Mais Esportes

PARAPAN DE LIMA

Tênis de mesa brasileiro encerra Jogos Parapan-Americanos de Lima com 24 pódios

Mesatenistas do Brasil faturaram nove ouros na disputa no Peru

postado em 27/08/2019 20:01

<i>(Foto: Ale Cabral/CPB)</i>
As disputas do tênis de mesa nos Jogos Parapan-Americanos chegaram ao fim nesta terça-feira, com as finais por equipes. A delegação brasileira confirmou o favoritismo em quatro dos cinco embates pelo ouro, na arena Polideportiva 3, na Videna (Vila Deportiva Nacional).

Até o momento, o Brasil acumula 46 ouros, 41 pratas e 41 bronzes, totalizando 128 conquistas em quatro dias de Parapan. O tênis de mesa foi o responsável por 24 medalhas (nove ouros).

As decisões da equipe masculina das classes 6-8 foram eletrizantes. O paulista Paulo Salmin e o cearense Francisco Melo fizeram um duelo duro contra os americanos Ian Seddenfeld e Marco Makkar, em que saíram-se vitoriosos por 3 sets a 2 (11/5, 11/7, 7/11, 7/11 e 11/4), após 42 minutos. Na sequência, Salmin bateu Seddenfeld por 3 a 0 para assegurar seu segundo ouro em Lima.

“Deu tudo certo, 100% de aproveitamento, fecha a participação do tênis de mesa com ótimos resultados, voltaremos para casa muito felizes”, comentou Salmin.

A equipe feminina das classes 2-5 contou com a paulista Joyce Oliveira, a mineira Marliane Santos e a goiana Thais Fraga. Elas derrotaram as mexicanas Maria Sigala e Martha Verdin. A dupla formada por Joyce e Marliane disputou a primeira partida do dia e venceu por 3 sets a 1. No segundo confronto, Joyce aplicou 3 a 0 em Maria Sigala em apenas 15 minutos para garantir o ouro.

A final do masculino das classes 9-10 foi disputada contra os chilenos Manuel Echaveguren e Gustavo Castro. O Brasil contou com os paulistas Carlos Carbinatti, Cláudio Massad e Diego Moreira. Nas duplas, Diego e Carlos reverteram uma desvantagem de 2 sets a 1 no placar e venceram por 3 a 2 (6/11, 11/6, 11/13, 12/10 e 11/8), em 49 minutos. Em seguida, Carbinatti passou por Echaveguren com tranquilidade por 3 a 0.

O jogo com mais equilíbrio foi na decisão das classes 1-2 masculino. O goiano Iranildo Espíndola, o amazonense Guilherme Costa e o brasiliense Aloísio Júnior precisaram de três confrontos para chegar ao primeiro lugar do pódio. Os adversários eram os chilenos Vicente Leiva e Luís Flores.

Nas duplas, Iranildo e Guilhereme não tiveram problemas para fazer 3 sets a 0 nos rivais. Aloísio caiu no confronto individual contra Flores pelo mesmo placar. O triunfo só foi confirmado no quarto confronto, quando Guilherme precisou de 15 minutos para superar Leiva em três sets.

A única equipe brasileira que saiu derrotada nesta despedida do tênis de mesa do Parapan de Lima foi na classe 3-5. O cearense David Freitas e os paranaenses Welder Knaf e Ezequiel Babes foram superados por Maximiliano Rodríguez e Cristian González, do Chile, em confrontos que terminaram em 3 sets a 2, tanto nas duplas, em que o Brasil contou com David e Welder, como no simples, quando David amargou a virada de González.

Tags: tênis de mesa Jogos Parapan-Americanos de Lima mesatenistas ouros pódios