Palmeiras

SÉRIE A

Perto do título, Palmeiras tenta igualar recorde de invencibilidade no Brasileiro

Time paulista recebe o Fluminense e tenta se aproximar ainda mais da taça

postado em 14/11/2018 10:18 / atualizado em 14/11/2018 10:21

Palmeiras conseguiu um efeito suspensivo para ter o técnico Luiz Felipe Scolari no banco
Os passos finais em busca do título do Campeonato Brasileiro podem trazer hoje para o Palmeiras um feito importante para a campanha. O líder da competição recebe o Fluminense, no Allianz Parque, às 21h45, com a possibilidade de igualar o recorde de maior invencibilidade do campeonato na era dos pontos corridos.

Se não perder para a equipe carioca, o Palmeiras chegará à 19.ª partida seguida sem derrota no Brasileiro. O mesmo número foi obtido pelo Corinthians no ano passado. O curioso é que a série alviverde começou no primeiro turno logo depois de uma derrota para o próprio Fluminense. O resultado negativo no Rio no final do mês de julho causou a demissão do então técnico Roger Machado e a vinda de Luiz Felipe Scolari.

O longo tempo sem perder partidas pelo Brasileiro faz o elenco até esquecer para quem foi o resultado. O atacante Willian, por exemplo, confessou nesta terça-feira na entrevista coletiva estar com dificuldade para se lembrar quem havia sido o último algoz. "Por tudo o que nós construímos e almejamos, é bom viver esse momento. Estamos preparados e felizes", afirmou.

Ganhar do Fluminense vai fazer o Palmeiras completar "um turno" inteiro invicto. Além disso, o time, caso vença, conseguirá tirar pontos de todos os outros times da competição. Além disso, vai aumentar a expectativa pelos jogos de quinta-feira.

Se Inter e Flamengo não vencerem pelas duas próximas rodadas, bastará ao time alviverde derrotar o tricolor carioca e o Paraná, no domingo, em Londrina, para ficar com o título antecipado.

A proximidade da conquista já mexe com o elenco. Temas como contas para o título e projeções de pontos polarizam as conversas dos jogadores. "É normal esse tipo de pensamento e discussão entre os atletas. É muito mais prazeroso fazer isso do que fazer conta pra sair da zona de rebaixamento, com todo o respeito", afirmou Willian.

O Palmeiras conseguiu nesta terça-feira um efeito suspensivo para que o técnico Luiz Felipe Scolari possa comandar o time no jogo. Punido na segunda-feira com uma partida de suspensão pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) por críticas à arbitragem realizadas após vitória sobre o Ceará, mês passado, no Pacaembu, o treinador está liberado para dirigir o time contra o Fluminense.

Com a cabeça na Copa Sul-Americana, competição em que briga para chegar à final, o Fluminense breca a ansiedade e se concentra no Brasileiro. Com desfalques importantes na defesa, o time carioca desafia o líder Palmeiras. Na competição nacional, a equipe tricolor praticamente não aspira mais nada. Na décima posição, soma 41 pontos e precisa de duas vitórias para se confirmar matematicamente na Série A. No entanto, tem uma motivação extra. O Flu, curiosamente, foi a última equipe que venceu o Palmeiras na competição. Na ocasião, o time carioca bateu o rival paulista no Maracanã por 1 a 0, resultado que culminou com a demissão de Roger Machado do comando palmeirense.

Assim, o foco principal do time carioca se tornou o título da Copa Sul-Americana. A decisão da vaga à grande final será no dia 28 deste mês. Como perdeu o primeiro duelo por 2 a 0 para o Atlético Paranaense, o time carioca precisa de uma vitória por três gols para avançar à final. 

Enquanto a decisão da competição continental não chega, o time do técnico Marcelo Oliveira tem problemas na zaga para o duelo com o líder do Brasileirão em que busca triunfar após três jogos sem vitória. 

O capitão Gum está com um edema na panturrilha esquerda, o lateral-direito Gilberto segue afastado, Léo, seu substituto, tem um edema na coxa direita e Ibañez sentiu um desconforto muscular no treino da terça-feira e também não viajou à capital paulista.

Dessa maneira, Paulo Ricardo e Igor Julião, que foram titulares contra o Sport, devem seguir no time para ocupar as vagas de Gum e Léo. Para o lugar de Ibañez, Marcelo Oliveira tem a opção de colocar Frazan, ou abrir mão do esquema com três zagueiros e projetar a entrada de um meia ou um atacante. Sornoza, por outro lado, volta ao time depois de cumprir suspensão contra o Sport pelo terceiro cartão amarelo.

Provável titular, Igor Julião celebrou a oportunidade que apareceu a ele. "Jamais imaginaria terminar o ano assim, até pela forma que cheguei aqui. Não passava pela minha cabeça. Trabalhei para que se a oportunidade aparecesse, eu pudesse cumpri-la. Às vezes, parece que a ficha ainda não caiu", disse o lateral.

Tags: palmeirassp seriea nacional fluminenserj