Vasco

COPA DO BRASIL

Vasco vence em Natal, elimina o América e avança às oitavas de final da Copa do Brasil

Time carioca faz 3 a 2 na Arena das Dunas e se classifica para próxima fase

postado em 23/07/2015 00:25 / atualizado em 23/07/2015 00:31

Divulgação/Vasco
O Vasco garantiu a classificação para as oitavas de final, da Copa do Brasil, ao derrotar o América-RN, por 3 a 2. A partida foi disputada na noite desta quarta-feira, na Arena das Dunas, em Natal, e premiou o melhor desempenho da equipe carioca, durante a maior parte do jogo.

O Vasco saiu na frente com dois gols de Riascos, mas permitiu a reação do time potiguar que chegou a empatar com gols de Cascata e Adriano Pardal. Quando a torcida americana esperava a virada, o goleiro Busatto, em noite infeliz, falhou e permitiu que Rafael Silva anotasse o gol da vitória da equipe de São Januário.

O resultado fez justiça ao time dirigido por Celso Roth, que soube se aproveitar da vantagem construída no jogo de ida, quando venceu por 3 a 1, para determinar o ritmo que lhe interessava. O América lutou muito durante os 90 minutos, mas acabou superado por uma equipe de maior qualidade técnica.

O jogo


Mesmo com vantagem, o Vasco começou a partida no ataque e logo aos dois minutos, após cruzamento na área, Thalles ajeitou, de cabeça, e Riascos chutou com perigo. No minuto seguinte foi a vez do volante Guiñazu aparecer na área e concluir com perigo. A bola passou perto da trave esquerda do goleiro Busatto.

Assustado com a pressão inicial do time carioca, o América demorou a se organizar dentro de campo. A equipe potiguar não conseguia superar a marcação do Vasco que, escalado com três volantes, dificultava a troca de passes do time da casa. O jogo caiu de ritmo, principalmente porque as duas equipes passaram a abusar das faltas para interromper as jogadas do adversário.

Aos 13 minutos, o Vasco voltou a ameaçar em cabeçada perigosa de Thalles, após levantamento de Jhon Cley. A bola tirou tinta da trave direita de Busatto. De tanto pressionar, o Vasco acabou marcando o primeiro gol, aos 20 minutos, em jogada que começou e terminou com Riascos. O colombiano lançou Madson que cruzou para Thalles, Maguinho evitou a conclusão, mas o rebote caiu nos pés de Riascos que bateu forte e colocou nas redes de Busatto.

Depois de sofrer o gol, o América decidiu partir para o ataque e criou sua primeira chance aos 26 minutos, quando o zagueiro Rodrigo falhou de forma bisonha e Max quase aproveita, mas o goleiro Jordi foi mais esperto e ficou com a bola. O Vasco continuava melhor em campo e quase ampliou aos 31 minutos, em cabeçada do zagueiro Aislan, após cobrança de escanteio.

A chuva caiu forte na Arena das Dunas, mas não esfriou o Vasco que continuou pressionando. Aos 36 minutos, Jhon Cley fez boa jogada individual e arriscou, da intermediária, mas a bola saiu. Um minuto depois, a equipe da casa concluiu, pela primeira vez, com perigo. O meia Álvaro mandou a bomba que raspou a trave esquerda defendida por Jordi.

Aos 45 minutos, o Vasco ampliou em falha conjunta da defesa potiguar. Cleber tentou recuar, de cabeça, para Busatto e a bola acabou com Riascos que driblou Flávio e tocou para as redes. Antes do encerramento do primeiro tempo, o América quase marcou. Cascata bateu escanteio rasteiro e quase surpreendeu Jordi, mas o goleiro conseguiu impedir que a bola entrasse.

Vaga garantida

Logo aos dois minutos do segundo tempo, o América descontou. O goleiro Jordi cometeu pênalti sobre Adriano Pardal e Cascata bateu forte, sem dar qualquer chance de defesa ao goleiro cruz-maltino.

O Vasco tentou partir para o ataque e mostrar que não sentiu o gol americano. E quase marcou o terceiro, aos seis minutos, em chute de Christianno que desviou na zaga e quase enganou o goleiro Busatto. Aos seis minutos, o América marcou o gol do empate. Maguinho cruzou para a área, a defesa carioca afastou mal e Adriano Pardal entrou para colocar a bola nas redes. O empate fez a torcida americana se animar e a empurrar sua equipe para a reação.

O time do Vasco, assustado, tentava segurar o ritmo do jogo, para baixar a pressão do adversário. Aos 16 minutos, quase que o América virou o jogo. Após cruzamento de Adriano Pardal, o goleiro Jordi saiu mal e Maguinho, com o gol vazio, não conseguiu aproveitar a grande oportunidade. Preocupado com a pressão do time da casa, o técnico Celso Roth modificou a equipe, colocando Julio Cesar e Rafael Silva nas vagas de Christianno e Riascos. As alterações fizeram o Vasco subir de produção.

Aos 24 minutos, Serginho quase marcou ao chutar forte, após boa jogada individual. E aos 30 minutos, a equipe carioca desempatou, em nova falha do goleiro Busatto. O goleiro saiu para cortar um chutão de Aislan, perdeu o tempo de bola e permitiu que Rafael Silva, livre, tocasse para as redes.

O terceiro gol fez a torcida americana desanimar e abandonar o estádio. Com a vaga garantida, o Vasco se preocupou apenas em tocar a bola para evitar o desgaste e garantir o resultado.

AMÉRICA-RN 2 X 3 VASCO

AMÉRICA
Busatto, Maguinho, Flávio, Cleber e Rafael; Judson, Zé Antonio, Cascata (Mateus Leandro) e Álvaro (Bruno Farias); Adriano Pardal (Reis) e Max
Técnico: Roberto Fernandes

VASCO
Jordi, Madson, Rodrigo, Aislan e Christianno (Julio Cesar); Anderson Salles, Pablo Guiñazu, Serginho e Jhon Cley ; Thalles (Emanuel Biancucchi)e Riascos (Rafael Silva)
Técnico: Celso Roth

Local: Arena das Dunas, em Natal (RN)
Data: 22 de julho de 2015, quarta-feira
Árbitro: Luis Teixeira Rocha (RS)
Assistentes: Alessandro Rocha de Matos (RS) e Clóvis Amaral da Silva (PE)
Cartão Amarelo: Flávio, Cascata, Adriano Pardal, Zé Antonio (América); Aislan (Vasco)
Público: 15.020 pagantes
Gols: Riascos, aos 20 e 45 minutos do primeiro tempo; Cascata, aos dois minutos e Adriano Pardal aos seis; Rafael Silva, 30 minutos do segundo tempo

Tags: vasco americarn copadobrasil