Grêmio

CAMPEONATO BRASILEIRO

Grêmio vira para cima do Ceará na Arena e encosta nos líderes do Brasileiro

Tricolor passou apuros com o Vozão, mas se impôs diante da torcida

postado em 23/09/2018 13:00 / atualizado em 23/09/2018 13:14

Lucas Uebel/Grêmio
O Grêmio definitivamente está de volta à briga pelo título brasileiro. Neste domingo, a equipe de Renato Gaúcho virou para cima do Ceará após ficar duas vezes atrás do placar e garantiu a vitória para mais de 38 mil torcedores na Arena, em partida válida pela 26ª rodada da competição. Os gols gremistas foram marcados por Geromel, Thonny Anderson e Luan, enquanto os visitantes balançaram as redes com Arthur e Luiz Otávio.

Com o resultado, o Grêmio engata a segunda vitória seguida e chega aos 47 pontos, diminuindo a diferença em relação ao líder São Paulo para apenas quatro pontos. Agora, o Imortal seca o rival o Internacional, que enfrenta o Corinthians, para que a distância para a ponta siga a mesma. O Ceará, por sua vez, estaciona nos 27 pontos e segue provisoriamente na 17ª colocação, podendo cair ainda mais posições na zona de rebaixamento com o decorrer da rodada.

Na rodada seguinte, o Grêmio vai ao Rio de Janeiro, onde enfrenta o Fluminense no próximo sábado, às 16 horas (de Brasília), no Engenhão. Já o Ceará recebe a Chapecoense um dia depois, no Casteão, às 19 horas (de Brasília), em confronto direto na briga contra o descenso.

Primeiro tempo intenso e com quatro gols

A intensidade de ambos os lados foi a tônica do primeiro tempo. Dono da posse, o Grêmio trocava passes de maneira objetiva e assustava o goleiro Éverson constantemente. O Ceará não ficou atrás e chegava com perigo nos contra-ataques. Diante desse cenário, a partida teve o placar inaugurado logo aos 12 minutos, quando Juninho Quixadá cruzou e o zagueiro Luiz Otávio apareceu para marcar de coxa, colocando os visitantes em vantagem.

O Imortal usou da mesma arma para dar o troco, a bola aérea. Após cobrança de escanteio de Luan, Geromel subiu mais alto que a defesa e cabeceou no canto direito do arqueiro para empatar. Porém, o Vozão não se abateu e retomou o controle do placar na sequência. Em contragolpe, Arthur encontrou Juninho Quixadá, que finalizou para Grohe espalmar. No rebote, o centroavante negociado ao Palmeiras apenas escorou para o gol aberto.

Aproveitando o bom momento, o Ceará teve a chance de marcar o terceiro. Participativo, Juninho Quixadá recebeu na entrada de área e tentou acionar Arthur. A bola, contudo, passou tanto pelo atacante quanto pela defesa e foi caprichosamente na trave.

Sem dar chance para o torcedor presente na Arena sequer piscar, a equipe de Renato Gaúcho se lançou ao ataque para buscar o resultado novamente. Depois de desperdiçar boas chances através de Everton e Cícero, os anfitriões chegaram ao empate com o jovem Thonny Anderson. Léo Moura recebeu na ponta direita e cruzou na medida para o atacante de 20 anos cabecear no contrapé de Éverson.

Grêmio pressiona e vira na Arena

Como era de se esperar, após um primeiro tempo de muita intensidade, as equipes sentiram o desgaste físico e a segunda etapa perdeu em emoção. Visando estabilizar o sistema defensivo, Lisca montou o meio-campo com cinco jogadores na volta do intervalo. A mudança surtiu efeito e o rival não conseguia penetrar na área, como fazia no período inicial.

Com isso, restou ao Grêmio arriscar de fora da área. Pedro Geromel, que se aventurava no ataque, arrematou de média distância e obrigou Éverson a espalmar para escanteio. Na cobrança, a sobra ficou para o próprio zagueiro chutar de dentro da área e, após desvio na zaga, Samuel Xavier salvou em cima da linha.

A postura mais recuada do Ceará fez com que os donos da casa instaurassem uma blitz em busca da virada, e ela veio com Luan. Minutos depois de entrar na partida, Pepê sofreu falta na entrada de área. O camisa 7 gremista cobrou com perfeição para marcar seu primeiro gol no Campeonato Brasileiro e colocar o time gaúcho em vantagem pela primeira vez no jogo.

Querendo ao menos empatar depois de ficar duas vezes em superioridade no placar, os comandados de Lisca se lançaram ao ataque, mas os mandantes souberam se defender e ainda tiveram a chance de fazer o quarto com Everton, que parou em grande defesa de Éverson.

FICHA TÉCNICA
GRÊMIO 3×2 CEARÁ

Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre-RS
Data: 23 de Setembro, domingo
Horário: 11 horas (de Brasília)
Árbitro: Dewson Fernando Freitas da Silva (Fifa-PA)
Assistentes: Helcio Araújo Neves (PA) e Luís Diego Nascimento Lopes (PA)
Cartões amarelos: Ramiro, Geromel e Luan (Grêmio). Tiago Alves (Ceará)

Gols:
Grêmio: Geromel aos 20 minutos do 1º T, Thonny Anderson aos 43 do 1°T e Luan aos 23 do 2ºT.
Ceará: Luiz Otávio aos 12 minutos do 1º T e Arthur aos 26 do 1ºT.

Grêmio: Marcelo Grohe, Léo Moura, Geromel, Kannemann e Cortez, Maicon (Kaio), Cícero, Ramiro (Pepê) e Thonny Anderson (Thaciano), Everton e Luan
Técnico: Renato Gaúcho

Ceará: Éverson; Samuel Xavier, Luiz Otávio, Tiago Alves e Felipe Jonatan; Edinho (Robinho), Richardson e Juninho Quixadá (Felipe Azevedo);  Calyson, Leandro Carvalho (Pedro Ken) e Arthur
Técnico: Lisca

Tags: Renato Gaúcho Campeoanto Brasileiro seriea lisca gremiors cearace