Fluminense

COPA SUL-AMERICANA

Fluminense encara altitude, desgaste e Nacional de Potosí na Copa Sul-Americana

Tricolor Carioca venceu bolivianos, na partida de ida, por 3 a 0

postado em 10/05/2018 10:00 / atualizado em 10/05/2018 10:27

Lucas Merçon/FFC
O Fluminense entra em campo nesta quinta-feira, às 21h45 (de Brasília), para medir forças com o Nacional de Potosí no Estádio Víctor Agustín Ugarte, em Potosí, na Bolívia, em choque válido pela rodada de volta da primeira fase da Copa Sul-Americana. O Tricolor terá mais do que o rival pela frente. Soma-se a isso uma desumana altitude, superior a 4.200 metros, e a crise política vivido pelo país vizinho, que fechou aeroportos e transformou a viagem em uma desgastante aventura.

Menos mal para os tricolores que eles ganharam na ida por 3 a 0 e agora podem perder por dois gols de diferença que vão se classificar. Ao Nacional de Potosí resta devolver o 3 a 0 e forçar a disputa de pênaltis ou golear por quatro ou mais gols de vantagem para avançar diretamente, uma vez que os tentos anotados como visitante valem para critério de desempate. O técnico Abel Braga fez questão de montar uma logística para superar os efeitos da altitude. O fato de chegar ao local no dia do jogo é uma estratégia para amenizar os efeitos, porém, não é nenhuma garantia de sucesso. Recentemente o Vasco, após vencer por 4 a 0 o Jorge Wilstermann na ida, foi goleado pelo mesmo marcador na altitude boliviana e só não foi eliminado de forma precoce na Libertadores por ter vencido a disputa de pênaltis.

"É algo que preocupa muito e isso que aconteceu com o Vasco está vivo na nossa memória. Vamos precisar ter força ofensiva, nos defender muito bem e reduzir os espaços para cruzamrntos e chutes de fora da área. O triunfo no jogo de ida nos dá uma tranquilidade para sentir o jogo, mas está longe de ter nos garantido a classificação, pois existem fatores atípicos envolvidos neste cenário", analisou Abel Braga.

Os jogadores se mostram preocupados com o jogo apesar da larga vantagem obtida na ida.

"Não vai ser fácil ir a campo depois disso tudo, de uma desgastante viagem e da altitude. Mas estamos preparados para uma luta muito intensa e para voltarmos ao Brasil com a classificação assegurada", disse o volante Jadson.

O Fluminense terá duas mudanças em relação ao jogo de domingo. O zagueiro Gum e o lateral-esquerdo Ayrton Lucas, preservados diante do Vitória por conta de incômodo muscular, retornam, respectivamente, nas vagas de Nathan e Marlon.

Pelo lado do Nacional, a estratégia é impor um ritmo forte no começo do jogo, explorando a provável dificuldade que o Fluminense vai encontrar de lidar com a altitude.

"Nós vamos pressionar desde os primeiros minutos. Diria que o início, os primeiros quinze minutos podem ser determinantes, pois poderemos pressionar e acuar o rival em um quarto de seu campo. Não podemos deixar o Fluminense respirar para largarmos em vantagem, pensando sempre em fazer um gol de cada vez", disse o treinador do Nacional, Edgardo Malvestiti.

Para este compromisso o treinador do Nacional não quis antecipar a escalação. Mas Edgardo Malvestiti, em relação ao primeiro jogo, não terá mais o atacante brasileiro Thiago Santos, punido após agredí-lo em um jogo do Campeonato Boliviano. O jogador ficou insatisfeito ao ser substituído e partiu para cima do comandante. Ele alegou que era perseguido pelo treinador, mas acabou afastado.

FICHA TÉCNICA
NACIONAL DE POTOSÍ-BOL X FLUMINENSE

Local: Estádio Víctor Agustín Ugarte, em Potosí (Bolívia)
Data: 10 de maio de 2018 (Quinta-feira)
Horário: 21h45(de Brasília)
Árbitro: Estebán Ostojich (Uruguai)
Assistentes: Nicolás Taran (Uruguai) e Gabriel Popovits (Uruguai)

NACIONAL: Jorge Ruth, Saúl Torres, Víctor Galaín e Jennry Alaca; Jorge Flores, Wilder Salazar, Edson Pérez, Aldo Paniagua e Luis Torrico; Aldo Velasco e Harold Reina
Técnico: Edgardo Malvestiti

FLUMINENSE: Júlio César, Renato Chaves, Gum e Frazan; Gilberto, Richard, Jadson, Junior Sornoza e Ayrton Lucas; Marcos Junior e Pedro
Técnico: Abel Braga

Tags: Nacional de Potosí fluminenserj copasulamericana