Flamengo

FLAMENGO

Flamengo cai no Mundial: relembre outros cinco vexames do clube

Relembre ocasiões em que o time rubro-negro não conseguiu colocar o favoritismo em prática e acabou sendo eliminado de competições importantes

postado em 08/02/2023 20:00 / atualizado em 08/02/2023 20:35

(Foto: Khaled DESOUKI/AFP)

O Flamengo decepcionou sua torcida ao perder a semifinal do Mundial de Clubes para o Al-Hilal, nessa terça-feira (7), no Marrocos. O clube árabe não se intimidou com a tradição dos brasileiros e venceu por 3 a 2, dois gols de Al-Dawsari (ambos de pênalti) e um de Luciano Vietto. Pedro balançou a rede duas vezes para o time rubro-negro.


Relembre outros cinco vexames do Flamengo




Copa do Brasil 2004


A torcida do Flamengo estava com a festa preparada, já que a partida de ida da final da Copa do Brasil de 2004, contra o Santo André, terminou empatada por 2 a 2, na casa do adversário. Porém, o clube do interior de São Paulo não se assustou com o Maracanã lotado e venceu o jogo de volta por 2 a 0, gols de Sandro Gaúcho e Élvis. A façanha foi eternizada no livro “Eles calaram o Maracanã”, de autoria do jornalista Vladimir Bianchini.

Copa Libertadores 2008


O Flamengo fez 4 a 2 sobre o América do México, no Estádio Azteca, no primeiro duelo das oitavas de final da Copa Libertadores de 2008. Como o gol marcado na condição visitante era critério de desempate, o time rubro-negro podia até perder o jogo de volta, no Rio de Janeiro, por placares como 2 a 0 ou 3 a 1. Só que o América comandou as ações no Maracanã no segundo jogo. Cabañas, duas vezes, e Esqueda balançaram a rede para os mexicanos, que venceram por 3 a 0 e avançaram às quartas de final.

Copa Sul-Americana 2011


A Universidad de Chile viveu seu momento mais glorioso no cenário internacional ao vencer a Copa Sul-Americana de 2011. No caminho até o troféu, não tomou conhecimento do Flamengo no estádio do Engenhão, no Rio, e aplicou 4 a 0 nas oitavas de final - gols de Vargas (2), Lorenzetti e Rojas. O segundo duelo, em Santiago, também terminou com triunfo da 'La U', mas com um diferença mais modesta: 1 a 0.

Copa do Brasil 2014


“É Flamengaço! Classificadaço!”. Os termos foram usados pelo narrador Luiz Penido, da Rádio Globo, quando o Flamengo abriu 1 a 0 sobre o Atlético, no Mineirão, pelo jogo de volta da semifinal da Copa do Brasil de 2014 - gol de Everton, aos 34 minutos do primeiro tempo. O time carioca havia vencido na ida por 2 a 0, no Maracanã. Só que o Galo não desistiu. Empatou ainda na etapa inicial, aos 42, com o atacante Carlos. No segundo tempo, fez mais três gols - Maicosuel, Dátolo e Luan -, ganhou por 4 a 1 e avançou à decisão, na qual viria a superar o arquirrival Cruzeiro. E Luiz Penido? Não escapou de virar meme nas redes sociais após "cantar vitória" antes da hora.

Copa Sul-Americana 2016


Cinco anos depois de ser humilhado pela Universidad de Chile, o Flamengo sucumbiu diante de outro clube do país sul-americano, o Palestino, também nas oitavas de final da Copa Sul-Americana. O rubro-negro até começou bem o confronto ao vencer na ida por 1 a 0, gol de Emerson Sheik, aos 34 minutos da etapa final. No segundo jogo, em Vitória, no Espírito Santo, Cereceda e Valencia colocaram o Palestino em vantagem: 2 a 0. Alan Patrick diminuiu para 2 a 1, mas o Fla não teve forças para alcançar o empate que lhe daria a classificação às quartas.