Cruzeiro

CRUZEIRO

Cruzeiro reestrutura departamento de análise e mercado; conheça novos nomes

Investimento em inteligência e dados é um dos objetivos da nova gestão, capitaneada por Ronaldo

postado em 13/01/2022 16:21

(Foto: Gustavo Aleixo/Cruzeiro)
Além das novidades em campo, o Cruzeiro promete, na gestão de Ronaldo, muitas surpresas fora das quatro linhas. Um dos departamentos que mais receberá investimentos no início do trabalho é o de análise de desempenho e mercado. Nos últimos dias, três profissionais foram contratados. Conheça cada um deles abaixo.

Cadu Furtado, ex-Flamengo


Cadu pediu demissão do Flamengo nesta semana para aceitar o convite do Cruzeiro. Além do rubro-negro, o analista, natural de Belém-PA, acumula passagens pelo Paysandu e pelas categorias de base do Goiás.

(Foto: Flamengo/Divulgação)
Formado em Educação Física pela Universidade do Estado do Pará, o profissional também tem especialização em futebol pela Universidade Gama Filho, de Brasília. Cadu integrará a área de desempenho, que já conta com Victor Flores, recém-promovido das categorias de base, e Matias Filippini, da comissão técnica de Paulo Pezzolano. 

Até o ano passado, o Cruzeiro também tinha André Batista entre seus analistas de desempenho. No segundo semestre de 2021, no entanto, o profissional aceitou convite da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) para se juntar à comissão técnica da Seleção Brasileira Feminina.

André Martins, ex-Chapecoense


Ex-coordenador de futebol e mercado da Chapecoense, André Martins, de 47 anos, tem um longo currículo no futebol. Ele começou a carreira como analista de mercado no Avaí, em 2012, e passou por Lille (2014-2016), Ponte Preta (2017), Figueirense (2017-2018) e Athletico-PR (2018-2020), antes de chegar ao time de Chapecó-SC.

(Foto: Márcio Cunha/Chapecoense)
Entre os 'achados' de Martins está o atacante Raphinha, hoje no Leeds United, da Inglaterra, e na Seleção Brasileira. O jogador, de 25 anos, chegou ao Avaí após uma indicação do hoje analista de mercado do Cruzeiro.

Na Toca da Raposa II, André trabalhará inicialmente com Antônio Almeida, analista de mercado que seguiu no Cruzeiro, e Marcos Menezes, que deixou o Athletico-PR. Brunno Nocce, que integrava o departamento até o ano passado, foi demitido e acertou com o Botafogo.

Marcos Menezes, ex-Athletico


O segundo analista de mercado contratado pelo Cruzeiro foi Marcos Menezes, que ocupou o mesmo posto no Athletico-PR entre maio e dezembro de 2021. Ele também reúne passagens por duas empresas de agenciamento de jogadores, além do Barra FC, de Balneário Camboriú-SC, da Ferroviária-SP e do Cuiabá.

(Foto: Divulgação/Barra FC)
Na Ferroviária, clube em que trabalhou entre abril de 2020 e fevereiro de 2021, Marcos conheceu Pedro Martins, novo executivo de futebol do Cruzeiro e principal responsável por sua contratação neste momento.

Marcos é formado em Educação Física pela Faculdade Cenecista de Osório, no Rio Grande do Sul, e em Saúde e Educação Física pela Universidade de Caxias do Sul (UCS).

Tags: serieb interiormg futnacional mercadobola