Botafogo

SÉRIE A

Botafogo tenta manter embalo em reencontro de Alberto Valentim com o Palmeiras

Time paulista vem de dois resultados decepcionantes e tenta virar a página

postado em 16/04/2018 11:00 / atualizado em 16/04/2018 11:03

Botafogo/Divulgação
Depois de um início de ano tumultuado, o Botafogo se acertou nas últimas semanas e chega com muita confiança para a sua estreia no Campeonato Brasileiro, nesta segunda-feira, às 20 horas, no Engenhão, contra o Palmeiras.

E a mudança ocorreu após a chegada de Alberto Valentim, ex-treinador do próprio Palmeiras, clube onde permaneceu durante anos como assistente. Após o comandante assumir o novo posto, o Botafogo se acertou e conquistou o Campeonato Carioca, além de ter vencido o Audax Italiano, no Chile, pelo duelo de ida da primeira fase da Copa Sul-Americana.

Esse clima de confiança, aliás, é visível em boa parte do elenco. Autor de um dos gols contra o time chileno e um dos principais destaques do Botafogo na temporada, o atacante Brenner reconhece que vive o melhor momento da carreira.

"O (momento) atual é sempre o melhor. Vivi boa fase no Internacional, 8 gols em 4 jogos, uma fase excelente. Porém, aqui, o Kieza chegou, é normal, o time necessitava de mudança. Foi o momento que pude trabalhar minha forma física, quieto no meu canto, porque sabia que teria que mostrar serviço. Por acaso, o Kieza sentiu a contusão e eu estava preparado. O fruto desses gols não é por acaso, se deve ao trabalho feito por mim e pela comissão", contou.

Apesar da confiança, o Botafogo terá um importante desfalque para o duelo desta segunda-feira: o meia Renatinho, diagnosticado com uma lesão leve na coxa esquerda, sofrida no jogo contra o Audax Italiano. O lateral-esquerdo Moisés e o atacante Luiz Fernando também estão fora por contusão.

O Palmeiras tenta iniciar uma nova fase na temporada. A primeira rodada da competição nacional vem em momento importante para a equipe conseguir autoafirmação após a sofrida derrota na final do Campeonato Paulista, para o Corinthians, e o dolorido empate com o Boca Juniors, pela Copa Libertadores, com gol nos acréscimos.

O técnico Roger Machado usou os últimos dias para conversar bastante com os jogadores e alertá-los sobre a necessidade de esquecer os fracassos e parar de lamentar. O treinador considera fundamental ter bom início no Brasileirão. “Até a parada para a Copa serão 12 jogos. Muita coisa se decide nesses primeiros confrontos. Um bom aproveitamento antes da parada diz muito e fará diferença”.

Outra preocupação de Roger é evitar que o Palmeiras tropece em seu próprio favoritismo pelo elenco forte e boa condição financeira. No ano passado, a equipe fracassou por motivos como a pressão de ter de corresponder às expectativas pelo investimento nas contratações. Para 2018, a diretoria trouxe menos reforços e gastou menos dinheiro. Ainda assim, convive com a cobrança.

“A gente não abre mão de entender que realmente foi criado um grupo forte. O campeonato nem iniciou e é difícil apontar um favorito. Mas no papel, isso é uma coisa. O papel aceita tudo. A prática é outra coisa bem diferente”, afirmou Roger. O treinador não pretende mexer no time e deve escalar uma formação parecida à usada nas últimas duas partidas.

O jogo no Rio marca um reencontro. Agora no Botafogo, o técnico Alberto Valentim enfrenta o clube de onde saiu no fim do ano passado. Auxiliar técnico do Palmeiras em duas passagens, ele terminou 2017 como interino e deixou a equipe depois da contratação de Roger Machado.

Tags: palmeirassp botafogorj seriea nacional