Basquete

CRUZEIRO

Basquete do Cruzeiro muda de Montes Claros para Itatiaiuçu

Equipe de basquete do Cruzeiro terá o apoio da Prefeitura de Itatiaiuçu nesta nova fase do projeto

postado em 14/09/2022 13:39 / atualizado em 14/09/2022 13:55

(Foto: Reprodução/Instagram Cruzeiro Basquete)
Anunciado como novo projeto do Cruzeiro em abril de 2021, o time de basquete do clube mudou de sede. A equipe saiu de Montes Claros, cidade da Região Norte de Minas Gerais, para Itatiaiuçu, Região Central do estado.

A nova fase do projeto foi anunciada nessa terça-feira. A expectativa é que, com o movimento, a Raposa ingresse no basquete profissional de forma mais rápida, a partir da disputa do Campeonato Brasileiro - Segunda Divisão nacional.

O Cruzeiro terá o apoio da Prefeitura de Itatiaiuçu e deve mandar os jogos em um ginásio poliesportivo da cidade. Quando estava em Montes Claros, a equipe foi formada a partir de parceria de licenciamento com o Montes Claros Basketball, que seguirá de forma independente.

Diretor do basquete cruzeirense, Kaká Carone afirma que outra intenção é disputar a Liga de Desenvolvimento de Basquete (LDB), maior torneio de base do Brasil. “Nos próximos meses vamos apresentar as equipes sub-19, sub-22 e o adulto. A ideia é disputar o Brasileiro Adulto, competições sub-22, e o LDB, que é o torneio da Liga de Desenvolvimento de Basquete, que antecede o NBB".

O dirigente também diz que tem como meta disputar o NBB, principal torneio do país, a partir de 2023. "E nosso grande objetivo, se tudo acontecer como está no nosso planejamento, é representar Minas Gerais no Novo Basquete Brasil, entre as principais equipes do país, na temporada 2023/24”.

Cruzeiro Basquete


(Foto: Divulgação/Cruzeiro Basquete)
Na primeira fase do projeto, em Montes Claros, o Cruzeiro não conseguiu ingressar em torneios como o Brasileiro ou até torneios importantes das categorias de base, como a LDB. A última vez que a equipe cruzeirense entrou em quadra foi em 17 de outubro de 2021, na final dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs).

Desde então, o projeto estava em stand-by. Conforme apuração da reportagem, o processo da mudança do clube para Sociedade Anônima de Futebol (SAF) paralisou as atividades.

Outro ponto tido como importante para mudança, segundo fontes, é a proximidade à capital mineira, Belo Horizonte, onde estão a sede e a grande maioria dos torcedores do Cruzeiro. São 420 km de BH a Montes Claros, contra 74 km da capital para Itatiaiuçu.