Cruzeiro

CRUZEIRO

Cruzeiro não exercerá direito de compra de Chay, que retornará ao Botafogo

Raposa optou por não exercer o direito de compra do meio-campista de 32 anos, que fez apenas seis partidas com a camisa celeste nesta temporada

postado em 31/10/2022 19:15 / atualizado em 31/10/2022 19:25

(Foto: Gustavo Aleixo/Cruzeiro)
Contando os dias para o fim da Série B do Campeonato Brasileiro, o Cruzeiro segue definindo situações contratuais em relação ao elenco para a próxima temporada. E uma que já está certa é a do meio-campista Chay. A Raposa optou por não exercer o direito de compra do jogador de 32 anos, que retornará ao Botafogo em dezembro. 
 
Chay foi contratado junto ao clube carioca, em 27 de julho, com opção de compra dos direitos econômicos ao término do período de empréstimo. No entanto, as atuações do meia não corresponderam às expectativas do técnico Paulo Pezzolano, que não pretende seguir com o atleta no elenco para 2023. 
 
O armador não conseguiu se firmar na equipe celeste e foi pouco utilizado pelo treinador uruguaio na campanha do título da Série B. Ele fez apenas seis partidas, contribuiu com uma assistência e não marcou nenhum gol. 
 
Por muitas vezes, Chay ficou fora da lista de relacionados. Ele enfrentava as concorrências de Bruno Rodrigues e Daniel Júnior, no meio-campo; e Jajá e Stênio, abertos nas pontas. 
 
Chay está fora de combate desde o dia 26 de setembro, quando apresentou um quadro de tendinite no tornozelo direito. Desde então, foi ausência em sete partidas do Cruzeiro na Segunda Divisão. Ele ainda segue tratando da inflamação na região do pé na Toca da Raposa II, em Belo Horizonte. 
 
Após o encerramento da temporada estrelada, Chay retornará ao Botafogo, onde cumpre contrato até o final de 2024. 
 

Mais saídas

 
Emprestados pelo Athletico-PR, o zagueiro Zé Ivaldo e o atacante Jajá são outros dois jogadores em fim de contrato que não têm o futuro definido. Como ambos não estão com os direitos fixados, o clube mineiro precisa procurar o Furacão e negociar, caso queira permanecer com os atletas.
 
Embora tenha aumentado o orçamento para 2023, o clube celeste ainda não tem dinheiro para fazer grandes investimentos. Isso inviabilizaria a compra dos direitos econômicos dos dois jogadores, que são considerados caros para a realidade atual.
 
E, ao que tudo indica, eles não deverão permanecer no Cruzeiro. Aliado a isso, o Furacão entende que Zé Ivaldo e Jajá têm mercado e podem, inclusive, reforçar o elenco do próprio clube paranaense no ano que vem. 
 
Outros jogadores que dificilmente permanecerão na Raposa são os volantes Willian Oliveira e Pablo Silles, além dos atacantes Leonardo Pais e Luvannor. O zagueiro Wagner Leonardo e o centroavante Rodolfo retornarão a Santos e América, seus respectivos clubes.