºT; Leo, aos 29min do 2ºT (Cruzeiro)

Cartões amarelos: Thiago Carpini, aos 34min, Bruno Silva, aos 35min, Pablo, aos 44min do 2ºT (Guarani); Régis, aos 14min, Marcelo Moreno, aos 31min do 2ºT, Enderson Moreira, aos 34min do 2ºT (Cruzeiro)

Motivo: segunda rodada da Série B

Estádio: Brinco de Ouro da Princesa, em Campinas-SP

Data: terça-feira, 11 de agosto de 2020

Árbitro: Ivan da Silva Guimarães Júnior (AM)

Assistentes: Uesclei Regison Pereira dos Santos (AM) e Dimmi Yuri das Chagas Cardoso (AM)

Tags: Guarani Cruzeiro serieb interiormg guaranisp instase