Basquete

NBA

Lakers e LeBron querem título para Kobe Bryant: 'É disso que se trata'

Conquista será confirmada caso o Lakers bata o Miami Heat nesta sexta-feira

postado em 09/10/2020 10:08

(Foto: FREDERIC J. BROWN/AFP)


A imagem de LeBron James chorando ainda na pista do aeroporto de Los Angeles ao ser informado da morte de Kobe Bryant diz muito sobre o sentimento que o jogador tem entrado em quadra atrás do título da NBA nesta temporada. A conquista será confirmada com uma vitória nesta sexta-feira, quando o Los Angeles Lakers enfrentam o Miami Heat, no jogo 5 da melhor de sete da final, em Orlando - os Lakers lideram a série por 3 a 1.

A trágica morte do astro em 26 de janeiro deste ano, em um acidente de helicóptero ao lado da filha Gianna e outras sete pessoas, tem sido constantemente lembrada pelos jogadores da franquia da Califórnia, principalmente LeBron, em diversos momentos da campanha.

Antes dos jogos, por exemplo, o grito de incentivo é '1,2,3, Mamba', uma referência ao apelido "Black Mamba", alusão à perigosa cobra, uma das mais venenosas da África, que Kobe adotou para, mais tarde, criar a "Mamba Mentality".

Anthony Davis também gritou 'Kobe' após converter um arremesso decisivo no jogo 2 da série contra o Denver Nuggets, pela final da Conferência Oeste. "Ele acertou incontáveis arremessos como aquele para vencer partidas assim. Foi um momento especial para mim e para meus colegas", explicou.

Além disso, o time também atuou em diversas partidas desta temporada com o uniforme "Black Mamba", que foi desenhado pelo próprio Kobe anos antes da sua morte. A peça é preta e dourada. Existem detalhes para imitar as escamas da cobra.

Não à toa, os Lakers vão entrar em quadra mais uma vez com um uniforme especial para atender ao pedido dos jogadores. A camisa, que havia sido utilizado na vitória no jogo 2, não estava na programação inicial e vai substituir o tradicional roxo. O Miami Heat vai jogar de branco.

"É sempre especial representar alguém que significou tanto - não apenas para o jogo, mas obviamente para os Lakers por mais de 20 anos", afirmou LeBron, que era amigo de Kobe. "Para nós, queremos homenageá-lo em quadra, é disso que se trata. Estamos pensando na família Bryant, e eles estão conosco", completou.

Kobe atuou pelo Los Angeles Lakers por 20 temporadas. Foi sua única equipe na NBA. Ele conquistou cinco títulos (2000, 2001, 2002, 2009 e 2010), além de ter sido eleito uma vez MVP (Most Valuable Player) da temporada e duas vezes das finais. Ele encerrou sua carreira em 2012, com médias de 25 pontos, 5,2 rebotes e 4,7 assistências.

Tags: NBA LeBron James Kobe Bryant Lakers