Cruzeiro

CRUZEIRO

STJD acata pedido do Cruzeiro, que poderá ter torcida contra o Confiança

Clube entrou com ação para conversão das duas últimas partidas de punição em medidas de interesse social

postado em 11/08/2021 22:10 / atualizado em 11/08/2021 22:41

(Foto: Divulgação / Minas Arena)

O Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) deferiu pedido do Cruzeiro e converteu duas partidas de suspensão em medidas de interesse social. A decisão foi tomada nesta quarta-feira. Desta forma, o time celeste cumprirá o terceiro e último jogo de punição no próximo duelo contra o Sampaio Corrêa, no sábado, às 16h30, no Independência, pela 18ª rodada da Série B.

No dia 20 de agosto (sexta-feira), às 21h30, no jogo contra o Confiança, pela 20ª rodada da Série B, o Cruzeiro terá a torcida de volta, cumprindo as restrições impostas pela prefeitura em função da COVID-19. "Esperamos cerca de 16.000 para representar os 9 milhões. Vamos seguir lutando em busca dos objetivos, mas agora com o maior reforço do clube em campo: a Nação Azul", postou nas redes sociais o presidente do Cruzeiro, Sérgio Santos Rodrigues.

No dia 29 de julho, o presidente do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), Otávio Noronha, atendeu ao pedido do Cruzeiro e autorizou o retorno do público aos jogos do clube em Belo Horizonte.

Como foi punido em cinco jogos pelos incidentes na reta final da Série A de 2019, a Raposa começou a cumprir as partidas de portões fechados no empate com o Londrina, por 2 a 2, no último dia 30. O segundo jogo foi a igualdade com o Vitória, também por 2 a 2, nesta quarta-feira, no Independência. O próximo duelo sem público será no sábado, às 16h30, no Horto, contra o Sampaio Corrêa. Os dois jogos finais de punição - Confiança (20/8) e Ponte Preta (7/9) - serão convertidos em medidas de interesse público.   

Entenda a punição do Cruzeiro


O Cruzeiro levou cinco jogos de punição pelos incidentes na reta final da Série A de 2019. Em junho de 2020, o Pleno do STJD confirmou a pena de três jogos com portões fechados pelos incidentes no duelo contra o Palmeiras, que selou o rebaixamento do Cruzeiro à Série B do Campeonato Brasileiro. Antes, o clube já havia sido punido por episódios semelhantes nos jogos contra Atlético e CSA, ambos também na Primeira Divisão.

Nas três oportunidades, mas especialmente contra o Palmeiras, o Gigante da Pampulha virou uma praça de guerra. Vários torcedores manifestaram reação de fúria e depredaram o estádio arremessando cadeiras e bombas. A Polícia Militar interveio na confusão com tiros de bala de borracha e uso de gás de pimenta. Nos arredores do Mineirão também houve cenário de muita selvageria.

A liberação de público em BH


Com indicadores da COVID-19 em queda na cidade, o prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil (PSD), se reuniu com dirigentes de América, Atlético e Cruzeiro e definiu a volta dos torcedores aos jogos até 30% da capacidade dos estádios. 

A diretriz permite torcida única dos mandantes. Haverá exigência de teste PCR ou teste rápido de 72 horas (disponível nas farmácias) inclusive para os vacinados - em ambos os casos, com laudos que apresentem identificação dos técnicos responsáveis pelo exame. Veja todas as regras:

  • Uso obrigatório de máscaras;
  • Teste PCR ou teste rápido de 72 horas negativo;
  • Um assento lateral e um assento frontal de distância entre torcedores;
  • Sem limitação de idades, mas há recomendação para que grávidas não compareçam;
  • Venda de ingressos apenas pela internet;
  • Nome e telefone de todos os compradores deverão ser fornecidos;
  • Todos os portões dos estádios deverão ser abertos;
  • Não haverá transporte público especial para os estádios;
  • Não haverá venda de bebida alcoólica nos estádios;
  • Torcedores vacinados com a segunda dose ou dose única não terão liberação para acessar ao estádio, a não ser que tenham teste PCR negativo