Santos

SÉRIE A

Santos repete time, mas conta com Bruno Henrique no banco; Bahia busca reabilitação

Partida abre a segunda rodada do Campeonato Brasileiro

postado em 21/04/2018 09:50 / atualizado em 21/04/2018 09:58

Ivan Storti
O Santos entra em campo neste sábado, às 16 horas, para enfrentar o Bahia, na Arena Fonte Nova, em Salvador, no seu segundo compromisso no Campeonato Brasileiro, apostando no entrosamento para ampliar o seu bom momento, mas também contando com uma "nova" arma que pode ser acionada do seu banco de reservas: o atacante Bruno Henrique.

Após realizar diversos testes e utilizar 33 jogadores nos 20 primeiros compromissos em 2018, o técnico Jair Ventura indicou ter encontrado o time-base do Santos para a sequência da temporada, aquele escalado na estreia no Brasileirão no último sábado, quando a equipe superou o Ceará por 2 a 0 no estádio do Pacaembu, em São Paulo.

A formação vai ser repetida diante do Bahia, um fato até agora raro na passagem de Jair Ventura pelo Santos. Afinal, antes do compromisso em Salvador, o técnico só havia repetido a escalação entre um jogo e outro uma vez nos duelos contra o Botafogo, de Ribeirão Preto (SP), pelas quartas de final do Campeonato Paulista.

E aquela escalação é exatamente a que vai atuar neste sábado, em uma confirmação de ser mesmo a favorita de Jair Ventura com Vanderlei no gol, Daniel Guedes e Dodô nas laterais, David Braz e Lucas Veríssimo na zaga, o meio de campo formado por Alison, Léo Cittadini e Jean Mota e o trio ofensivo composto por Rodrygo, Gabriel e Eduardo Sasha.

Essa escalação deu ao Santos ao triunfo sobre o Ceará, naquela que foi a terceira vitória consecutiva do time na temporada, sequência que só foi alcançada em uma outra oportunidade diante de São Caetano, São Paulo e Santo André. Agora, na atual sequência, os outros triunfos foram sobre Palmeiras e Estudiantes, sendo que uma quarta vitória seria algo inédito em 2018.

E essa nova série foi assegurada em um momento de maior folga para o Santos, que tem disputado um jogo por semana neste momento da temporada, algo também provocado pela queda nas semifinais do Paulistão. Com mais tempo para treinos, Jair Ventura tem apontado evolução técnica do time dentro de campo. "Quando os treinadores tem tempo para trabalhar os resultados aparecem em campo, mas sei que isso é uma utopia", afirmou.

Só que esse cenário de maior tempo para treinos chegará ao final agora, tanto que nesta terça-feira o time já tem novo compromisso pela Copa Libertadores, diante do Estudiantes, no estádio da Vila Belmiro, em Santos. E os jogos do Brasileirão serão intercalados com compromissos do torneio continental e também da Copa do Brasil.

"Todas as vezes que tivemos a semana cheia para trabalhar fomos bem nos jogos. O Jair tem passado tudo sobre o Bahia e logo após vamos pensar no Estudiantes. Creio que vai dar tudo certo”, disse o atacante Rodrygo.

Neste momento de retomada do apertado calendário, o Santos ganhou um trunfo. Desfalque desde a rodada inicial do Paulistão, quando sofreu lesões no olho direito, Bruno Henrique recebeu o aval dos médicos do clube para voltar a atuar e foi relacionado para o duelo contra o Bahia.

O atacante ficará como opção no banco de reservas e deverá receber chance durante duelo contra um adversário de ótima memória para ele. Afinal, foi contra o Bahia que ele marcou todos os gols da vitória por 3 a 0 no Brasileirão de 2017, em julho, no estádio do Pacaembu.

Agora, então, diante do Bahia, retorna ao time como opção para Jair Ventura e em busca do ritmo para retomar o alto nível de atuação apresentado em 2017 para ajudar o Santos a emplacar a inédita quarta vitória consecutiva na temporada e começar a recuperar o espaço que era dele até se lesionar.

Após ser derrotado por 2 a 0 para o Internacional, fora de casa, na estreia do Brasileirão, o Bahia busca a reabilitação. A equipe baiana terá a volta do zagueiro Lucas Fonseca a fim de tentar os primeiros pontos na competição. Preservado nas estreias da Copa Sul-Americana e do Campeonato Brasileiro, Lucas Fonseca deve entrar na vaga de Douglas Grolli para formar a dupla de zaga titular com Tiago.

Por outro lado, o técnico Guto Ferreira não terá à disposição o atacante Kayke, com dores no tornozelo, e o zagueiro Jackson, que voltou a treinar nesta semana pela primeira vez desde que passou por cirurgia no joelho, e está em fase de transição para poder voltar a jogar. Sua última partida foi em maio de 2017.

O goleiro Rafael Santos, os laterais João Pedro e João Pedro Ribeiro e o volante Luís Fernando não serão titulares, mas estão de volta à lista de relacionados. Além da volta de Lucas Fonseca, o Bahia tem como trunfo o apoio de seu torcedor para vencer pela primeira vez na competição nacional.

“Quando jogamos em casa, jogamos com o nosso torcedor e ele faz a diferença. É por aí que nós temos que pensar e fazer valer o mando de campo. A equipe do Santos é competitiva, vem num bom momento. Temos que superar tudo isso. Independentemente da estreia, que não foi muito boa, a gente até ali estava vivendo um bom momento. E é só recuperar esse momento”, afirmou o treinador.

BAHIA X SANTOS


BAHIA
Douglas, Nino Paraíba, Tiago, Lucas Fonseca e Léo; Gregore e Elton; Zé Rafael, Vinícius e Marco Antônio; Edigar Junio.
Técnico: Guto Ferreira


SANTOS
Vanderlei, Daniel Guedes, Lucas Veríssimo, David Braz e Dodô; Alison, Léo Cittadini e Jean Mota; Eduardo Sasha, Rodrygo e Gabigol
Técnico: Jair Ventura


Horário:
16h (de Brasília)
Árbitro: Claudio Francisco Lima e Silva (SE)
Assistentes: Cleriston Clay Barreto Rios e Ailton Farias da Silva (SE)

Tags: bahiaba santossp seriea nacional