Cruzeiro

CRUZEIRO

Assembleia Geral aprova, e Cruzeiro poderá vender até 90% das ações da SAF

Órgão do clube, formado por conselheiros e associados, votou, com ampla maioria de votos, pela autorização da mudança do Estatuto

(Foto: Marcos Vieira/EM D.A Press)
A Assembleia Geral do Cruzeiro aprovou na noite desta sexta-feira a alteração do Artigo 1º, parágrafo 5º, do Estatuto do clube. Com a decisão de conselheiros e associados, fica autorizada a venda de até 90% das ações da Sociedade Anônima do Futebol (SAF), constituída no início deste mês.

Contagem oficial

• Total: 564
  • Sim: 544
  • Não: 18
  • Nulo: 1
  • Branco: 1
  • 95,8% sim
  • 4,2% não

O presidente Sérgio Santos Rodrigues comemorou o resultado do pleito realizado no parque esportivo do Barro Preto, na Região Centro-Sul de Belo Horizonte.

“Tivemos em um universo de mais de 500 votantes apenas 18 votos nãos. Acho que isso é muito significativo para nós. Mostra o que a gente falava antes, da animação que estávamos, da campanha que foi feita e dos votantes que representaram o desejo da torcida para mudarmos os rumos do clube. Uma vitória muito expressiva, queremos agradecer muito quem apoiou, pediu voto e apareceu. Vamos trabalhar que em breve virão boas notícias para a torcida”, disse.

Segundo Rodrigues, o próximo passo do clube é fechar o acordo com o investidor. “Estão vindo as propostas, vamos analisar, sempre confiamos nas nossas assessorias, a Alvarez & Marsal e a XP, que estão com algumas coisas em mente. Agora vamos discutir isso juntos e fazer o que for melhor para o Cruzeiro”.

Antes, o documento que rege as leis do clube dizia que "o Cruzeiro Esporte Clube será o acionista majoritário e o controlador obrigatoriamente e de modo permanente na sociedade empresária ou sua sucessora que vier a constituir para explorar a atividade do desporto profissional, titular de pelo menos 51% (cinquenta e um por cento) do capital social”.

Com a alteração aprovada, o novo texto permitirá que o Cruzeiro seja titular de pelo menos 10% das ações. Ou seja, dará flexibilidade para que o clube negocie a maior parte das ações. A diretoria acredita que, desta forma, conseguirá atrair mais investidores já no curto prazo.

A manutenção de pelo menos 10% das ações garantirá ao Cruzeiro (associação) uma cadeira no Conselho de Administração da SAF e a preservação de marca, cidade, cor e outros itens de sua identidade centenária.

A partir de agora, a XP Investimentos e a consultoria Alvarez & Marsal, que cuidam da captação de recursos, passarão a negociar qual o percentual da SAF será negociado com investidores. Embora exista autorização para vender até 90%, não há obrigação para que tal percentual seja alienado de uma só vez.

Não existe um prazo para que a negociação seja concluída, mas a expectativa nos bastidores do Cruzeiro é de que o desfecho das tratativas aconteça, no máximo, até março de 2022. Especula-se no Barro Preto que o principal interessado em fazer o aporte no clube celeste também é dono de uma equipe da Europa.

Tags: cruzeiro Cruzeiro destaque estatuto votação serieb saf interiormg futnacional SAF