Mais Esportes

FUTSAL

Personagens da história do futsal em Minas entram em quadra no Clube Recreativo Mineiro

Partida reunirá ex-jogador da Seleção Brasileira contra ex-jogadores da Seleção Mineira

postado em 07/07/2018 14:11

Auremar de Castro/EM/D.A Press
Parte da história do futebol de salão mineiro – antigo nome do futsal – estará em evidência na manhã deste domingo, a partir de 9h, no Ginásio do Cube Recreativo Mineiro, quando haverá uma partida amistosa reunindo ex-jogadores que serviram à Seleção Brasileira. Eles enfrentarão ex-atletas formados no clube. O jogo faz parte das comemorações de posse no novo presidente do clube, Roberto Arantes, o Beto Bom de Bola, que começou a carreira de jogador no clube. Ele atingiu o auge no time profissional do Atlético, campeão brasileiro de 1971.

O futebol de salão era um esporte novo no Brasil e, em Minas Gerais, um clube foi determinante para seu fortalecimento, o Viajantes, que é o time desse esporte que veio a ser o embrião do hoje Clube Recreativo Mineiro. Na primeira equipe, que ficou famosa, não só Beto, mas o goleiro Hervê, irmão de Telê Santana, e Spencer, que brilho no futebol de campo, primeiro no Cruzeiro, depois no Atlético e no America (também foi campeão brasileiro de 71). Outros jogadores e destaque nessa equipe eram Piau, Roosevelt, Zé Antônio e Dinho, irmão de Beto.

A ideia de reunir destaque do antigamente chamado de “esporte da bola pesada” surgiu de amigos do novo presidente. E, dessa forma, dos mineiros que vestiram a camisa da Seleção Brasileira, três integrantes do time que conquistou o primeiro título mundial: Paulinho Bonfim, Walmir e Jackson, que foi o autor do gol da conquista, na vitória por 1 a 0 contra o Paraguai, em São Paulo. Os três, aliás, eram jogadores do Olympico.

Ao lado deles estarão os goleiros Heltinho, Digo, campeão mundial em 98 e bicampeão brasileiro, com o Atlético, e Cláudio Magalhães, que começou jogando no Colégio Arnaldo. Os beques serão Ronaldo e Piu, que eram companheiros de Digo nas conquistas do Galo. Os alas Alessandro e Larinha. Os pivôs, Leonardo Mesquita e Marcelo Nunes.

Pelo lado dos jogadores formados no Recreativo estarão os goleiros Careca, Felipe Chagas e André Araújo, o Boca, os beques Walfrido, Claudinho Proença e Toledo; os alas Pedro Dantas e Betinho, e o pivô Cristiano Colepícolo. Além deles, jogadores que se destacaram no futebol de campo, mas que iniciaram a carreira no Recreativo, Ruy Cabeção e Tucho, ambos eram alas.

Tags: Futsal