Palmeiras

SÉRIE A

Palmeiras visita o Bahia, em Salvador, e inicia série de quatro jogos fora de casa

Time paulista ainda joga, nos próximos dias, pela Copa do Brasil e pela Libertadores

postado em 16/09/2018 09:03 / atualizado em 16/09/2018 09:05

Cesar Greco/Palmeiras
O Palmeiras inicia nesta domingo, em Salvador, uma sequência de quatro jogos fora de casa, na condição de visitante, embora isso não signifique um problema para o elenco, a não ser pelo desgaste com deslocamentos. Contra o Bahia, às 16 horas, pelo Campeonato Brasileiro, o time confia no retrospecto do ano em terreno rival (71% de aproveitamento) e em uma possível novidade no ataque para continuar nas primeiras posições.

Nos próximos dias, o Palmeiras mal vai parar em São Paulo. Depois de enfrentar o Bahia, o elenco viaja ao Chile para compromisso pela Copa Libertadores contra o Colo-Colo, quinta-feira. Na sequência, fará partidas no Recife, com o Sport, pelo Brasileiro, e em Belo Horizonte, diante do Cruzeiro, pela Copa do Brasil - jogo de volta que vale vaga na final. Só no dia 30 a equipe volta a atuar como mandante, também contra o Cruzeiro, mas pelo Brasileirão.

Atuar fora de casa não chega a assustar o time, ao contrário. Neste ano, o Palmeiras tem jogado melhor como visitante. Já como mandante, o aproveitamento cai dos 71% para 66%. E nos 12 jogos desta atual passagem de Luiz Felipe Scolari, as duas derrotas (Cerro Porteño e Cruzeiro) foram em pleno Allianz Parque.

A sequência de viagens vai obrigar o elenco a rodar as opções em campo. A tendência é a formação contra o Bahia ser parecida à usada o domingo passado, contra o Corinthians. "Pelo elenco que temos, não é fácil, mas temos qualidade para lutar pelas três competições (Libertadores, Copa do Brasil e Brasileiro). Lutaremos até o fim. Algumas são mata-mata e faremos de tudo para poder passar. São alguns meses para a gente focar totalmente", disse o meia Lucas Lima.

O problema para o técnico é definir o ataque. Com Deyverson suspenso pelo terceiro cartão amarelo e Borja possivelmente preservado para a partida da Libertadores, Felipão perdeu opções. O provável é que faça aposta em Papagaio, de 19 anos, que tem agradado nos treinos e vem sendo chamado pelo treinador para ficar no banco em algumas partidas.

"Tem de entrar com força total, porque teremos muitas viagens, desgaste e podemos ter até lesões. Mas o nosso elenco está pronto para brigar pelas três competições", explicou Lucas Lima, um dos possíveis titulares em Salvador.

Rasgando elogios ao adversário, o técnico Enderson Moreira optou por não revelar o esquema tático que o Bahia vai utilizar contra o Palmeiras. Ele despista sobre as possibilidade usar três volantes, três meias ou três atacantes. Em seu discurso, ele fez questão de "embaralhar" todas as cartas que tem nas mãos. "A questão de três volantes, podemos usar em determinados jogos. Estou avaliando atuar com três meias ou atacantes.São possibilidades. O Palmeiras não vai ficar atrás se defendendo. A equipe vai argumentar o jogo, criar situações. A gente precisa estar equilibrado em campo", alertou Enderson, que passou a semana preocupado em contornar as baixas.

O time baiano conta com dúvidas e baixas. O zagueiro Tiago reclama de dores na coxa direita, mas seguirá como dúvida, até momentos antes do jogo. Mas Douglas Grolli está recuperado e surge como principal opção. Everson é outra alternativa. 

Algumas baixas são certas, como as dos meias Vinícius, que está suspenso, e Allione, que não poderá enfrentar o Palmeiras por questões contratuais. Marco Antônio e Élber devem entrar nas respectivas vagas. 

Como perdeu na última rodada para o São Paulo, por 1 a 0, o Bahia precisa pontuar para não correr riscos no futuro. Afinal, soma 28 pontos e continua com a preocupação de se distanciar da zona de rebaixamento. É, inclusive, o time que mais perdeu no returno: quatro vezes.

Tags: palmeiras brasileirão futebol palmeirassp bahiaba seriea nacional