Cruzeiro

CRUZEIRO

Enderson valoriza vitória do Cruzeiro sobre Guarani dominante na posse de bola

Raposa venceu Guarani por 3 a 2 mesmo sem ter grande volume de jogo

postado em 11/08/2020 23:21 / atualizado em 12/08/2020 00:33

(Foto: Reprodução/Cruzeiro)
O Cruzeiro apresentou proposta de jogo reativa na partida contra o Guarani, nesta terça-feira, pela segunda rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. Segundo a plataforma SofaScore, o adversário teve mais volume, com 67% de posse de bola e 525 passes certos, e foi superior em finalizações (18 a 12), mas a Raposa conseguiu aproveitar melhor as oportunidades e venceu por 3 a 2 - gols de Régis, Marcelo Moreno e Leo. Para o técnico Enderson Moreira, as dificuldades impostas pelo Bugre valorizaram o resultado positivo da equipe celeste no Brinco de Ouro da Princesa, em Campinas.


“Nós pegamos uma equipe que fez a final do torneio do interior contra o Bragantino. Foi um jogo difícil, eu assisti, o Bragantino teve muitas dificuldades. É uma equipe que está com o Carpini há quase um ano, que se conhece muito bem, tem a forma de jogar. Sabia que seria um jogo muito difícil. E não que a gente possa ser uma equipe reativa, a gente tem forma de jogar, temos posse. Mas hoje enfrentamos um adversário que conseguiu nos trazer essas dificuldades”, analisou o treinador.

Tivemos dificuldade de, talvez, manter um pouquinho mais a posse. Uma das conversas que tivemos no intervalo foi que tentamos acelerar demais as jogadas. Tínhamos espaço para buscar isso, mas poderíamos selecionar melhor e ter tranquilidade para valorizar a posse de bola. Quando fizemos, criamos situações perigosas à equipe adversária. Se eles tiveram chances, nós também tivemos chances claras, boas, situações que poderíamos ter ampliado o resultado”, complementou.

No duelo desta terça, o Guarani abriu o placar aos 2min, com o atacante Waguininho. O Cruzeiro empatou com Régis, aos 5, e virou em pênalti convertido por Marcelo Moreno, aos 28 do primeiro tempo. Na etapa final, o Bugre igualou com o zagueiro Didi, em posição de impedimento, aos 27, porém a Raposa passou novamente à frente no marcador em cabeceio de Leo, aos 29. A partir dali, a equipe mineira sustentou pressão intensa dos donos da casa e obteve o resultado positivo bastante celebrado por Enderson Moreira, que projetou evolução na sequência da Série B.

“É enaltecer o trabalho do adversário e reconhecer aquilo que eles têm executado bem. Eles fizeram uma boa campanha no Campeonato Paulista, que sempre é parâmetro. Mas, ao mesmo tempo, enaltecer a entrega dos atletas e a capacidade de poder, em algumas situações, fechar um pouquinho a marcação para segurar o resultado. Para a gente é muito importante nessa fase a questão de pontuar e computar as vitórias. Degrau a degrau vamos evoluindo em questões táticas que precisam ser aprimoradas. Nunca falamos que estávamos prontos, mas sim preparados. Como equipe, vamos crescer muito na sequência, não tenho dúvidas quanto a isso”.


Na vitória do último sábado sobre o Botafogo-SP, por 2 a 1, no Mineirão, o Cruzeiro já havia demonstrado grande poder de recuperação ao marcar o segundo gol aos 42 minutos da etapa complementar, com o volante Jean, pouco depois de ter levado o empate, aos 40, em conclusão de Wellington Tanque.

Nesta terça, Jean foi premiado ao ser escolhido para suprir a ausência de Stênio, que machucou o ombro esquerdo na rodada de estreia. Enderson Moreira justificou a decisão de escalar o meio-campista à estratégia de guardar Welinton, atacante de velocidade, para o decorrer do segundo tempo - ele entrou aos 30min no lugar de Jadsom.

“A gente tinha a opção do Welinton, um jogador muito rápido, porém perderíamos essa característica para o segundo tempo. Então decidimos colocar o Jadsom para fechar um pouquinho daquele lado (direito), pois sabíamos do trabalho do lateral-esquerdo Bidu, do Guarani”, frisou o comandante, destacando, na sequência, a capacidade de a equipe reagir rapidamente a uma adversidade.

“Enaltecer muito o poder de reação da equipe, a forma como conseguimos um ótimo resultado diante de uma grande equipe. Às vezes a gente acha que a Série B não tem qualidade de jogo, e a gente se engana. Muitas vezes os jogos de Série A são menos capacitados e organizados que jogos da Série B. É enaltecer o trabalho do Thiago Carpini, que fez ótimo Campeonato Paulista, criou dificuldades para várias equipes e conseguiu grandes vitórias. Temos de valorizar esse resultado, pois não vai ser fácil para ninguém jogar aqui e conseguir vencer essa equipe”.

Com o triunfo em cima do Guarani, o Cruzeiro zerou a pontuação na Série B, já que iniciou a competição com menos seis pontos devido a uma punição na Fifa pelo não pagamento de 850 mil euros (R$ 5,4 milhões) da contratação por empréstimo do volante Denílson, em julho de 2016, ao Al Wahda, dos Emirados Árabes Unidos.

O time celeste está em 17º lugar na segunda divisão, levando vantagem nos critérios de desempate sobre o CRB (enfrenta o Oeste nesta quarta, às 17h, em Maceió), o próprio Guarani e o Sampaio Corrêa. No domingo, às 16h, o adversário será o Figueirense, no Orlando Scarpelli, em Florianópolis.

Tags: Guarani Cruzeiro serieb interiormg futnacional