São Paulo

SÃO PAULO

Aguirre aumenta lista dos técnicos que não superaram os 50 jogos pelo São Paulo

Desde saída de Muricy, nenhum técnico completou 50 partidas pelo clube

postado em 13/11/2018 07:00 / atualizado em 13/11/2018 10:40

Rubens Chiri/São Paulo

A demissão do técnico Diego Aguirre, no domingo, está longe de ser uma surpresa no São Paulo. Desde a saída de Muricy Ramalho, em abril de 2015, ninguém conseguiu durar 50 jogos no comando da equipe. Aguirre poderia ter chegado a 48, se o trabalho não tivesse sido encerrado a cinco rodadas do fim do Campeonato Brasileiro.

Mudanças de planos, de filosofia e, principalmente, ausência de títulos explicam por que o clube se tornou uma verdadeira máquina de triturar "professores". Em pouco mais de três anos, foram sete efetivos (sem contar interinos, como Milton Cruz, Pintado e o próprio André Jardine, que assumirá o posto até o fim do ano): Juan Carlos Osorio, Doriva, Edgardo Bauza, Ricardo Gomes, Rogério Ceni, Dorival Júnior e Aguirre.

"Você busca o ideal, que é um trabalho com continuidade", disse nesta segunda-feira Raí, diretor executivo de futebol, ao explicar que a ideia inicial em relação a Aguirre era de um casamento mais duradouro. "Pelo rendimento nas últimas dez rodadas, a gente sentiu que o trabalho não teve uma reação", emendou.

Depois de liderar o Brasileirão, o time caiu de rendimento, o que pesou para a mudança de planos da diretoria e a repetição da rotina de trocar de técnico.

O mais "longevo" pós-Muricy, o argentino Bauza, ficou 48 partidas no cargo. Deixou o Morumbi seduzido pelo convite para treinar a seleção argentina, em agosto de 2016. Foi pela proposta de uma seleção, mas a mexicana, que o colombiano Osorio também resolveu ir embora, em outubro de 2015, após 26 jogos como técnico são-paulino.

Mas nos dois casos acima, principalmente no de Osorio, não foi somente uma ambição profissional individual que encurtou o relacionamento com o clube. Considerado um modelo de gestão extracampo até o período do tricampeonato brasileiro (2006 a 2008), o São Paulo passou a conviver com instabilidade política, que afetou diretamente o futebol.

Pegando ainda o exemplo de Osorio, ele saiu depois de ver o então presidente da época, Carlos Miguel Aidar, brigar (literalmente) com seu vice, Ataíde Gil Guerreiro. Ainda conviveu com um problema familiar a muitos que o sucederiam: seguidos desmanches de elenco no meio da temporada, já que a venda de atletas se tornou uma das principais fontes de recursos do clube, mas que estragavam todo um planejamento prévio.

COERÊNCIA? - Curioso é que em meio a essa lista de treinadores de curta duração, há todo tipo de perfil: o clube já apostou nos estrangeiros (Osorio, Bauza e Aguirre), nos novatos (Doriva), em medalhões (Ricardo Gomes), num ídolo indiscutível (Ceni). O que mostra também a falta de foco da gestão atual, do presidente Leco, responsável pela maioria das contratações.

No fim das contas, o jejum de títulos - a Copa Sul-Americana de 2012 foi o único nos últimos dez anos - é o que parece determinar os rumos do clube. "Qualquer pergunta sobre comando em 2019 é algo que a gente vai discutir internamente e não vamos emitir opinião nesse momento", disse Raí, que não descartou efetivar Jardine, caso ele vá bem. Mas se não for...

Tags: seriea