Basquete

LIGA SUL-AMERICANA

Dois brasileiros e um argentino: o difícil caminho do Minas para a final da Liga Sul-Americana de 2018

Segunda fase do torneio continental tem início nesta terça para os mineiros

postado em 19/11/2018 16:04 / atualizado em 20/11/2018 13:59

Victor Lira/Bauru; Divulgação/FIBA
O Minas dará uma pausa nos jogos do NBB (no qual é o sexto na fase classificatória) ao longo desta semana para se concentrar na segunda fase da Liga Sul-Americana (na primeira etapa, os mineiros seguiram por ser o melhor terceiro colocado). O time da Rua da Bahia está no Grupo F, junto dos compatriotas Flamengo e Bauru e do argentino Instituto. Os jogos serão realizados desta terça-feira a esta quinta-feira, todos no Rio de Janeiro, na Jeunesse Arena. O “campeão” da chave enfrentará o Franca, vencedor do Grupo E, a partir de 7 de dezembro, em melhor de três jogos. O Superesportes fez um raio-x dos adversários da equipe mineira na “semifinal” do campeonato.

Bauru

Victor Lira/Bauru
O primeiro adversário do Minas será o conhecido Bauru. Os times se enfrentam nesta terça-feira, às 19h30. As equipes já se enfrentaram duas vezes na atual temporada, e ambas tiveram triunfo do Dragão: 75 a 71, pela primeira fase da Liga Sul-Americana, e 81 a 68, pelo NBB.

Apesar do bom retrospecto contra o Minas nesta temporada, o Bauru vive uma fase de instabilidade. O tradicional clube, que ostenta dois títulos continentais (Liga das Américas em 2015 e Liga Sul-Americana em 2014) e dois nacionais (Campeonato Brasileiro em 2002 e NBB em 2016/2017), é apenas o 12ª na fase classificatório do NBB.

Além disso, o time comandado pelo técnico Demétrius Ferracciú não contará com os alas Alex Garcia e Gabriel Jaú, ambos em recuperação de lesão no joelho (eles ainda não atuaram nesta temporada). Outros jogadores como o ala-armador Larry Taylor, o ala-pivô Jefferson Willian e o armador Fúlvio, são dúvidas no Bauru para os jogos desta semana. A equipe se classificou para a semifinal ao ser o vice-líder do Grupo C, na primeira fase, com duas vitórias e uma derrota.

Flamengo

Divulgação/FIBA
O Flamengo, que sedia o Grupo F por ter melhor campanha na primeira fase, será o segundo adversário do Minas nesta semana. Os times se enfrentam nesta quarta-feira, às 19h15. O clube carioca é a equipe de maior investimento da chave e favorita para avançar à final.

A equipe, terceira colocada no NBB, tem em seu elenco peças de renome, como o pivô Anderson Varejão e o ala Marquinhos. Outras peças importantes no time são o armador argentino Franco Balbi, o ala Jhonatan, o ala-pivô Olivinha e o pivô Rafael Mineiro.

O grupo do técnico Gustavinho De Conti alcançou a semifinal depois de liderar o Grupo D, na primeira fase, com três vitórias. Além da força do elenco rubro-negro, o Flamengo terá o fator casa como diferencial para tentar confirmar o favoritismo.

Instituto*

Divulgação/FIBA
O Instituto é um clube argentino da cidade de Córdoba. Nos últimos anos, o modesto time evoluiu de maneira progressiva e este ano se tornou o time mais forte da cidade, que tem o poderoso Atenas como rival. La Gloria, como é conhecido, subiu para à Primeira Divisão do basquete argentino em 2015 e conseguiu manter a categoria na primeira temporada, classificar-se para os playoffs na segunda e conseguiu a classificação para a Liga Sul-Americana na temporada passada.

Nesta temporada, a equipe vive situação delicada. O time foi eliminado nas oitavas de final do Torneio Super 20, que antecede o Campeonato Argentino (Liga Nacional), para o modesto Comunicaciones, ao perder de 2 a 1 a série melhor de três jogos. Com isso, desde 9 de novembro, o Instituto se prepara para a segunda fase da Liga Sul-Americana.

Na primeira fase da Sul-Americana, o time foi o vice-líder do Grupo A, com duas vitórias e uma derrota. O elenco do técnico Facundo Müller tem peças importantes no elenco e até um ex-Minas. O time, liderado pelo ala-armador Leandro García Morales uruguaio, pelo ala Pablo Espinoza e pelo reserva imediato de García Morales, o ex-minas-tenista Luciano “Chuzito” González. Outro expoente do time é o pivô norte-americano Sam Clancy, capitão da equipe. Santiago Scala (armador) e Facundo Piñero (ala-pivô) completam o quinteto inicial. O time tentou a contratação do também norte-americano Tony Mitchell, ala-pivô ex-Detroit Pistons. No entanto, a negociação não foi concretizada por problemas legais.

* Com informações do jornalista Guillermo Panero
Transmissão: Na TV brasileira, os jogos serão exibidos ao vivo no canal por assinatura SporTV

Tags: liga sul-americana basquete nbb