Santos

SÉRIE A

Sem Sánchez, Santos encara o Paraná e tenta mostrar que não depende do uruguaio

Jogador ainda não perdeu nenhuma partida com a camisa do Peixe

postado em 09/09/2018 10:46 / atualizado em 09/09/2018 10:48

Ivan Storti/Santos FC
Sem o uruguaio Carlos Sánchez, que se recupera de lesão muscular, o Santos tentará provar que não existe uma dependência do uruguaio, que ainda não perdeu com a camisa do clube - contando apenas os resultados dentro de campo -, no confronto com o Paraná, às 19 horas deste domingo, no Durival de Britto, pelo Campeonato Brasileiro.

Desde que estreou como jogador do Santos, Sánchez esteve presente em quatro empates e três vitórias, em partidas por Copa Libertadores e Brasileirão. O jogo de ida pelas oitavas de final da competição continental, que terminou em empate por 0 a 0 com o Independiente, da Argentina, foi revertido para uma derrota por 3 a 0 por causa da escalação irregular do uruguaio.

Sánchez só não foi a campo em três partidas desde que estreou. O Santos jogou sem o meio-campista no duelo de volta pelas quartas de final da Copa do Brasil, porque ele não foi inscrito à tempo na competição, mas mesmo assim a equipe treinada por Cuca venceu o Cruzeiro por 2 a 1, apesar de eliminação sofrida nos pênaltis. Já no Brasileirão, ficou fora da derrota para o Atlético por 3 a 1, fora de casa, e do empate por 0 a 0 com o Grêmio, como mandante.

Na última quinta-feira, Jean Mota foi o substituto de Sánchez, mas nem o meia nem o time conseguiram manter o padrão de atuação visto com o uruguaio em campo. O jogador não voltou para disputar o segundo tempo, mas as alternativas de deslocar Victor Ferraz para o meio de campo e lançar o costa-riquenho Bryan Ruiz também não surtiram efeito, apesar de um empate ter aumentado a invencibilidade santista para sete partidas.

Além de Sánchez, Lucas Veríssimo deve ser desfalque mais uma vez, já que o zagueiro ainda sente dores no músculo posterior da coxa. Luiz Felipe voltou a ser relacionado contra o Grêmio, mas a tendência é que Robson Bambu seja mantido no time titular. Jean Mota e Eduardo Sasha, substituídos durante a última partida, podem perder lugar. O recém-contratado Felippe Cardoso ainda não tem condição de estrear e Léo Cittadini não atua desde que rejeitou oferta de renovação de contrato, que tem fim em dezembro.

Sem vencer há nove jogos e com problemas de relacionamento nos bastidores, o Paraná tem uma missão difícil contra o embalado Santos. Com o longo jejum, o Paraná está na lanterna, com 16 pontos, a oito de distância do Vasco, primeiro time fora da zona da degola, com 24. Na última rodada empatou por 1 a 1 com a Chapecoense, também ameaçada pelo risco de descenso. 

Após o jogo, o Paraná teve um episódio polêmico nos bastidores. Em um áudio vazado, o lateral-esquerdo Igor fez críticas ao trabalho do executivo de futebol Rodrigo Pastana e ainda disse que o elenco estava com duas folhas de salário atrasadas. 

Em coletiva na manhã de sexta-feira, ele se desculpou pelas palavras e desmentiu a questão salarial. "No áudio eu falo, mas estava de cabeça quente, mas não tem nada. Resolvemos isso internamente",afirmou de forma incoerente. 

Mas, por coincidência, Pastana foi o alvo principal de protesto da torcida e pode até sair do cargo caso o time não comece a reagir. Na tentativa de evitar um mal-estar ainda maior, a diretoria não puniu Igor, que inclusive será titular neste jogo. 

De qualquer maneira, o técnico Claudinei Oliveira terá outros problemas para definir a escalação. O zagueiro Cleber Reis está lesionado, mas não poderia jogar mesmo se não estivesse. Isso porque ele pertence ao Santos e um acordo entre os clubes que não permite a sua utilização. Além disso, o meia Leandro Vilela vai cumprir suspensão e o atacante Silvinho segue em recuperação no departamento médico. 

Com as baixas, Jhonny Lucas e Torito González brigam por uma vaga no meio de campo e Rayan substituirá Cleber. Outra mudança na defesa pode ser a entrada de Jesiel no lugar de Renê Santos, que é dúvida e será reavaliado pelo departamento médico. Nadson e Carlos devem jogar no ataque ao lado de Rafael Grampola.

PARANÁ X SANTOS

PARANÁ
Richard; Junior, Rayan, René Santos (Jesiel) e Igor; Wesley Dias (Jhonny Lucas), Alex Santana, Caio Henrique e Nadson (Maicosuel); Carlos (Deivid) e Rafael Grampola
Técnico: Claudinei Oliveira


SANTOS
Vanderlei, Victor Ferraz, Robson Bambu, Gustavo Henrique e Dodô; Alison, Diego Pituca e Daniel Guedes (Jean Mota); Eduardo Sasha, Rodrygo (Derlis González) e Gabigol
Técnico: Cuca

Local: Estádio Durival Britto e Silva, em Curitiba (PR)
Data: 09 de setembro de 2018, domingo
Horário: 19 horas (de Brasília)
Árbitro: Dewson Fernando Freitas da Silva (Fifa-PA)
Assistentes: Cleriston Clay Barreto Rios (SE) e Heronildo S. Freitas da Silva (PA)

Tags: Santos FC brasileirão futebol santossp seriea nacional paranapr