Cruzeiro

CRUZEIRO

Rafael Sobis anuncia aposentadoria após vitória do Cruzeiro: 'O dia chegou'

Camisa 10 foi às lágrimas ao se despedir da torcida na noite desta terça-feira

postado em 09/11/2021 23:40 / atualizado em 10/11/2021 12:49

(Foto: Alexandre Guzanshe/EM D.A Press)

O atacante Rafael Sobis , de 36 anos, foi às lágrimas ao anunciar o fim da carreira nesta terça-feira, depois da vitória do Cruzeiro sobre o Brusque, no Mineirão, pela 35ª rodada da Série B. Em entrevista ao Premiere FC , ele explicou que a despedida foi previamente comunicada aos colegas de elenco, porém só seria efetivada mediante a conquista de um resultado positivo que deixasse o time em situação confortável no campeonato.



“Cara, o dia chegou, né?! A vida é assim, o tempo passa, uns têm que sair para outros chegarem. Uma noite especial, com vitória. Eu avisei que se a gente vencesse, se ficássemos mais tranquilos, seria meu último jogo. Então acabou. Fica a história, vou nascer de novo para uma nova vida, e sempre que puder estarei neste estádio. Espero que o Cruzeiro volte o mais rápido possível ao seu devido lugar”.


Revelado no Internacional, clube do qual se tornou ídolo, Sobis também jogou por Betis (Espanha), Al-Jazira (Emirados Árabes Unidos), Fluminense, Tigres (México) e Ceará, além de representar as seleções sub-20, olímpica e principal do Brasil. Por tudo que vivenciou em outras agremiações, o agora ex-camisa 10 cruzeirense preferiu não apontar um momento mais marcante no futebol.

“Tive uma carreira vitoriosa, então é difícil, eu seria injusto com alguns momentos se escolhesse outros. De ponta a ponta só tenho a agradecer todos os lugares que fui, todas as camisetas que vesti, as culturas que aprendi. Levei muito do futebol, que me ensinou muito. Estou feliz pra caramba e encerrando com uma vitória para coroar um pouquinho”.

Sobis teve duas passagens pelo Cruzeiro: a primeira de junho de 2016 a dezembro de 2018, e a segunda de novembro de 2020 até o presente. Em 176 jogos, marcou 37 gols e conquistou três títulos: Copas do Brasil de 2017 e 2018 e Campeonato Mineiro de 2018. O atacante também ergueu taças importantes por outros times, como as Copas Libertadores de 2006 e 2010 pelo Internacional e o Brasileirão de 2012 no Fluminense.

Em entrevista coletiva, Vanderlei Luxemburgo enalteceu a trajetória de Sobis. “É um jogador que tem uma história bonita e que fatalmente estará no futebol, seja como executivo ou técnico. É um rapaz inteligente, quando você conversa com ele vê que é outro nível. Essas pessoas como o Rafael Sobis não podem se afastar do futebol”.

A vitória por 2 a 0 em cima do Brusque fez o Cruzeiro chegar à 10ª colocação da Série B, com 46 pontos - oito de vantagem sobre o 17º, Londrina, que visita o CRB às 21h30 desta quarta-feira, no estádio Rei Pelé, em Maceió. Praticamente livre do Z4, a Raposa pegará o Vitória no domingo, às 19h, no Barradão, em Salvador, pela 36ª rodada.

Números de Rafael Sobis na carreira


Internacional - 214 jogos e 54 gols
Cruzeiro - 176 jogos e 37 gols
Fluminense - 174 jogos e 40 gols
Tigres-MEX - 70 jogos e 22 gols
Betis-ESP - 61 jogos e 8 gols
Ceará - 41 jogos e 8 gols
Al Jazira-EAU - 25 jogos e 9 gols
Brasil (principal) - 9 jogos e 1 gol
Brasil (olímpico) - 6 jogos e 2 gols
Brasil (sub-20) - 16 jogos e 4 gols

Total - 792 jogos e 185 gols


Tags: cruzeiro mineirão aposentadoria Cruzeiro destaque serieb interiormg futnacional brusque Rafael Sobis brusquesc