Cruzeiro

CRUZEIRO

Candidato único, Sérgio Rodrigues é reeleito presidente e comandará Cruzeiro no centenário

Pleito aconteceu em dia tenso, com manifestações na Toca e no Barro Preto

postado em 07/10/2020 20:45 / atualizado em 07/10/2020 21:44

(Foto: Igor Sales/Cruzeiro)
Sérgio Santos Rodrigues foi confirmado, na noite desta quarta-feira, como presidente reeleito do Cruzeiro. Com 109 votos, ele garantiu mais mandato para o triênio 2021-2023. O advogado foi candidato único no pleito, que ficou marcado pelas manifestações dos torcedores na porta do Parque Esportivo do Barro Preto, local do evento, na Região Centro-Sul de Belo Horizonte.

Foram registrados ainda 11 votos em branco e 4 nulos. No total, 205 conselheiros depositaram cédulas nas urnas. Os vices-presidentes de Sérgio Rodrigues serão os mesmos do primeiro mandato: Lidson Potsch Magalhães e Biagio Teodoro Peluso. 

Com a definição, fica oficializado que Sérgio será o presidente do Cruzeiro em seu centenário, marcado para 2 de janeiro de 2020. Ao longo do primeiro mandato, que começou em 1º de junho, o mandatário tomou as primeiras iniciativas para as comemorações. Os resultados ruins em campo, no entanto, deixaram a data comemorativa em segundo plano.

O pleito desta quarta-feira aconteceu mais uma vez em meio à crise do Cruzeiro. Atualmente, o clube é apenas o 17º colocado na classificação da Série B do Campeonato Brasileiro. A possibilidade de passar o ano do centenário fora da elite do futebol nacional parece cada vez mais real para o torcedor celeste, que deixou claro as críticas ao trabalho de Sérgio durante a manifestação desta tarde.

O mandatário foi um dos principais alvos das críticas. “P*** que pariu, cadê o presidente, ninguém sabe, ninguém viu” e “Sérgio Rodrigues, seu marqueteiro, tem que ter peito para comandar o Cruzeiro” foram cânticos entoados por torcedores. Antes do ato, às 16h, Sérgio chegou ao Barro Preto para votar acompanhado de assessores.

Em vídeo divulgado nas mídias oficiais do clube após a divulgação do resultado, Sérgio admitiu instatisfação com o momento do clube na Série B, mas se mostrou esperançoso com a recuperação.

"Não tenha dúvidas que serão mais três anos de intenso trabalho. Sem dúvida, juntos, vamos passar por isso tudo. Obrigado pela confiança e vamos continuar torcendo e acredito que a gente há de ser recompensado por tudo que estamos fazendo", disse. Assista ao pronunciamento completo no vídeo abaixo.


Sérgio Santos Rodrigues


Advogado, Sérgio tem longo currículo no Cruzeiro. Já foi assessor jurídico da presidência, superintendente de negócios internacionais e superintendente de futebol. Seu currículo também registra cursos na Universidade do Futebol e na CBF, além de MBA de Gestão de Entidades Desportivas no Real Madrid.

Essa é a terceira eleição que Sérgio participou. Na primeira, ele encabeçou a chapa apoiada pelos irmãos Zezé Perrella e Alvimar de Oliveira Costa, mas acabou derrotado por diferença de 35 votos para Wagner Pires de Sá, que renunciou ao cargo em dezembro de 2019.

No último pleito, realizado em maio deste ano, Sérgio foi novamente apoiado pelos irmãos Zezé Perrella e Alvimar de Oliveira Costa. Ele também recebeu o voto do ex-presidente Gilvan de Pinho Tavares para derrotar Ronaldo Granata por 269 a 74.

Presidente do Cruzeiro desde 1º de junho, Sérgio contratou muitos profissionais de sua confiança nos três primeiros meses de gestão. Ele criou pelo menos sete novos cargos na estrutura administrativa do clube (superintendente de relações governamentais; superintendente comercial e inteligência; superintendente de inovação, comunicação e digital; diretor de operações; diretor-executivo de esportes; head de brand experience e head de inteligência e CRM). 

A principal ação implementada pelo grupo de trabalho foi a ‘Operação Fifa’. O clube abriu possibilidade de o torcedor doar dinheiro por meio de uma plataforma, comprar “ingressos virtuais” para as partidas, além de contribuir com os ‘Centavos Celestes’. De acordo com os números divulgados no fim de setembro, toda a movimentação conseguiu angariar cerca de R$ 800 mil.

Mas é no futebol que o trabalho é alvo de muitas críticas. Mesmo com o maior orçamento da Segunda Divisão, o grupo de trabalho formado por Sérgio Santos Rodrigues ainda não conseguiu formatar uma equipe capaz de brigar pelas primeiras posições da Série B. Com a competição em andamento, o departamento de futebol tenta mudar as peças, provando o erro de avaliação feito antes do torneio.

Tags: Cruzeiro eleição interiormg Sérgio Rodrigues