Cruzeiro

CRUZEIRO

Cruzeiro inicia pré-venda de Fan Token e prevê receita de até R$20 milhões

Em busca de novos negócios, clube entrou para o mercado de NFT

postado em 20/12/2021 17:00 / atualizado em 20/12/2021 17:20

(Foto: Divulgação)
A pré-venda do Cruzeiro Fan Token (CRN) começa nesta segunda-feira, às 20h, ao valor de R$6,10 a unidade. Quem adquirir o ativo até quarta-feira (22) receberá 5% de desconto na transação. A comercialização para o público geral e os investidores terá início na quinta-feira (23).

Clientes que possuírem a moeda (cripto) da Lunes, uma das parceiras do Cruzeiro no negócio, terão desconto adicional de 5% neste primeiro momento.

Para garantir o ativo basta acessar o site https://cruzeiro.foottoken.com e clicar no botão de compra. Na sequência é necessário escolher o valor, preencher as informações de cadastro, concordar com os termos de serviço e selecionar a forma de pagamento.

Já a FAARO, empresa de gestão de colecionáveis, criou a moeda do Cruzeiro. O dono da maior aquisição, de valor igual ou superior a R$1 milhão, receberá uma moeda em ouro branco com pedras preciosas, avaliada em R$200 mil.

Compras acima de R$500 mil receberão moeda em ouro, avaliada em R$100 mil. Negociações de outros valores também garantem recompensas. Posteriormente, esses produtos serão vendidos no marketplace da FAARO.

O Cruzeiro Fan Token oferece ao torcedor a possibilidade de participar de decisões do cotidiano do clube, colaborar financeiramente e receber recompensas. A expectativa é que a comercialização do ativo gere faturamento de até R$20 milhões ao clube.

O que são NFTs?

NFT é a sigla de non-fungible token - em português “token não fungível”. É um tipo de chave eletrônica criptográfica usada de forma única, definindo originalidade e exclusividade.

É algo individual e específico, que não pode ser substituído. Por exemplo: uma obra de arte digital, um card em um game, uma foto, um vídeo, uma música, e, acredite, até um meme de internet!

Ainda que cópias sejam elaboradas, a tecnologia blockchain atesta a autenticidade de uma NFT.

Mercado de NFT no futebol

Clubes de futebol no Brasil começaram a explorar o mercado de NFTs. Em parceria com a corretora de criptomoedas Binance, o Vasco colocou cinco obras digitais à venda em homenagem ao Dia da Consciência Negra, comemorado em 20 de novembro.

Já o Atlético vendeu o card do lateral-esquerdo Guilherme Arana por R$89 mil e leiloou por R$26 mil a arte da defesa de pênalti do goleiro Victor nas quartas de final da Copa Libertadores de 2013, contra o Tijuana, do México, no Independência.

Em outubro de 2021, o game de futebol Sorare fechou parceria com a LaLiga, primeira divisão da Espanha, criando novos fluxos de receita para os clubes do campeonato por meio de uma nova categoria de licenças.

Fora do mundo da bola

Fora do mundo da bola, imagens de internet se transformaram em NFTs e movimentaram grande quantia de dinheiro. O meme “Doge”, que mostra uma cadela da raça Shiba Inu com uma expressão de preocupação, foi arrematado por US$4 milhões (R$22 milhões) em junho de 2021.

Dois meses antes, a imagem da garota Zoe Roth sorrindo em frente a um incêndio controlado no ano de 2005, nos Estados Unidos, custou US$473 mil (mais de R$2,5 milhões) ao comprador.

Tags: finanças receita dinheiro negócios serieb interiormg futnacional