Cruzeiro

CRUZEIRO

Nagib Simões renuncia ao cargo de presidente do Conselho do Cruzeiro

Na carta de renúncia, Nagib não detalha os motivos de sua saída, mas cita o momento tumultuado do Cruzeiro

postado em 01/04/2022 21:31 / atualizado em 01/04/2022 21:47

(Foto:  Igor Sales/Cruzeiro))

Eleito presidente do Conselho Deliberativo do Cruzeiro em 30 de novembro de 2020 para um mandato de três anos, Nagib Simões renunciou ao cargo nessa quinta-feira, 31 de março, em carta enviada ao presidente do clube, Sérgio Santos Rodrigues. O documento só veio à tona nesta sexta (1). A reportagem do Superesportes confirmou a informação com pessoas próximas ao então ocupante da presidência do Conselho. Até mesmo seus pares se surpreenderam.

(Foto: Reprodução)


Na carta de renúncia, Nagib não detalha os motivos de sua saída, mas cita o momento tumultuado do Cruzeiro.

"Assim, em virtude do conturbado momento do clube, após muita reflexão e por motivos de compromissos profissionais, concluo que esta é a melhor decisão para a instituição. RENUNCIO ao cargo de presidente do Conselho Deliberativo do Cruzeiro Esporte Clube", justificou Simões.

Ainda no documento, o ex-presidente do Conselho Deliberativo se mostrou favorável à operação de venda de 90% das ações da Sociedade Anônima do Futebol (SAF) do Cruzeiro ao ex-jogador Ronaldo. "Ressalto que sou a favor da Aprovação da compra do Cruzeiro através do Sr. Ronaldo Nazário".

Com a saída de Nagib, seu sucessor natural no cargo é Maurício Marques da Silva, vice-presidente. Os demais integrantes da Mesa Diretoria são Marcus Edmundo Lambertucci (1º secretário) e Evandro de Carvalho Vassali (2 º Secretário).

"Contrato lesivo"



"Entendemos que a negociação capitaneada pela XP (Investimentos) e com a anuência do presidente Sérgio Santos Rodrigues é, de um lado, extremamente lesiva e desproporcional ao Cruzeiro, e, de outro, excessivamente benéfica ao Ronaldo", dizia parte do documento, que ainda expôs detalhes da negociação.

Também foram signatários da carta, à época, membros da Comissão de Apoio para Constituição da Sociedade Anônima do Futebol Cruzeiro (Alvimar Perrella, Bruno Lourenço, Paulo Henrique Pentagna Guimarães, Aquiles Diniz, Alexandre Azevedo, Pedro Lourenço e Régis Campos).

Votação se aproxima



O Conselho Deliberativo votará na segunda-feira (4) pela aprovação ou não da proposta de Ronaldo. A Reunião Extraordinária será no Parque Esportivo do Barro Preto, na Região Centro-Sul de Belo Horizonte, a partir das 17h30. Os portões serão fechados às 18h30. 

Fenômeno espera que os conselheiros autorizem a transferência das Tocas da Raposa I e II para o patrimônio da SAF e aceitem que a associação passe por uma Recuperação Judicial ou Extrajudicial. Em contrapartida, Ronaldo assumiria a dívida tributária do clube, hoje na casa dos R$ 180 milhões.

Em reuniões do conselho não há diferenciação de peso dos votos entre beneméritos, natos, efetivos e suplentes. De acordo com o inciso VI do artigo 20 do Estatuto do Cruzeiro, os "imóveis somente (são) alienáveis em situação altamente vantajosa para o Cruzeiro Esporte Clube, mediante proposta aprovada por 9/10 (nove décimos) dos conselheiros".

Tags: cruzeiro ronaldo votação conselho renúncia renuncia saf nagib simões