Cruzeiro

CRUZEIRO

Reforço e jovens: opções no ataque do Cruzeiro para a estreia no Mineiro

Técnico Paulo Pezzolano não contará com Marcelo Moreno, convocado à Seleção da Bolívia

postado em 14/01/2022 06:00 / atualizado em 14/01/2022 14:28

(Foto: Gustavo Aleixo/Cruzeiro)
Sem Marcelo Moreno, que perderá parte da pré-temporada e as duas primeiras partidas do Cruzeiro no Mineiro por estar a serviço da Seleção da Bolívia, o técnico Paulo Pezzolano terá de escolher entre um reforço e dois pratas da casa para o ataque no jogo contra a URT, às 17h de quarta-feira, 26 de janeiro, no Mineirão, pela rodada de estreia do estadual.

Maior artilheiro estrangeiro da Raposa, com 54 gols em 147 jogos, Moreno defenderá La Verde no amistoso contra Trinidad e Tobago, em 21 de janeiro, e em dois duelos das Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo de 2022: Venezuela, em 28/1, e Chile, em 1º de fevereiro. A Bolívia é a oitava colocada, com 15 pontos, e tem chances remotas de ir ao Mundial.



Em meio à ausência do camisa 9, artilheiro das Eliminatórias com nove gols em 13 partidas, Pezzolano tem três alternativas: Edu, recém-contratado ao Brusque por R$ 600 mil; Thiago, remanescente de 2021 e várias vezes titular na Série B sob o comando de Vanderlei Luxemburgo; e Vinícius Popó, recentemente emprestado a Sport e Goiás.

Quem larga na frente por um lugar na escalação é Edu, que se destacou em 2021 no Brusque, pelo qual foi artilheiro da Série B, com 17 gols em 33 jogos. Em ascensão, o jogador de 28 anos acumulou 108 gols em 200 partidas na carreira, vestindo também as camisas de São Gonçalo-RJ, Boavista-RJ, Portuguesa-RJ, Itaboraí-RJ, Nova Iguaçu-RJ e Atlético Tubarão-SC.

Edu sabe que a chance no Cruzeiro é a maior da vida, principalmente por até pouco tempo ter de complementar a renda mensal participando de torneios de futebol de várzea no interior de Minas Gerais. O aprendizado nas competições amadoras serve de incentivo para que o atleta conquiste seu espaço no clube celeste.

“Me ajudou muito financeiramente, pessoalmente, como ser humano e atleta. Só tenho gratidão àquelas pessoas que me fizeram chegar ali naquela oportunidade. Hoje estou chegando três anos depois ao maior clube de Minas Gerais e a um dos maiores clubes do Brasil”.

Se Edu já ultrapassou os cem gols na carreira, Thiago ainda não conseguiu completar duas mãos cheias. Desde que foi promovido ao elenco, em janeiro de 2020, o grandalhão de 1,88m fez 7 gols em 57 jogos. Apesar da média baixa, ele apresentou evolução em vários aspectos: domínio de bola, posicionamento, velocidade e agilidade.

O mercado se mostra atento ao desenvolvimento de Thiago e deve fazer investidas em breve. Recentemente, o camisa 18 recebeu ofertas de clubes do Japão, de Portugal, da Bulgária, da Eslováquia e da Ucrânia. Segundo a Rádio Itatiaia, o maior valor chegou a 2 milhões de euros (R$ 12,6 milhões) por 100% dos direitos econômicos pelo atleta de 20 anos.

Correndo por fora está Vinícius Popó, também de 20 anos, notório artilheiro da base do Cruzeiro, com 139 gols em 200 jogos. No time profissional, o atacante não conseguiu destaque nas oito vezes em que foi acionado e por isso acabou cedido a Sport e Goiás.

Popó jogou cinco vezes e marcou um gol por cada um dos clubes. No Goiás,desceu ao elenco sub-20, anotou 11 gols em 15 partidas no estadual e ajudou o time a levantar o troféu. O bom desempenho na base esmeraldina credencia o garoto a cavar o seu espaço no grupo cruzeirense em 2022.

Há muito tempo os torcedores azuis sentem falta de um “homem gol” no time. Em 2021, o volante Matheus Barbosa, que se transferiu para o Atlético-GO em julho, permaneceu na artilharia, com sete gols em 27 jogos. Já em 2020, Rafael Sobis, contratado no returno da Série B, contabilizou seis gols em 18 partidas.

Os números modestos não condizem com a história de Ronaldo, com acordo para ser dono de 90% das ações da Sociedade Anônima do Futebol. Considerando amistosos e jogos oficiais, o Fenômeno acumulou 487 gols de 1993 a 2011: Cruzeiro, 56; PSV Eindhoven, 75; Inter de Milão, 69; Real Madrid, 118; Milan, 10; Corinthians, 35; Seleção Brasileira, 67; Seleção Brasileira Olímpica, 6; e Seleção do Resto do Mundo, 2.

Tags: Cruzeiro destaque serieb Thiago interiormg futnacional Vinícius Popó Edu