Cruzeiro

CRUZEIRO

Cruzeiro muda nome da Toca da Raposa I em homenagem a ex-presidente Felício Brandi

Espaço da base passará a se chamar Centro de Formação Felício Brandi

postado em 30/11/2020 18:30 / atualizado em 30/11/2020 22:15

(Foto: Gustavo Aleixo/Cruzeiro)
O Cruzeiro rebatizou nesta segunda-feira a Toca da Raposa I, que passará a se chamar Centro de Formação Felício Brandi, em homenagem ao ex-presidente do clube entre 1961 e 1982. A data escolhida para a cerimônia é histórica, já que há exatos 54 anos, em 30 de novembro de 1966, o clube celeste goleava o Santos de Pelé por 6 a 2, pelo jogo de ida da final da Taça Brasil.

Em entrevista ao site oficial do Cruzeiro, o presidente Sérgio Santos Rodrigues lembrou que Felício Brandi conduziu a construção da Toca da Raposa I, o primeiro centro de treinamentos de um clube de futebol no Brasil. O espaço no bairro Bandeirantes, na Região da Pampulha, foi inaugurado em 1973.



Não conseguiu ver a galeria? Clique aqui

“Desde que assumi a presidência falo sobre inovação, transparência, gestão profissional, paixão e transformação social. Um dos projetos desenvolvidos na minha gestão foi a criação de uma nova cultura na base, buscando entender a realidade dos atletas e ajudá-los na sua formação como cidadãos. E não podíamos deixar de lembrar e reconhecer neste momento a enorme contribuição e pioneirismo do Felício, criando o primeiro centro de treinamentos voltado exclusivamente para treinos e concentração de uma equipe de futebol no Brasil”, disse Sérgio.

“Hoje anunciamos que o legado que esse homem visionário e apaixonado nos deixou, a Toca da Raposa I, será renomeada com louvor para Centro de Formação Felício Brandi. É um desejo antigo meu, da nossa diretoria e de muitos torcedores e conselheiros, que fico muito feliz em poder implementar”, complementou o dirigente.

(Foto: Gustavo Aleixo/Cruzeiro)

Filho de Felício, Rafael Brandi participou da cerimônia ao lado de familiares, entre os quais a sua mãe, Maria Lúcia Thompson Brandi. “Para nossa família essa homenagem é um reconhecimento mais do que justo que vem coroar uma história de trabalho e dedicação do nosso Pai ao Cruzeiro. É um enorme sentimento de orgulho e de muita admiração. Como Presidente, ele soube mirar as estrelas sem tirar os pés do chão. Foi um visionário! Queria um Cruzeiro digno de estrelar e despontar para o mundo”, disse.

“O legado que meu pai nos deixou é um exemplo a ser seguido hoje e sempre. Com certeza, para minha família essa homenagem ficará para sempre eternizada em nossas memórias com o carinho a um Ídolo muito amado e que jamais será esquecido. E que para o nosso querido Cruzeiro Esporte Clube seja o símbolo do resgate da moral, da ética, do respeito, do amor e, acima de tudo, da doação de uma vida inteira”, complementou Rafael.

Também estiveram na celebração o ex-zagueiro do Cruzeiro, Procópio Cardozo, e o conselheiro nato e ex-integrante do conselho gestor, Anísio Ciscotto.

Felício Brandi nasceu na Itália, em 1928, e veio para o Brasil com um ano de idade. Em Belo Horizonte, apaixonou-se por um clube com raízes de seu país e se tornou presidente aos 35 anos, em 1961. Durante mais de duas décadas, o Cruzeiro colecionou resultados expressivos no Campeonato Brasileiro e na Copa Libertadores, da qual foi campeão em 1976. 

Responsável por erguer a instituição administrativamente e esportivamente, Felício morreu aos 76 anos, em fevereiro de 2004, após sofrer um infarto em sua fazenda na cidade paulista de Campinas.

Tags: galeria homenagem Cruzeiro fotos imagens serieb interiormg futnacional Toca da Raposa I Felício Brandi