Basquete

LIGA SUL-AMERICANA

Vivendo 'momento mágico', Didi comemora Franca na final da Liga Sul-Americana 2018

Equipe confirmou a vaga após vitória do Olímpia sobre o Quimsa

postado em 16/11/2018 13:54 / atualizado em 16/11/2018 13:56

Divulgação/FIBA
O Franca está na final da Liga Sul-Americana 2018. A equipe paulista perdeu a invencibilidade no campeonato após a derrota por 93 a 86 (55 a 40) para o Libertad Sunchales-ARG, na última quinta-feira, dia 15, mas garantiu a classificação em primeiro lugar no Grupo E depois que o Olímpia-PAR venceu o Quimsa-ARG, resultado que confirmou o time brasileiro na decisão da competição. Depois da conquista do Campeonato Paulista 2018 – a última vez tinha sido em 2007 -, o Franca volta à final do torneio internacional depois de 11 anos (foi vice-campeão em 2007 e 1998) e o jovem ala Didi, de apenas 19 anos, vem sendo um dos principais nomes do time comandado pelo técnico Helinho.

"Estou muito feliz pela classificação, alcançamos mais um objetivo que era chegar à final e vamos fazer de tudo para conquistar esse título. As coisas estão acontecendo muito rápido, tenho dado o meu máximo, treinado a mais, e a confiança que o Helinho e os meus companheiros passam para mim vem sendo fundamental", afirmou ele, campeão sul-americano sub-21 esse ano com a Seleção Brasileira.

Destacando-se desde o início desta temporada, Didi é um dos expoentes da nova geração do basquete brasileiro. "Estou vivendo um momento mágico, disputando campeonatos desse nível pelo clube, convocado para a Seleção Brasileira adulta… Agradeço a todos que me ajudam no dia a dia dentro e fora de quadra".

É a chance de uma conquista inédita para Franca. Em 2007, o time foi derrotado por 3 a 2 pelo Libertad Sunchales. Em 1998, o Atenas-ARG foi o campeão em 2 a 0. O adversário da final vai sair do Grupo F, que será disputado na semana que vem, no Rio de Janeiro, com Flamengo, Bauru, Minas e Instituto-ARG. Líder do NBB (87,5% de aproveitamento com sete vitórias em oito jogos), Didi aposta na força do conjunto e na postura da equipe para buscar o título. O campeão do torneio garante vaga na Liga das Américas de 2019.

"Nosso foco e determinação nos trouxeram até aqui. A união do nosso grupo, dentro e fora de quadra, com um lutando pelo outro, essa é a nossa maneira de jogar, é o espírito do time. Defender uma equipe tão tradicional, vestir a camisa de uma cidade que respira e apoia basquete como Franca, não tem preço. Nunca imaginei que pudesse viver isso um dia. Queremos muito esse título e, seja qual for o classificado, vai ser um adversário de altíssimo nível. Mantemos a nossa postura, com humildade e pés no chão, foi assim que chegamos até aqui, e vamos lutar com todas as nossas forças para conquistar esse título", disse o capixaba, em sua terceira temporada em Franca, com 15 pontos e 2,4 rebotes de média no NBB.

Tags: liga sul-americana basquete nbb