LUIS SUÁREZ

Suárez pede desculpas a Chiellini por mordida, diz que se arrepende e promete não repetir ato

Jogador uruguaio divulgou nota em seu twitter e assumiu que errou

postado em 30/06/2014 14:17 / atualizado em 01/07/2014 14:20

Redação /Superesportes



Quatro dias depois de ser suspenso de atividades esportivas pela Fifa por quatro meses e nove jogos pela Seleção Uruguaia, além de ter sido multado em 100 mil francos suíços, o atacante Luis Suárez divulgou nota em seu Twitter na qual pede desculpas pela mordida dada no zagueiro italiano Chiellini na partida pelo Grupo D da Copa do Mundo. O jogador disse que refletiu sobre o episódio ao lado da família, se arrepende pelo ato e promete jamais repeti-lo em sua carreira.

Logo depois do pedido de desculpas, Chiellini respondeu a Suárez pelo Twitter e o perdoou. "Está tudo esquecido. Espero que Fifa reduza a sua suspensão".

Não se sabe se o pedido de desculpas de Suárez pode atenuar a punição imposta pela Fifa. A Asociación Uruguaya de Fútbol recorrerá da suspensão do atleta e tudo indica que usará o novo posicionamento do jogador na defesa.

Alvo da mordida, o italiano Chiellini chegou a criticar a Fifa pela dura suspensão dada a Suárez e a considerou “exagerada” e “alienante”.

O fato é que a decisão da Fifa se baseou, naquele momento, nas imagens, nos argumentos da AUF e de Suárez, de que não houve mordida, e também no histórico do atleta.

Em 2010, o atacante uruguaio, que defendia o Ajax, mordeu o ombro do holandês Otman Bakkal, então no PSV. Por causa do episódio, foi suspenso por sete jogos. Já em 2013, pegou dez jogos de gancho no Liverpool após mais um ataque com os dentes. Na ocasião, o alvo foi o sérvio Ivanovic, do Chelsea.

Racismo

As polêmicas acompanham a carreira do uruguaio, que também já se envolveu em um suposto caso de racismo. Em 2011, ele chamou o francês Evra de negro durante confronto pelo Campeonato Inglês. A alegação do uruguaio é que em nenhum momento usou a palavra no sentido pejorativo. Mesmo assim, foi punido com oito jogos de suspensão e multado em R$ 115 mil.

A seguir, a nota em português:

Minhas desculpas @chiellini

Depois de alguns dias em casa com minha família, tive a oportunidade de recuperar a calma e refletir sobre o que realmente aconteceu na partida Itália-Uruguai celebrada em 24 de junho de 2014.

Independentemente das polêmicas e das declarações contraditórias produzidas nos últimos dias, tudo isso sem querer interferir no bem-estar de minha seleção, o certo é que meu companheiro de profissão Giorgio Chiellini sofreu no lance que teve comigo os efeitos físicos de uma mordida (mordisco) por isso:

- Me arrependo profundamente;
- Peço perdão a Giorgio Chiellini e a toda a família do futebol;
- Me comprometo publicamente que nunca voltará a acontecer um incidente como esse com minha participação

Montevidéu, 30 de junho de 2014




Tags: Luis Suárez chiellini mordida suspensão fifa punido